Vinopoly

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Almaviva 2007: bom, mas...

Este veio inesperado. Numa confraternização de final de ano entre amigos, depois de termos tomado 15 vinhos, o nosso grande anfitrião Pedro tirou mais uma carta da manga: Almaviva 2007, deixando o pessoal boquiaberto.
Francamente não sei se veio no momento certo, pois depois de 3 Champagnes, um branco, um rosé e 10 tintos de várias procedências e características, acompanhados por comidas igualmente variadas, talvez o nosso paladar não estivesse totalmente “sóbrio” para apreciar as nuances de um vinho desta estirpe e acredito que a nossa capacidade de avaliação naquela altura deve ter ficado afetada pela alegria alcoólica do nosso banquete vínico. Provavelmente foi por causa disto que alguns preferiram outros tintos da noite a este, e outros ficaram indiferentes, mas em minha opinião foi certamente um vinho de outro nível, primando pela finesse.

Mais uma dica de um bom Champagne

Ainda dá tempo para adquirir sua garrafa borbulhante para comemorar a chegada do novo ano, por isso vou deixar aqui mais uma dica de bom Champagne.
Dentro dos não safrados de grandes domaines, o Piper-Heidsieck Cuvée Brut é um dos meus favoritos: no mesmo patamar de preços de colegas mais badalados como Veuve Clicquot ou Möet & Chandon pra mim entrega muito mais que estes principais concorrentes.

terça-feira, 23 de dezembro de 2014

I'm dreaming of a Wine Christmas...Feliz Natal!

Um sincero desejo de Feliz Natal para os leitores e amigos do MondoVinho. Um brinde!

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

As desculpas do vinho: 12 maneiras para dizer que é ruim

A última garrafa aberta daquele Gaja parecia mais um brodo que um refinado Barbaresco internacionalmente cultuado? Aquele Almaviva não tinha a finesse da qual tinha lido? O seu produtor natural biodinâmico lançou pela enésima vez um vinagre com aromas da fazenda? O que vai dizer agora para seus amigos que não gostaram do vinho? Mais uma vez o MondoVinho vem te socorrer na hora do sufoco, com uma lista das desculpas mais imaginativas – muitas vezes infundadas – que vão aliviar sua consciência. 

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Presentes de Natal: 10 saca-rolhas de $ 5 a $ 800

Você reconhece o verdadeiro eno-fissurado pela quantidade e variedade de saca-rolhas espalhadas pela casa toda. O coitado vive com medo de não conseguir abrir aquela rara garrafa de 1956, então coleciona várias ferramentas e apetrechos abridores. Claramente, se você der pra ele mais um de presente, só vai fazê-lo feliz, também porque os amigos e confrades sempre tem um mais mirabolante para humilhar.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Veja como foi a degustação de Cabernet Sauvignon!

Semana passada começamos um novo projeto, com um novo parceiro. A Saudável é uma distribuidora de bebidas e alimentos finos. Em concomitância com o lançamento da loja on-line (onde finalmente também o consumidor final poderá adquirir seus produtos preferidos), organizamos um evento de degustação, que na verdade foi mais um piloto, para adiantar a rica programação que vai estrelar em 2015. Quando falo no plural subentendo a prestigiosa presença do grande amigo e parceiro Tom Meirelles, profundo conhecedor dos assuntos vínicos, sendo um grande privilegio para mim poder trabalhar com ele. O dono do negócio, Paulo Uchoa, além de ser uma pessoa bacana, transparente e integra, é um cara de grande visão de mercado e trabalha com umas das margens mais honestas que já vi no mercado do vinho no Brasil. O catálogo é variado e os preços ótimos. E a casa conta com um espaço show-room muito charmoso, perfeito para este tipo de degustações intimistas, para um público seleto. Foi neste local que aconteceu o nosso primeiro de muitos eventos a seguir.

domingo, 14 de dezembro de 2014

O primeiro guia de harmonização vinho-inseto

Eu sei, você deve estar pensando: "Pô, depois de falar sobre Grand Cru Classé e Champagne, agora o MondoVinho vem me falar de insetos!?!? Só pode estar de s@c@n@gem... ". Pois é, mas quem não ficou antenado (é o caso de dizer!), não sabe que inseto é a comida do futuro. E estamos falando de um futuro nem tão remoto: com a crise dos recursos sustentáveis do nosso planeta, os insetos representam uma segura, abundante e econômica alternativa para nossa necessidade de proteínas, que antes ou depois teremos que nos acostumar a consumir. De acordo com a ONU entre o ano de 2020, inseto será nosso pão cotidiano. A tendência já pegou lá fora, onde em mercados e feiras é muito comum encontrar estantes com potes de insetos a venda. E também estas  “iguarias” já fazem parte de cardápios de restaurantes mundialmente badalados e chefes estrelados, como os do René Redzepi do Noma (Copenhague), Heston Blumenthal do Fat Duck (Londres), e até aqui com os nossos Alex Atala do D.O.M. (São Paulo) e Felipe Bronze do ORO (Rio de Janeiro), só para citar alguns. Inclusive muitas espécies são facilmente adquirível no Amazon portanto, mesmo sentindo nojo (é exatamente o meu caso), temos que aceitar que a realidade é mais próxima do que pensamos. Portanto vamos adiantar os trabalhos e começar a pensar ao vinho, e com a ajuda desta matéria do Daily Mail,  vamos ao primeiro guia de harmonização vinho-inseto do mundo!

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Champagne para Leigos: as siglas

Época de Natal e fim de ano automaticamente remete a Champagne, pois não existe momento mais propício para presentear (a si mesmo ou a outros) com uma bela garrafa de borbulhas francesas. Mas se orientar entre as siglas dos rótulos de Champagne nem sempre é tarefa simples, porém fundamental para entender a grande complexidade atrás desta magnífica região de 300 milhões de exemplares (quase todos prestigiados) que a cada ano invadem as prateleiras do mundo.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Degustação de Cabernet Sauvignon, não perca!

A Cabernet Sauvignon é amplamente definida como a “rainha das uvas tintas”. Descubra o porquê e experimente várias facetas desta celebrada uva, numa imperdível palestra/degustação que acontece nesta 5ª feira no charmoso espaço show-room da distribuidora Saudável, em Botafogo.

sábado, 6 de dezembro de 2014

Um dos ícones de Bordeaux: Château Lynch-Bages 2003

Você sabe que aqui sempre prezamos a relação preço/qualidade (o famoso custo/benefício, se preferir), e a nossa bem sucedida coluna Bolso Esperto exemplifica este princípio. Mas de vez em quando também gosto de me deixar levar pelo puro prazer hedonista e tomar algo benéfico pela autoestima, ehehe afinal ninguém é de ferro, né? Portanto, dependendo da ocasião e/ou da disposição, posso decidir de tirar da minha adega uma garrafa como esta.