Vinopoly

segunda-feira, 31 de março de 2014

Interfood Road Show 2014 (parte 2)

No último post tivemos uma visão geral e os meus destaques do evento da Interfood no Rio de Janeiro. Mas como disse, ainda não tinha chegado o melhor do dia, pois do nada o Max, sommelier da importadora, puxou um restrito grupinho para uma mesa vazia e começou a tirar vários coelhos da cartola. 

quarta-feira, 26 de março de 2014

Veja como foi o Interfood Road Show 2014 (parte 1)

Na semana passada participei do Interfood Road Show 2014, a convite da própria importadora. O evento itinerante chegou à sua 2° edição (confira aqui a edição passada) e passou por São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre. A etapa carioca aconteceu desta vez num dos salões da badalada churrascaria Fogo de Chão, num ambiente bonito e com vista privilegiada para Pão de Açúcar, Enseada de Botafogo e Baia da Guanabara. Os bufês preparados pela casa não ficaram por trás, com iguarias várias para acompanhar os vinhos (além de pães variados, frios e queijos, tinha deliciosos pedaços de lingüiças e cortes de picanha chegando continuamente e um pão de queijo quentinho sensacional). Mas o espaço ficou numa certa hora um pouco apertado pela quantidade de participantes, como acontece na maioria dos eventos do gênero.

segunda-feira, 24 de março de 2014

Novidades chilenas no Brasil!

Confira estas novidades chilenas chegando ao Brasil, parecem bem interessantes.
Informações fornecidas pela assessoria de imprensa da empresa.
Vinhos AS3 chegam ao Brasil
Olisur do Brasil importa a bebida, com exclusividade, diretamente do Chile

Cursos de vinhos na ABS!

Post Patrocinado: Para quem quiser se aprofundar mais na parte técnica do vinho, do básico até o avançado, fica a dica para a cidade de Rio de Janeiro. 
A Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro – ABS-Rio – está com inscrições abertas para os cursos básico e avançado de vinhos. O curso básico ou Tradição, Conhecimento e Prática de Vinhos é indicado para quem deseja se iniciar no mundo dos vinhos. Não possui pré-requisitos e é aberto a qualquer pessoa interessada no assunto. As aulas acontecem uma vez por semana, e têm duração de sete semanas. Já o curso avançado, ou de Degustação e Reconhecimento de Vinhos, é um curso aberto a profissionais e amadores e só pode ser feito por quem já terminou o curso básico.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Luis Pato Baga-Touriga: corte interessante para um vinho intrigante

Luis Pato é o rei da Bairrada e um dos mais conceituados winemakers de Portugal (além de ser uma simpatia, como constatamos pessoalmente no encontro da Mistral, 2 anos atrás). Foi o primeiro que conseguiu amaciar a tânica Baga (casta típica da região), tornando os vinhos feitos com base nesta uva muito mais agradáveis e fáceis de beber, se comparados aos tradicionais até então.  Recentemente provamos o Luis Pato Baga-Touriga 2011. Este tinto faz parte da linha de entrada da vinícola, mesmo assim entregou boa complexidade e estrutura. Fruta negra e chocolate amargo, boa acidez e taninos vivos e finos, para este corte de duas uvas características (uma da Bairrada, outra do Dão) onde a rusticidade da Baga é complementada pela elegância da Touriga Nacional. Leves notas defumadas devidas à breve passagem em madeira usada e álcool "light" completam o quadro deste tinto típico e bem interessante. Bom potencial de guarda: vai evoluir ainda para os próximos 5-6 anos. 

sábado, 15 de março de 2014

Fraude: a maquina dos milagres é toda uma mentira!

