Vinopoly

segunda-feira, 29 de maio de 2017

Vinho natural não existirá mais (e outras previsões da Wine Spectator)

Num recente editorial da Wine Spectator, a mais lida revista de vinhos do mundo, o jornalista Matt Kramer arrisca as suas previsões sobre o futuro do mercado do vinho. Vamos analisar o que nós esperaria nas duas próximas décadas, de acordo com a visão dele.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Chega aí o Grand Tasting 2017!

  
*A importadora Grand Cru (www.grandcru.com.br) inicia esse mês a edição de 2017 da sua maratona de experiências em torno do vinho batizada de Grand Tasting. Ela tem início por Porto Alegre (29/05), seguindo para Curitiba (30/05), Londrina (31/05), Goiânia (1/06), Niterói (2/06), Rio de Janeiro (5/06), São Paulo (6/06 [Profissionais do Setor e Imprensa] e 7/06 [Consumidor Final]), Maceió (8/06) e Natal (9/06), respectivamente.

segunda-feira, 22 de maio de 2017

O espumante do corte improvável!

No recente evento Coisa Nossa Etc., focado em vinhos nacionais, entre os rótulos que ainda não conhecia o que mais chamou minha atenção foi este espumante:
Laurentia Brut Excellence
A Laurentia é a vinícola mais perto de Porto Alegre (à apenas 40 km), fora do circuito clássico do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 1996 pelo casal de médicos Gilberto e Leonor Schwartsmann , que depois de morarem por muito tempo nos EUA e Europa voltaram para o Brasil com o sonho de transformar a fazenda de família - localizada em Barra do Ribeiro-  numa vinícola boutique. Com a ajuda e consultoria de alguns dos nomes mais marcantes da viticultura nacional (como Ormuz Rivaldo, Adolfo Lona, Cleber Andrade e Evalde Filipon) conseguiram implantar vinhedos na propriedade com variedades importadas da Europa. Depois de quase uma década de experimentação os primeiros rótulos comerciais foram lançados em 2005 e ao longo dos anos a vinícola vem ganhando prêmios nacionais e internacionais, que comprovam a qualidade de seu trabalho.

quarta-feira, 17 de maio de 2017

CANTU DAY 2017, COMEÇOU A 5ª EDIÇÃO!

* Já estão à venda os ingressos para a 5ª edição do Cantu Day (www.cantuday.com.br), importante evento do universo do vinho que reunirá mais de 270 rótulos de 13 países produtores para degustação em 5 capitais brasileiras. Dentre eles, destaque para os lançamentos da chilena Viña Ventisquero (www.ventisquero.com), da francesa Calvet (www.calvet.com) e da italiana Da Vinci, da Toscana (www.cantineleonardo.it).

terça-feira, 9 de maio de 2017

Com as raízes na lava

Os vinhos da Sicília (assim como um pouco todos do sul da Itália) já são um sucesso e se tornaram moda no mundo, mas dentro desta fascinante ilha no meio do Mediterrâneo tem uma área vinícola que em tempos recentes está dando muito que falar: a do Etna. Até que enfim, eu acrescentaria, pois a do Etna foi a primeira DOC (Denominação de Origem Controlada) reconhecida da Sicília e uma das mais antigas da Itália (em 1968).

quarta-feira, 3 de maio de 2017

4 surpreendentes exemplares de Pinot Noir do Brasil

É opinião comum e largamente consolidada que a uva que melhor se adapta ao terroir brasileiro seja a Merlot, mas tomo a liberdade de afirmar que esta é uma meia verdade. Porque ao lado de bons merlots, pra mim outras uvas se dão tão bem quanto e merecem ficar na briga. Falo por exemplo da Cabernet Sauvignon, da Cabernet Franc (que inclusive anteriormente foi a “escolhida” da vez), de umas italianas como Ancellotta, Barbera e Sangiovese entre outras. Mas mais que todas estas eu venho me surpreendendo a cada vez mais com a casta supostamente mais improvável para o Brasil: a Pinot Noir.