Vinopoly

domingo, 12 de junho de 2011

Villa Antinori: você do qual lado está?

Uma coisa que devo começar a cuidar quando sugiro, indico ou coloco vinhos em degustação: o meu gosto não necessariamente corresponde ao gosto dos demais.
Isso tem a ver com a sensibilidade do paladar de qualquer um (e a respeito, o amigo e colega bloguerio Ulf  Karlholm colocou este belo post no seu blog BioVinho - by the way, segundo o teste eu sou “sensitive”), mas tem a ver também com os vinhos que se costumam tomar. Por exemplo, eu, que cresci (e continuo) tomando basicamente vinhos do velho mundo tenho uma percepção e conseqüente avaliação diferente de quem costuma beber, digamos, malbecs argentinos e cabernets chilenos. Veja bem, não estou entrando no mérito da discussão vinho bom/ruim, mas de estilos de vinho. Aqui não vou afirmar que vinho italiano é melhor que vinho argentino (mesmo sendo, hehehe), mas que percebo que muitas pessoas que não estão acostumadas ao estilo velhomundista acabam não gostando de vinhos que, a meu ver, seriam bem interessantes.
Veja o exemplo seguinte:

Recentemente, compartilhando uma mesa mista de amigos e conhecidos apreciadores de vinho, tomamos um rótulo que eu sugeri pela sua relação preço/qualidade e por agradar sempre: o Villa Antinori. O produtor dispensa qualquer apresentação, um dos maiores nomes do mundo e podemos dizer que seja o inventor dos Supertoscanos. Este supertoscaninho (um corte de Sangiovese, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah com estágio de 12 meses em carvalho, mais 8 meses em garrafa) conserva a qualidade da casa, mas a um preço bem mais acessivel e nunca desaponta. Pois bem, ele desapontou alguns dos presentes, especificamente os que não costumam beber vinhos do velho mundo.

O Villa Antinori não tem aquele aroma tipo batom, nem a doçura, nem fruta em abundancia, tampouco a madeira evidente, típicas dos novomundistas. Já tem toque mineral e terroso, nuances de café, de tostado e de tabaco, com taninos finos e madeira não agressiva: todas coisas que eu aprecio particularmente em um vinho.

Enfim, não é um dos meus favoritos em absoluto, mas pra mim uma boa compra (ainda naquele dia estava em promoção de R$89 por R$75). Mas, como disse, as opiniões foram divergentes: uns amigos não gostaram, já outros (os mais acostumados a este estilo) não só aprovaram a escolha, como levaram até umas garrafas pra casa.

Vou remarcar mais uma vez: ninguém de nós estava certo ou errado, é questão subjetiva de paladar.
Mas só pela estatística: você, já provou este rótulo? Qual a sua opinião?

Voto gringo: 7

Vinho: Villa Antinori
Safra: 2006
Produtor: Marchesi Antinori
País: Itália
Região: Toscana
Uvas: 55% Sangiovese, 25% Cabernet Sauvignon, 15% Merlot e 5% Syrah
Teor Alcoólico: 13,5%
Importadora: Wine Brands
Custo médio: R$ 89,00

13 comentários:

  1. Li seu post e me projetei para uma situação que passei na sexta-feira, pois numa mesa com amigos uma boa parte preferiu um MALBEC argentino (simples, por sinal) a um Châteauneuf-du-Pape ( simples, mas honesto = pequeno produtor e sem a influência de Parker na França). Não que o vinho francês tenha que ser melhor, mas pude notar que a opção da maioria que gostou mais do Malbec estava na segurança de sentir um paladar conhecido, com força da madeira e fruta madura (já vulgares na boca e mente). Fiz um paralelo da minha situação - que cabe na sua - com passagem do filme MONDOVINO e escrevi um post (http://rodrigomazzei1.wordpress.com/2011/06/11/mondovino-um-documentario-para-assistir-rever-e-refletir-parte-i/)
    Acho que o Villa Antinori (vinho que vc bebeu) é um exemplo perfeito de tradição com evolução. Voto contigo! abraços (e parabéns pelo blog), Rodrigo

    ResponderExcluir
  2. Esta questão de bom ou ruim, para mim, é algo que já superei. Tem vinho estragado ou não. De resto é prazer. O bom vinho é aquele que te traz prazer, lembranças e convivência.

    Concordo em relação aos estilos. Penso que iniciei, como quase todos, nos estilos andinos tipo tinto retinto e cheio de aromas, se bem que tenho notado que eles estão se modificando. Já tenho uma boa lista daqueles que outrora foram pesados e agora estão mais calmos.

    Migrei para o velho mundo porque aprecio um bom vinho com culinária, aí, aqueles feitos com menos álcool e mais elegância, até mesmo com uma boa dose de acidez ou rusticidade, como este Antinori, são imbatíveis.

    Este, em especial, é fantástico, além da descrição feito no post tem aquela rusticidade tânica da Sangiovese que gosto bastante.

    Por fim, já disse e repito, "Toda a unanimidade é burra", segundo Nelson Rodrigues.

    Um abraço Peter www.alemdovinho.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Mario, já provei, e concordo com sua avaliação - é uma boa relação custo x benefício.

