Foire aux vins: na França é normal nesta época a grande distribuição colocar verdadeiros saldos de vinhos. Trata-se do momento que, ao aproximar-se da nova colheita, as maiores redes de supermercados liquidam quase todos os vinhos a preços realmente favoráveis. Praticamente o mesmo que acontece com roupas, sapatos e produtos sazonais.
Por que isso não acontece por aqui também?
È verdade que em supermercados em geral se encontram vinhos de segunda escolha, mal cuidada e gerenciada.
Tem dois lados a serem considerados: de um o fato que na França a maioria dos consumidores de vinho compra em lojas especializadas (ou diretamente nas vinícolas). Por outro lado os próprios produtores não gostam dos próprios vinhos serem degradados e abandonados em prateleiras genéricas.
O resultado é que nos supermercados a clientela de vinho fica selecionada para baixo, o serviço é ruim para reduzir custos e porque o cliente não saberia o que fazer com um serviço melhor.
Mas sempre existem as exceções, ali como aqui: eu, por exemplo, não ficaria chateado de encontrar um “bota-fora” no Zona Sul ou no Pão de Açúcar, e vocês?
Oi Mário,
ResponderExcluirAqui em Sampa eu gosto de aproveitar as promoções do Pão de Açúcar, Wall Mart e Carrefour e pode acreditar, o serviço não é ruim.
Bom saber, meu sobrinho está retornando da França dia 17, boa oportunidade pra me trazer um bom vinho...rsrsrs
Boa noite.