segunda-feira, 14 de março de 2016

Malbec do Vale do Loire? Inédito para nós...


Conseqüentemente ao sucesso da malbec argentina no Brasil, vários malbecs vindo de sua pátria original (França), começaram a chegar ás nossas prateleiras. Todos da tradicional região de Cahors (e sul-oeste em geral).  Mas um malbec do Vale do Loire me pareceu pelo menos singular. De fato não deveria ser uma surpresa, pois de todas as regiões produtoras da França, o Loire exibe a maior variedade de vinhos: esta diversidade é devida a um clima ‘’dinâmico’’, que varia de Mediterrâneo para o Continental.

O Le Poira do Guy Allion é um malbec totalmente diferenciado, acredito que servido ás cegas confundiria também os maiores experts do mundo: sua acidez lembra Sangiovese, seu corpo um Merlot, sua textura um Cabernet, já seus taninos remetem a Tempranillo e seus aromas a Syrah. Quem diria que é um Malbec (ou Côt, como lá é chamado)? Por isto o selecionei para o e-commerce de vinhos pelo qual trabalho e fiz questão de colocá-lo nestas páginas também.  
Procedente de Touraine, província no meio do Vale do Loire, é um vinho jovem e gostoso. De cor vermelho-púrpura, mostra aromas de groselhas, mirtilos e morangos maduros; depois de areação surgem umas especiarias e um toque picante. Na boca chama atenção a alta acidez, refrescante espinha dorsal de um corpo leve/médio, porém estruturado, que carrega notas terrosas, sensações balsâmicas e notas salinas. Os taninos são firmes, mas suculentos, para um final de muito equilíbrio.

Vinho:
Le Poira
Safra:
2013
Produtor:
Domaine Guy Allion
País:
França
Região:
Vale do Loire
Uvas:
Malbec (Côt) 100%
Alcoól (Vol.)
12,5%
Importadora:
Berkmann Wine Cellars
Custo médio:
R$ 120,00
Avaliação MV
** (marcante)


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...