Esta casta, desconhecida ao grande público até pouco tempo atrás, agora parece ter se tornado a uva da vez. Os motivos são de fácil intuição: produz vinhos descomplicados, aromáticos, leves e saborosos.
Estou falando da Mencía, uva espanhola, autóctone do Bierzo, denominação de origem dentro da região de Castilla y León, no noroeste do País. Por muito tempo foi considerada ser “parente” da Cabernet Franc, por sua semelhança com esta casta francesa, mas testes do DNA desmentiram esta tese.
Se ainda não provou esta uva, este rótulo é uma boa opção de bom preço/qualidade. A vinícola Castro Ventosa afunda as suas raízes em 1752, quando a família começou o cultivo de videiras. Especialista em mencía, e maior proprietária desta varietal dentro da D.O. Bierzo, hoje os vinhos da vinícola são produzidos quase exclusivamente à base desta uva, seguindo a tradição transmitida das gerações anteriores, mas com um toque de modernidade que não faz mal.
O El Castro Valtuille Joven reflete as características citadas de forma bem agradável: aromas mentolados, corpo leve, bastante fruta (cereja bem marcante), taninos doces e maduros, balanceados por uma boa acidez.
Um vinho exuberante e alegre, por R$ 49,00 vale muito a pena.
Voto gringo: 7 ½
Vinho: El Castro Valtuille Joven
Safra: 2007
Produtor: Castro Ventosa
País: Espanha
Região: Bierzo
Uvas: Mencía (100%)
Teor Alcoólico: 14.5%
Importadora: Grand Cru
Custo médio: R$ 49,00
Mário, ótima dica. Provei por estes dias, um belo custo beneficio.
ResponderExcluirVai ai uma dica também da mesma uva...http://www.vivendoavida.net/?p=12258
Abs e saúde
Meu amigo Silvestre, valeu pela sua dica: vou procurar.
ResponderExcluirGrande abraço!
Olá sumido...bela dica, com certeza vou experimentar, não conheço a casta e fiquei curiosa.
ResponderExcluirAbraços.
Oi Leonor, vc também estava sumida!
ResponderExcluirExperimente sim e depois me fale o que achou.
Grande abraço!