segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Um bom vinho para dias de calor: Vermentino di Sardegna

Você já deve ter ouvido falar da uva Vermentino. Suas origens não são bem definidas, mas de fato é considerada como uma casta típica da Itália, embora seja cultivada também em França, Espanha e Portugal. No território italiano é bastante conhecida na Toscana, na Ligúria (onde é chamada de Pigato) e Piemonte, mas sua crescente fama é diretamente ligada à ilha da Sardenha, onde tem seu habitat natural: ali clima e solo proporcionam brancos bem secos, mas macios, aromáticos e elegantes, geralmente leves, mas podendo também alcançar grande complexidade e estrutura.

Se ainda não conhece a casta, uma boa dica para começar é o Vermentino de Sardenha D.O.C. de Sella e Mosca. A vinícola é uma das mais importantes da região (senão a mais importante) e produz vários brancos a partir desta casta; a importadora brasileira traz somente dois deles (outro é o Monteoro Vermentino di Gallura D.O.C.G.), de qualquer forma o vermentino “básico” do Sella e Mosca é um bom ponto de partida para explorar e apreciar o frescor e a aromaticidade da casta.

Recentemente provei um 2010: embora não mais novíssimo, conserva ainda fruta e brilho. Perfumes de flores de campo, pêssego, abacaxi e maça, com leves notas cítricas e herbáceas. Na boca é seco e refrescante devido à sua natural alta acidez, equilibrado, e com um agradável final frutado. Perfeito para o nosso verão, também em virtude do baixo álcool (12%).

Companheiro ideal para frutos do mar, peixes leves e aperitivos.


Vinho:
Vermentino di Sardegna D.O.C.
Safra:
2010
Produtor:
Sella e Mosca
País:
Itália
Região:
Sardegna
Uvas:
Vermentino
Alcoól (Vol.)
12%
Importadora:
Interfood
Custo médio:
R$ 60,00





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...