Vinopoly

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Como se faz uma rolha de cortiça?

falamos, brincamos e polemizamos bastante a respeito da rolha de cortiça: em breve será um luxo reservado para poucas e caras garrafas. A oferta de cortiça não satisfaz a demanda da indústria vinícola e os preços sobem. As melhores rolhas, de 4/5 cm de comprimento e sem defeitos custam na Europa já mais que umas garrafas de vinho barato, mas garantem duração medível em décadas. Para todas as outras o destino está decidido: depois de 10 anos a rolha estraga, com tendência a se esfarelar com o uso do saca-rolha, ou então tem poros demais e conseqüentemente pouca resistência ao oxigênio.
Portugal produz 60% da produção mundial, seguido de Espanha e Itália. Pequenas parcelas procedem de Marrocos, Argélia e Tunísia.

O problema, vocês já o conhecem: uma vez plantada a planta, é preciso esperar cerca de 25 anos para uma cortiça de boa qualidade. De fato, os sobreiros começam a produzir depois de 15/20 anos, mas a primeira cortiça (chamada de cortiça macho) que vem retirada é de péssima qualidade: ela volta a crescer depois de 9/12 anos, chegando a 5 cm de espessura, sem as irregularidades e defeitos do primeiro ciclo. Nesta altura a cortiça fêmea está pronta para ser cortada, operação que é efetuada manualmente, para evitar danos para a arvore.

Depois da devida introdução, vamos ao nosso know-how: como são feitas as rolhas de cortiça?


O ano de vida da planta é marcado no tronco, de modo que cada árvore não seja cortada na hora errada.


A fase do corte é a mais delicada. É retirado somente o felogênio, deixando intactos os extratos sucessivos para não prejudicar o recrescimento. A operação é feita rigorosamente à mão e golpes de machado.


 Assim aparecem as cascas logo depois de serem cortadas. Em geral, as empresas maiores as guardam logo em um ambiente protegido para evitar a contaminação indesejada.


As cortiças passam em um fervedor, que, simultaneamente, as desinfeta, as limpa e as torna mais elásticas.


 Depois da ebulição, as cascas, são prensadas, esticadas e submetidas a uma primeira seleção. As sobras da produção serão usadas para as rolhas técnicas: feitas de lascas de serragem coladas e prensadas.


 É a hora da perfuração, a fase crucial: há que escolher as melhores partes da cortiça para "extrair" as rolhas.


A primeira seleção é feita com um leitor óptico. Um jato de ar vai dividir as rolhas conforme qualidade e medidas.


A segunda e final seleção é feita manualmente. As rolhas feitas de um único pedaço de cortiça são divididas por tamanho (altura), porosidade e eventuais pequenas lesões. Cada fabricante pode ter até cinco variedades diferentes no catálogo de uma rolha mono-peça variando de um custo mínimo de 0,20 centavos a 1,50 centavos de dólar por garrafas.


Credit: Wineanorak

17 comentários:

  1. Mario, post excelente - completo, informativo e interessantissimo ! Obrigado !

    ResponderExcluir
  2. Nivaldo,
    Eu que agradeço você pela visita e pelo seu comentário.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Excelente post, pra variar.
    Parabens e abs

    ResponderExcluir
  4. Lamento mas este artigo tem algumas informações incorrectas, nomeadamente:
    - "Para todas as outras o destino está decidido: depois de 10 anos a rolha estraga" - isto não é verdade. Um exemplo disto é a garrafa de champagne com mais de 200 anos encontrada no mar Báltico (http://estado.com.br/noticias/internacional,champanhe-de-200-anos-e-encontrada-no-mar-baltico,582580,0.htm) "Ekstrom disse que os mergulhadores ficaram radiantes quando sacaram a rolha, depois de trazer a garrafa de uma profundidade de 60 metros. "O gosto era fantástico. Era um champanhe bem doce, com sabor de tabaco e carvalho."

    - A primeira cortiça não se chama cortiça macho, mas sim cortiça virgem.

    - A segunda cortiça chama-se cortiça amadia.

    - As duas primeiras tiradas (cortiça virgem e cortiça amadia) não têm a qualidade pretendida para a produção de rolhas de cortiça, mas podem ser utilizadas para outro tipo de materiais, como é o caso dos pavimentos.

    - A árvore nunca é cortada. A 'casca' do sobreiro é retirada de forma a nunca danificar a árvore.

    Para além disso, toda a cortiça é utilizada - se não for para rolhas, pode ser para outro produto, desde pavimentos a mobiliário e até sapatos. Até o pó de cortiça é utilizado para gerar energia.
    Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  5. Leigo Vinho, vc é sempre gentil demais...
    Muito obrigado, um grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Caro FG,

    Primeiramente agradeço pela sua visita e pelo seu acréscimo. A afirmação sobre a duração de 10 anos, era referente a rolhas de qualidade inferior (e obviamente, por linhas gerais). Inclusive eu mesmo já tinha falado no ano passado da descoberta do Mar Báltico (http://mondovinho.blogspot.com/2010/07/o-vinho-mais-antigo-do-mundo-uma.html).

    Sobre o “sexo” da cortiça, realmente fiquei com a dúvida, pois traduzi do termo que eu conhecia em italiano, mas não antes de ter verificado no Google: prove a digitar “cortiça macho” e verá que sites mais técnicos e cultos que o meu modesto blog, usam a mesma definição...

    Quanto ao resto que você mencionou, também já tinha falado: clique no marcador “Rolhas” para ver todas as matérias que publiquei a favor da cortiça, está tudo ali.

    Mas, obrigado mesmo, fico feliz e orgulhoso de ter leitores tão competentes, é uma honra!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Mário parabéns!!! este blog é campeão!!!

    Abs e saúde

    ResponderExcluir
  8. Silvestre, muito obrigado! Vindo do maior blogueiro de vinhos do Brasil, os elogios valem em dobro!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. tá excelente, mas queria aber que ferramentas ou utensilios sao usados.
    Obrigao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinceramente não sei lhe responder, este é já um assunto técnico demais para o propósito deste blog.
      Obrigado pela leitura e pelo seu comentário.

      Excluir
    2. Porque não tentam fazer a rolha das fibra do coco apos secas e prensadas ?

      Excluir
  10. olá! amigos do mundo do vinho, eu gostaria de saber quais e os contatos de fábricas e fornecedores de cortiças aqui no brasil obrigado!

    ResponderExcluir
  11. olá! amigos do mundo do vinho, eu gostaria de saber quais e os contatos de fábricas e fornecedores de cortiças aqui no brasil obrigado!

    ResponderExcluir
  12. Fiquei mais entusiasmado, foi um primeiro passo excelente. ^^

    ResponderExcluir
  13. Valeu as vossas informações. Só apreciava as rolhas de cortiça em garrafas sem saber a sua origem. Aprendi mais alguma coisa.
    Curiosidade: Observei que, as rolhas fabricadas são cilíndricas, mas depois de sacá-las de garrafas,têm os seus extremos internos dilatados o que dificulta a sua reposição. A que se deve?
    Agradeço a vossa informação...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alberto, primeiramente obrigado pelo seu comentário.
      As rolhas tem uma característica elasticidade. O diâmetro das rolhas antes que entrem na garrafa é maior que o do gargalo da mesma, para poder vedar totalmente e evitar a saída de liquido; elas conseguem ser colocadas só graças a maquinas, e uma vez extraídas elas tentam retomar naturalmente o tamanho inicial (mas conseguem só parcialmente), por isso as dilatações.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...