Vinopoly

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um dos melhores tintos chilenos já provados


Hoje em dia o Chile está repleto de investimentos estrangeiros: renomeados produtores franceses, americanos, italianos já se instalaram aos pés da Crodilheira, mas foi a vinícola espanhola Miguel Torres a primeira a apostar no terroir chileno, em 1979, quando comprou uns vinhedos no vale de Curicò.

O Manso de Velasco é uma de suas máximas expressões e um dos mais comentados e pontuados vinhos chilenos (o guia Descorchados o elegeu melhor tinto chileno em 2010): um cabernet sauvignon em pureza, de vinhas centenárias, que sempre tive curiosidade em provar. A curiosidade aumentou mais ainda com os relatos do amigo Daniel Perches (Vinhos de Corte) que o achou de cor clara e sem os aromas típicos dos cabernet chilenos, ao contrário dos comentários do outro amigo Silvestre Tavares (Vivendo a Vida) que o achou quase preto e com os clássicos aromas de fruta em compota e chocolate.

Então, como um exemplar de safra 2007 tinha recentemente aterrisado na minha adega diretamente de Santiago logo ha alguns dias, acelerei o processo de abertura da mesma, chamei uns amigos e levei o Manso para um dos meus restaurantes favoritos do Rio, o Galeria 1.618*.

De maneira geral a minha garrafa estava mais próxima à descrição do Silvestre que a do Daniel: cor rubi granada, quase impenetrável. Mas os aromas de fruta madura, café e chocolate estavam um pouco tímidos, mesmo depois de decantação. Na boca estava esperando aquela clássica pancada chilena, mas me surpreendeu pelo equilíbrio. É claro que as característica novomundistas estavam todas ali: corpo, volume, madeira (18 meses), textura sedosa, tanino redondo e final levemente adocicado. Mas todas numa boa medida e equilibradas por uma boa acidez.
Enfim, gostei bastante mesmo; embora não seja tão badalado como outros colegas ícones, pra mim fica no top5 dos chilenos que já degustei. Ainda harmonizou perfeitamente com a minha picanha de cordeiro acompanhada por batata dauphinoise.

Voto gringo: 9

*Propaganda espontânea e gratuita: o Galeria 1.618, no Leme, é o talvez o único exemplo de bistrot na sua categoria que não cobra rolha. A cozinha de inspiração francesa e mediterranea é ótima, o local é muito charmoso, e nos fins de semana tem musica ao vivo sem couvert artístico. O que querer mais?

Vinho:
Manso de Velasco
Safra:
2007
Produtor:
Miguel Torres
País:
Chile
Região:
Vale do Curicò
Uvas:
Cabernet Sauvignon (100%)
Alcoól (Vol.)
14%
Importadora:
Devinum
Custo médio:
R$ 230,00
Notas:
Wine Advocate (Robert Parker) 88; Wine Spectator 91; Descorchados 95; Wine Enthusiast 92



6 comentários:

  1. Caro Mario,
    Não bebi o 2007, mas o 2006 que apreciei tempos atrás me impressionou pela ótima qualidade. E pude apreciar mais de uma vez, pois na época compramos algumas garrafas entre amigos e todas estavam excelentes!
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flavio,
      Obrigado pela sua contribuição.
      Grande abraço!

      Excluir
  2. Que bom que estamos afinados meu amigo, saúde!

    Silvestre
    www.vivendoavida.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, caro Silvestre!
      Acho que a garrafa do Daniel (e Alexandre) estava com defeito...
      Grande abraço, meu amigo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...