Vinopoly

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Você já provou vinhos de Washington?


Semana passada a gloriosa Confraria Gran Reserva teve o enésimo encontro, sendo o tema desta vez: Estados Unidos. Como imaginei que a maioria dos vinhos seriam californianos, fiz questão de procurar algo de diferente procedência, de preferência do estado de Washington. Depois de uma breve pesquisa on-line, achei dois rótulos interessantes no site da importadora Wine Brands e junto com o amigo e confrade Alexandre Follador, do blog Idas e Vinhas pedimos as duas garrafas para zerar os custos do frete (dica n.8 para compras on-line - by the way, o serviço da Wine Brands foi excelente). Escolhemos 2 vinhos de Washington State com características similares: mesma uva (cabernet sauvignon), mesma região (Columbia Valley), mesma safra (2009), mesmo tipo de maturação (de 15 a 18 meses em barricas franceses e americanas de segundo uso). E não é que os dois “washingtonianos” foram os melhores da noite? De acordo com todos os confrades, os dois “primos” foram o que mais se destacaram.

Entre os californianos do painel (veja foto abaixo), meus destaques foram um Zinfandel de Napa Valley da Beringer e um Merlot de Paso Robles do produtor J. Lohr: ambos como era de se esperar, muito ricos em fruta, madeira com as clássicas notas de baunilha e especiarias, boca meio adocicada.

Mas os de Washington primaram pelo equilíbrio e elegância. De qualquer forma, estamos falando de rótulos de duas das vinícolas mais renomeadas da região: a badalada Columbia Crest e a tradicional Chateau St. Michelle. O primeiro da linha Horse Heaven Hills e o segundo da linha Columbia Valley
Impressionante foi a semelhança entre os dois, ao ponto que às cegas teria sido difícil identificar quem é quem, sinal que realmente o terroir foi o maior responsável do resultado final. Os dois com aromas sedutores de cassis, canela e notas minerais, sensação confirmada na boca, acompanhada por taninos maduros e ótima acidez.
Duas boas sugestões para degustar Estados Unidos, saindo da mesmice dos californianos.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...