Vinopoly

sábado, 28 de julho de 2012

Degustando no Espaço!

Normalmente não faço a minha própria propaganda: é a minha assessoria de imprensa que deveria cuidar disso. Mas como não tenho assessoria de imprensa...ehehe.
Brincadeiras a parte, sou feliz de anunciar e divulgar aqui um novo projeto de promoção da cultura do vinho: Degustando no Espaço, em parceria com o Espaço Ideal Eventos.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Curso de vinhos portugueses!

VINHOS DE PORTUGAL ORGANIZA EVENTOS NO RIO DE JANEIRO
Treinamento e curso serão liderados pelo respeitado crítico português Rui Falcão
Investindo no potencial do mercado brasileiro, os Vinhos de Portugal, marca que promove a imagem dos vinhos daquele país, apresenta um calendário de eventos especiais para profissionais do mundo do vinho do Rio de Janeiro. Os cursos de treinamento on trade e off trade e o curso de formação da Associação Brasileira de Sommeliers (ABS) acontecem entre os dias 30 de julho e 3 de agosto no Rio Othon Palace Hotel, em Copacabana, na zona sul da cidade. “O Brasil é um mercado muito importante para os vinhos portugueses pelo potencial de crescimento que apresenta, pelo crecente interesse do consumidor nos Vinhos de Portugal e por isso precisamos de aumentar o conhecimento dos profisionais que todos os dias recomedam os nossos vinhos, aos seus clientes”, afirma Nuno vale, diretor de marketing dos Vinhos de Portugal.

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Degustação Vinho & Tango

Nos últimos 7 dias participei de 6 degustações, um dos motivos pelos quais não tive muito tempo para atualizar o blog. Mas vamos recuperar o atraso.
Para começar, convidado pelo Marcelo Copello ("The most influential wine journalist of Brazil" pelo Meininger´s Wine Business International), participei, junto de um restrito número de convidados (entre eles até o Cônsul da Argentina), de um jantar harmonizado bem singular: Vinho & Tango.

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Que vinho servir para um jantar com o Jesus...?

Michel Chapoutier faz uns syrahs sensacionais e é um dos personagens mais controversos deste eno-mundo, como vimos neste polêmico quesito. 
Homem contracorrente, négociant e produtor de Hermitages às vezes inesquecíveis, cultiva com a mesma facilidade vinhedos biodinâmicos no sul da França e inteligência em qualquer lugar. Confira esta entrevista no The Drink Business. 

sábado, 14 de julho de 2012

Evento simplesmente imperdível

O título do post diz praticamente tudo. Confira no release oficial o porquê .
Sexta edição do Encontro Mistral reúne mais de 90 grandes produtores de vinho do mundo em São Paulo, de 16 a 18 de julho, e Rio de Janeiro, no dia 19

A volta do Bolso Esperto (e que volta!)

Nos últimos tempos tenho deixado pouco espaço para a coluna do Bolso Esperto. Isso para dois motivos. Primeiro porque com a inflação galopante e o dólar em alta é sempre mais difícil encontrar vinhos baratos; segundo porque recentemente tenho tido a oportunidade de provar bastantes vinhos de faixa alta.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Prepare-se para um novo formato de garrafa!

Os consumos são indicadores dos tempos que mudam. E, juntos com os consumos e com os tempos, mudam as garrafas também. Depois de ter visto a garrafa de vinho PET e aquela de papel, está sendo lançado um novo trend: a garrafa de 500 ml, um meio termo entre a tradicional de 750ml e a meia-garrafa (375ml). Usada hoje basicamente para vinhos de sobremesa, está sendo testada pela vinícola neozelandês Mission Estate também para brancos e tintos.

domingo, 8 de julho de 2012

Um vinhedo na praça da cidade!

Videiras na cidade parecem apenas um instrumento de marketing para agradar os turistas e buscar o consenso. E de qualquer forma são: o restaurante/wine-bar Dei Frescobaldi (de propriedade da homônima e cultuada vinícola toscana), comemora 10 anos de idade em grande estilo, colocando duas fileiras de Sangiovese na Piazza della Signoria, a principal praça de Florença. Mas além do marketing, realmente trata-se de uma mensagem simbólica que vai além de comercio de vinho e folclore. Quer queira quer não, a cidade de Firenze  é estritamente ligada ao turismo, ao vinho e ao que estiver em volta.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Nome difícil empurra as vendas

Já foi amplamente demonstrado que quanto mais o nome de um vinho é complicado de pronunciar, tanto mais é percebido como caro e sofisticado. Inclusive vimos aqui uma experiência que confirma a tese que nome influencia a degustação.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

A diferença entre um degustador bom e um ruim

Compartilhar cuspideiras com amigos, colegas e estranhos não é definitivamente o máximo da imagem bucólica, nem motivo de felicidade, mas faz parte do “duro” trabalho de degustador.
Neste meio você acaba conhecendo degustadores de todas os tipos, seja claro. Tem aquele que se não sentir acidez tipo suco gástrico não vai acima dos 85/100, ou o outro que só gosta de vinho extremamente macio; aquele que sempre tem que ir contra-corrente e falar o oposto que todo mundo fala, e aquele que sabe reconhecer um vinho somente pelos aromas e depois é totalmente incapaz de avaliar a qualidade.