Nestes dias sites, jornais, revistas, blogs - inclusive este - do mundo inteiro (e não somente os especializados em vinhos, mas também os de informação em geral) falaram sobre The Miracle Machine, o aparelho que prometia produzir seus vinhos em casa em 3 dias. A notícia foi lançada e pulou de mídia em mídia de forma viral, ao ponto que o planeta inteiro acabou sabendo e comentando a respeito dessa milagrosa invenção. Mas fomos todos enganados. A verdade é que foi tudo uma farsa bem maquinada. Mas foi uma mentira movida por boas intenções: uma operação de marketing para chamar a atenção e divulgar o projeto de uma ONG que tem o propósito de levar água potável e utilizável para locais onde esta é escassa ou totalmente ausente.

terça-feira, 11 de março de 2014

Um Rolland Collection sem muito brilho...

Recentemente provamos o Château  La Grande Clotte 2008. Um Bordeaux, mais precisamente da denominação de Lussac-Saint Émilion. O Château  é uma das 12 propriedades espalhadas pelo mundo do celebérrimo enólogo voador Michel Rolland, homem capaz de influenciar o estilo da viticultura e da enologia mundial. Sem entrar aqui no mérito da questão (mas tenho abordado o tema polêmico várias vezes nestas páginas) vamos ao vinho.

domingo, 9 de março de 2014

Chega aí o primeiro grande evento do ano: Encontro de Vinhos Rio

Amigos enófilos e apreciadores de vinho, o ano de mega-degustações vai começar em grande estilo: o Encontro de Vinhos começa seu tour no Rio nesta semana.
O evento itinerante concebido e realizado pela dupla Daniel Perches e Beto Duarte é uma das melhores opções (senão a melhor em relação custo/benefício!) para conhecer num único lugar vinhos diferentes, de importadores diferentes, em degustação aberta ao consumidor final e com ingresso bem em conta: somente R$ 60,00 para uma prova livre de 200 vinhos de cerca de 40 expositores como Concha y Toro, Interfood, Villa Francioni, Pizzato, Wine Lovers, Serrado Vinhos, Basso, Qual Vinho, Smart Buy Wines, Manz, Ideal Drinks e Wines of Argentina, entre outros.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Um Portuga de arrebatar!

Apontado como o mais promissor da nova geração de produtores em Portugal, o Tiago Cabaço, com menos de 10 anos de atividades, já se tornou uma lenda do Alentejo, graças a seus vinhos com apelo jovem e gosto internacional. Os rótulos remetem ao mundo da internet, e as linhas de entradas .com e .beb são um verdadeiro sucesso; já o ícone Blog é um vinho sensação mesmo. Eu conhecia todos estes vinhos, mas o meu amigo Tom Meirelles, grande conhecedor de vinho portuga, me apresentou o Blog Edição Limitada, em safra de 2010, que ainda não tinha provado. A linda garrafa, diferentemente da bordalesa do Blog clássico do rótulo azul, vem em estilo Borgonha com um rótulo dourado. O corte também é diferente, sendo o tradicional de Alicante Bouschet, Syrah e Touriga Nacional, já nesta garrafa não ha Touriga e as uvas são exclusivas dos melhores vinhedos da propriedade. Matura por 1 ano em barricas de carvalho e é produzido somente em 2.500 garrafas.

segunda-feira, 3 de março de 2014

Dois tintos diferentes e saborosos!

Devo confessar que, quando a importadora Winelands me propôs uma parceria com o blog, num primeiro momento fiquei um pouco cético: clube de vinho tem muitos no Brasil e todos mais ou menos oferecendo os mesmos vinhos (ou do mesmo tipo). Mas quando parei pra ver de fato o que este clube teria como diferencial e fiz as primeiras provas na taça, fiquei muito surpreso, positivamente, é claro. O incansável Fernando faz um excelente trabalho de pesquisa e busca, garimpando os melhores rótulos do mundo inteiro de melhor relação preço/qualidade e os importa com exclusividade. Muitas vezes trata-se de regiões e/ou denominações pouco conhecidas, mas com qualidade igual ou até superior às mais badaladas. É o exemplo destes 2 vinhos que recentemente provei: