Vinopoly

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Um Chardonnay espetacular!

Falar em Chardonnay é um pouco como falar em Pinot Noir: é Borgonha, tudo o resto é outra coisa. Vinhos feitos a partir destas duas uvas em qualquer outro lugar do mundo podem ser bons (e muitas vezes de fato são), mas são totalmente diferentes, e compara-la com seu terroir de origem é um inútil exercício de prosa. Enquanto outras castas e até terroirs foram recriados e descobertos com sucesso em outros ambientes, a Borgonha continua lá, única e irreproduzível.

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Retomando a polêmica: Vinho Natural X Vinho Convencional

Por aqui gostamos de polemizar, portanto seguindo a tendência do momento (que dura há 20 anos), vamos voltar mais uma vez ao debate:  vinho "convencional" vs. vinho "natural".
Sem entrar exatamente na disputa do vinho com ou sem defeito que parou o País por alguns dias (SQN) e pela qual encontrará 12 simples desculpas neste outro post , a coisa que me incomoda é a divisão de “classes”, de categorias, do eleitorado. 

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Conheça o primeiro vinho italiano de 100 pontos Robert Parker

A história da vinícola Tua Rita é peculiar, tendo seu sucesso nascido quase por mero acaso: quando em 1984 Rita e Virgilio adquiriram a propriedade no meio da Maremma Toscana, a idéia era apenas viver em contato com a natureza, cultivando na própria terra frutas e verduras para as necessidades familiares. Mas a paixão pelo o vinho falou mais alto: a partir de uma vinha de 2 hectares (cuja produção  colocou logo a Tua Rita no topo dos produtores de garagem) o casal foi adquirindo mais terrenos até chegar aos 30 hectares atuais. E hoje a vinícola é uma das mais badaladas do mundo inteiro.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Novas uvas resistentes a doenças prometem revolucionar a viticultura italiana!

10 novas castas de uva resistentes a doenças e pragas: esta é a notícia que poderia mudar o mundo da viticultura italiana.
Depois de 15 anos de pesquisa e mais de 100 cruzamentos, foram realizadas 10 castas (5 tintas e 5 brancas) completamente novas. Os estudos foram realizados na universidade agrária de Udine (Friuli Venezia-Giulia),  onde foram observadas e analisadas mais de 24mil plantas. O projeto contou também com o apoio da Unione Italiana Vini e do Vivai Cooperativi Rauscedo, numa sinergia entre empresas públicas e privadas.