Vinopoly

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Toscano com sotaque vêneto

Quando falei do Tre de Brancaia, o amigo Peter Wolffenbüttel do blog Além do Vinho me sugeriu o Poggio al Tesoro Mediterra, na mesma categoria e faixa de preço de supertoscaninhos.
Como estava na mesma companhia do amigo/colega Claudio Perlini (amante de vinhos italianos) e o assunto do dia era negócios de vinho, resolvemos ir a Grand Cru Ipanema e a escolha caiu justamente neste rótulo para acompanhar a conversa.

Projeto toscano da Allegrini (premiada vinícola veneta) em parceria com Leonardo Lo Cascio (maior importador e distribuidor de vinhos italianos nos EUA) o Poggio al Tesoro fica em Bolgheri, melhor terroir para cortes ítalo/franceses.
Este Mediterra é uma linha intermediária da vinícola, e leva uma base de Syrah com parcelas de Merlot e Cabernet Sauvignon, afinado por 8 meses em barricas.

O Claudio gostou e aprovou, mas achou o Tre melhor. Na verdade são vinhos diferentes. Achei este vinho mais gastronômico e fresco e me lembrou mais Bordeaux, com suas notas meio amargas de alcaçuz, couro e terra molhada. Enfim, mais velho mundo; já o Tre, apesar de ter sangiovese de base, é um vinho mais moderno e novomundista (a avaliação da Wine Spectator não é casual: 93 pontos para o Tre e "somente" 88 para o Mediterra desta safra).

Neste percebi também umas especiarias, um calor típico da syrah, um fundo de café, e como disse, uma bela acidez. Final médio.
De qualquer forma mais um belo vinho, de boa complexidade, maciez e equilíbrio.

Voto gringo: 7 

Vinho: Mediterra
Safra: 2008    
Produtor: Poggio al Tesoro (Allegrini)
País: Itália
Região: Toscana
Uvas: Syrah, Merlot e Cabernet Sauvignon
Teor Alcoólico: 14%
Importadora: Grand Cru
Custo médio: R$ 89,00

2 comentários:

  1. Mario estive com Robin da vinícola em um encontro da Grand Cru, adorei o vinho.....http://www.vivendoavida.net/?p=5618

    Abs

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo Silvestre, pelo visto temos os mesmos gostos...
    Obrigado por visitar e comentar!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...