Vinopoly

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Degustação Vinho & Tango

Nos últimos 7 dias participei de 6 degustações, um dos motivos pelos quais não tive muito tempo para atualizar o blog. Mas vamos recuperar o atraso.

Para começar, convidado pelo Marcelo Copello ("The most influential wine journalist of Brazil" pelo Meininger´s Wine Business International), participei, junto de um restrito número de convidados (entre eles até o Cônsul da Argentina), de um jantar harmonizado bem singular: Vinho & Tango.

Em parceria com a Wines of Argentina o Marcelo elaborou uma palestra/degustação traçando um paralelo entre dois emblemas da cultura dos hermanos: a dança do tango e a uva Malbec.

O evento aconteceu no luxuoso espaço em estilo neoclássico da Casa Julieta de Serpa, na praia do Flamengo, onde pudemos também apreciar as recentes reformas que deram vida ao restaurante Paris e ao estiloso bar anexo, realizados com extremo bom gosto.

Detalhe do hall da casa
Na hall fomos recebidos com um coquetel de boas vindas, com gostosos petiscos e 5 vinhos para degustar. Já o jantar foi harmonizado com mais 5 rótulos.

Quanto à palestra, vamos combinar que á principio malbec e tango não tem nada em comum, além da procedência geográfica. Mas não é por acaso que o Marcelo se tornou um dos maiores profissionais do mundo do vinho. Ele, além de entender muito do assunto, tem visão de marketing e excelente comunicação. Neste caso ele teve a brilhante sacada de associar os 2 ícones da Argentina em uma apresentação, pois ele sabe bem que o que mais torna um produto inesquecível não é necessariamente o produto em si, mas o que estiver ao redor e tudo que agregue outras idéias e lembranças. Dai a conexão tango-malbec.
E tudo foi executado de maneira perfeita: o Marcelo encontrou semelhanças entre expressões do Tango com as expressões da Malbec. Através da  exibição de vídeos e cenas famosas de filmes onde o tango tem papel de protagonista, do estilo mais tradicional para o mais moderno foi feita a comparação com os relativos estilos de vinho; e ainda tudo harmonizando com a saborosa comida do chefe Pierre Landry do restaurante Paris.



Vinhos degustados:
NQN Malma Sauvignon Blanc Finca La Papay 2010
Sottano Reserva de Familia Malbec 2008
NQN Malma Reserva de Familia Malbec 2009
Zuccardi Q Malbec 2009            
Nieto Senetiner Don Nicanor Barrel Select Malbec 2009
Finca Otaviano Penedo Borges Gran Reserva Malbec 2009
Felix Lavaque Quara Malbec 2009
Viña Cobos Bramare Malbec 2009
Trapiche Malbec Single Vineyard Viña Adolfo Ahumada Reserva de Familia Malbec 2008
Trapiche Chardonnay Tardio 2008

Destaque para mim vai para o Trapiche Single Vineyard para ser um pouco mais austero, mostrando toda a opulência e estrutura da casta, mas sem abrir mão da elegância, com taninos firmes e boa acidez; já para os Malbecs em puro estilo novomundista destaco o Bramare (a consultoria do Paul Hobbs evidentemente faz diferença), com textura sedosa e final adocicado. 

O amigo Marcelo está de parabéns por ter proporcionado uma ótima noite para todos os presentes, com excelente didática, em um lindo lugar, com bons vinhos, comida saborosa e ótima companhia.

O Marcelo palestrando para a atenta platéia 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...