    Mas desconfio que eu sou suspeito - embora eu seja eclético e tenha um gosto bastante variado (bebo de tudo !), meu gosto pessoal tende sempre - e cada vez mais ! - para a minha querida sangiovese ...

    No mais, concordo com você, é claro - não há certo nem errado nessa discussão. Há vinhos bem-feitos e mal-feitos, há gostos e estilos pessoais. há hábitos e culturas particulares. Aliás, eu acho que um dos grandes prazeres do mundo do vinho é exatamente a sua inapreensível diversidade : sempre há um vinho novo a provar, sempre há uma sugestão de um amigo a ser testada. Isso é estimulante !

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi Mario,

    Lembro beber Villa Antinori na Suécia, muito bom!

    Um abraço
    Ulf

    ResponderExcluir
  5. Rodrigo, obrigado por visitar e comentar (e pelos elogios!). Já vou ler a sua matéria.
    Um abraço!
    P.S. o nome do meu blog é claramente inspirado ao filme do Nossiter que você citou...

    ResponderExcluir
  6. Peter, obrigado mais uma vez pela sua valiosa opinião.
    Concordo com você, eu também tenho notado umas mudança nos vinhos argentinos e chilenos, com vários vinhos mais elegantes que potentes.
    Mas, velho mundo, como vc disse, é parceiro perfeito para uma boa comida.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Caro Nivaldo, concordo em gênero, número e grau. E ademais, fico feliz que seja fã da sangiovese! Olha, voltando ao assunto do post, recentemente uns meus amigos foram para Itália e não gostaram dos Chiantis que degustaram ali. Não se lembravam dos rótulos, e é possível que não fossem dos melhores, mas é mais possível que não tivessem familiaridade com o este estilo mais gastronômico...
    Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  8. Ulf, se você aprovou então Bingo! ;-) Não é preciso dizer mais nada...
    Obrigado pela sua contribuição.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Mário,

    Recentemente eu comprei o Marchese Antinori Chianti Classico Riserva, da safra de 2006 (na importadora, a Wine Brands, ele é 25 reais mais caro que o Villa Antinori). Você já chegou a experimentá-lo? Se já, que nota você daria, aproximadamente? Acha que ele já está em um bom momento de consumo, ou vale a pena guarda-lo por mais tempo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubão, provei este Chianti Classico, mas de safras anteriores. De qualquer forma a de 2006 foi uma ótima safra na Toscana e, embora capaz de envelhecer bem por vários anos ainda, eu o abriria sim (talvez deixando arejar um pouco antes de beber).
      Obrigado pela visita, um abraço!

      Excluir
  10. Moro na Holanda e tenho comprado o Villa Antinori 2008 por 13 euros a garrafa, bem diferente dos valores praticados no Brasil. No último ano devo ter comprado umas três caixas dele. Ele recebeu 90 pontos do Robert Parker e para mim é hoje o melhor custo-benefício do mercado.

    Também tenho preferência pelo velho mundo, porém não ignoro a potência tops chilenos e argentinos. Até porque quando falamos do topo da cadeia dos cortes bordolêses (existe esse termo?) a qualidade começa a ficar similar.

    E se os 'novomundistas' pudessem repetir a degustação da Carta de Berlim? Acho que mudariam suas opiniões. Achei uma matéria (http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/24/artigo64420-1.asp) que comenta a repetição da desgustação no Brasil. Vejam os resultados:

    'Este modelo de degustação foi repetido em São Paulo, em novembro de 2005, com 40 degustadores de renome nacional, também sob a coordenação de Steven Spurrier e Eduardo Chadwick, chegando à seguinte classificação:'

    1) Margaux – Bordeaux – França (R$ 1.200,00)
    2) Château Latour 2001 – Pauillac – Bordeaux – França (R$ 2.000,00)
    3) Viñedo Chadwick 2000 – Chile (R$ 430,00)
    4) Guado ao Tasso Bolgheri DOC Superiore 2000 – Toscana – Itália (R$ 400,00)
    5) Seña 2001 – Chile (R$ 350,00)
    6) Seña 2000 – Chile (R$ 330,00)
    7) Don Maximiano 2001 – Chile (R$ 250,00)
    8) Viñedo Chadwick 2001 – Chile (R$ 450,00)
    9) Château Lafite-Rothschild 2000 – Pauillac – Bordeaux – França (R$ 2.900,00)
    10) Sassicaia Bolgheri DOC 2000 – Toscana – Itália (R$ 680,00)

    Já experimentei metade dos rótulos citados acima. Sem dúvida é uma pós-graduação em vinhos.

    Ah, e meu vinho preferido atualmente é o supertoscaníssimo Guado ao Tasso (85 euros por aqui).

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helio,
      Muito obrigado pelo seu pertinente e competente comentário. É isso ai mesmo: os chilenos são mais prontos, mas tem menos longevidade; basicamente com 2-3 anos de vida um grande chileno já é muito bom, enquanto um grande bordeaux está uma criança; já depois de 15 anos o bordeaux vai começar entrar no auge enquanto o chileno já decaiu...
      De qualquer forma eu também não desprezo os vinhos do Novo Mundo, embora eu prefira os do Velho: como digo sempre, cada vinho tem seu momento (e cada momento tem seu vinho).
      Obrigado pela visita, grande abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...