Vinopoly

segunda-feira, 22 de maio de 2017

O espumante do corte improvável!

No recente evento Coisa Nossa Etc., focado em vinhos nacionais, entre os rótulos que ainda não conhecia o que mais chamou minha atenção foi este espumante:

Laurentia Brut Excellence

A Laurentia é a vinícola mais perto de Porto Alegre (à apenas 40 km), fora do circuito clássico do Rio Grande do Sul. Foi fundada em 1996 pelo casal de médicos Gilberto e Leonor Schwartsmann , que depois de morarem por muito tempo nos EUA e Europa voltaram para o Brasil com o sonho de transformar a fazenda de família - localizada em Barra do Ribeiro-  numa vinícola boutique. Com a ajuda e consultoria de alguns dos nomes mais marcantes da viticultura nacional (como Ormuz Rivaldo, Adolfo Lona, Cleber Andrade e Evalde Filipon) conseguiram implantar vinhedos na propriedade com variedades importadas da Europa. Depois de quase uma década de experimentação os primeiros rótulos comerciais foram lançados em 2005 e ao longo dos anos a vinícola vem ganhando prêmios nacionais e internacionais, que comprovam a qualidade de seu trabalho.



Provei 4 rótulos da casa, todos bem feitos,  mas este espumante me impressionou particularmente, porque além de ser bom é vinificado com uvas no mínimo inusitadas, para não dizer improváveis!

O corte leva 50% de Chardonnay (e até aqui tudo bem), e o restante é dividido em partes iguais em Montepulciano e Nebbiolo, uvas tintas italianas que não me lembro de ter visto antes em nenhum tipo de espumante. Mas não é que esta escolha supostamente duvidosa deu certo?

Produzido com o método clássico, as leveduras trazem no nariz o típico toque de panificação, com fruta branca (tipo maça e pera), e notas de limão. Na boca tem bom ataque e volume, com um final cremoso e muito agradável. Teria gostado de uma pitada de acidez a mais, mas ninguém é perfeito, né? J

De qualquer forma um espumante muito interessante, e com um preço muito apetitoso (cerca de R$ 50).

Interessados do RJ podem contatar o representante aqui:
e-mail: sulriovinhos.miguel@gmail.com







0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...