Vinopoly

sexta-feira, 31 de março de 2017

A Alicante Bouschet na Itália que olha para África

Difícil encontrar a Alicante Bouschet fora de Portugal, e quando a sempre atenta amiga Carla Marins me falou de um corte da Itália com esta uva fiquei curioso e fui conferir o resultado.

Mandrarossa Cavadiserpe 2011 

A vinícola Mandrarossa - top de gama da Cantine Settesoli, fica situada ao sul oeste da Sicilia, no centro do Mediterrâneo, com vinhedos que das colinas descem até ao mar, naquela s praias que olham direto para a costa africana (que está a apenas a 140km dali).

Nesta latitude as condições ambientais são perfeitas para o cultivo de videiras: clima seco e ensolarado, os ventos quentes que se misturam com a fresca brisa marinha, e grande amplitude térmica entre dia e noite criam um lar saudável para que os vinhedos possam gerar uvas de qualidade.

A vinícola produz os clássicos vinhos da tradição da ilha com castas autóctones como Nero d’Avola, Grillo, Grecanico , mais umas internacionais previsíveis como Chardonnay, Syrah Cabernet Sauvignon e Merlot. Mas ao longo dos anos vem experimentando também outras castas pouco comuns na região como Chenin Blanc, Petit Verdot, Fiano, Cabernet Franc, Viogner e, justamente, Alicante Bouschet.


O Cavadiserpe é um corte de Alicante Bouschet e Merlot de vinhedos situados em solo calcário no homônimo vilarejo que dá o nome ao rótulo. Matura por 6 meses em barricas de carvalho mais 3 meses em garrafas antes da comercialização.

O vinho entrega no nariz um mix de perfumes do Mediterrâneo com destaque para ervas aromáticas como salsa, menta, tomilho e açafrão, com frutas como ameixa e cereja mais um toque tostado. O ataque de boca é intenso num corpo firme e estruturado suportado por boa acidez e taninos finos. Aprovado!

Vinho:
Cavadiserpe
Safra:
2011
Produtor:
Mandrarossa
País:
Itália
Região:
Sicília
Uvas:
Alicante Bouschet (60%), Merlot (40%)
Alcoól (Vol.)
14%
Importadora:
World Wine
Custo médio:
R$ 160,00
Avaliação MV
* (bom)

O vinho estava quente, tivemos que colocar alguns minutos no gelo...









0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...