Vinopoly

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Clássico alentejano

Este é um outro clássico por aqui. Já vimos o vinho de entrada e também o novo projeto no Douro da Herdade do Esporão, vamos agora para a linha Reserva desta famosa vinícola alentejana.
Sendo frequentemente considerado como um dos melhores vinhos portugueses, o Esporão Reserva Tinto é uma referência do Alentejo e, apesar de não ser o vinho top da vinícola (existe a linha Private Selection acima) é o seu vinho mais representativo, colecionador de prêmios internacionais, verdadeiro carro chefe da casa.

Corte de Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet, maturado por 1 ano em carvalho (americano e francês), mais 1 ano em garrafa.

Nariz sedutor de fruta silvestre, baunilha e café. No paladar a fruta é de novo evidente, com adição de notas tostadas e balsâmicas. Bastante rico e complexo, de bom volume, com taninos redondos, bela acidez e um bom final.

Enfim, a fama não é injustificada.

P.S. o rótulo é confeccionado a cada ano por um artista plástico diferente

Voto gringo: 7 ½

Vinho: Esporão Reserva
Safra: 2008
Produtor: Herdade de Esporão
País: Portugal
Região: Alentejo
Uvas: Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet
Teor Alcoólico: 14.5%
Importadora: Qualimpor
Custo médio: R$ 75,00

4 comentários:

  1. Mario, não sou um grande conhecedor dos vinhos portugueses - mas, para o meu nível de conhecimento, o Esporão Reserva é um dos melhores. Fica maravilhoso acompanhando um belo bacalhau com muito azeite, batatas, cebolas e azeitonas.

    Abraços !

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, meu amigo Nivaldo.
    Valeu pelas dicas de harmonização!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Meu caro, permita-me a correcção: o rótulo não é confeccionado cada ano por um artista plástico diferente. O design do rótulo é sempre o mesmo, o que muda é a inserção de uma imagem de um artista diferente. Pode ser lido mais neste meu post: http://imagemdovinho.blogspot.com/2011/07/joana-vasconcelos-esporao-design-e.html

    Obrigado e parabéns pela sua prosa.

    ResponderExcluir
  4. António,
    Obrigado pela correção. Então, se eu entendi bem, quer dizer que os desenhos não são feitos especialmente para o rótulo, mas são obras já existentes, é isso?
    Obrigado pela visita e parabéns pelo seu blog (já estou seguindo).
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...