Vinopoly

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

A lista dos 10 Champagnes mais vendidos no mundo!


Você gosta de Champagne? Pessoalmente adoro, mas infelizmente acabo tomando menos de quanto eu gostaria por causa dos preços proibitivos aqui no Brasil. Mas vamos ver com quais garrafas brindam os nossos amigos enófilos mundo afora. A revista The Drink Business publicou a lista das 10 marcas de Champagne mais populares do mundo na base das vendas em 2013. 
A seguir uma breve análise: *as percentagem referem-se aos volumes de vendas em comparação com 2012.

10. Canard-Duchêne: 4.000.038 garrafas, +8,2%
Semi-desconhecida por aqui, pertence ao grupo Thienot (dono de outras casas de champagne, como a mais célebres Joseph Perrier e Marie Stuart além de várias vinícolas em Bordeaux e do Clos de los Siete) teve um aumento das vendas desde que investiu em uma imagem mais natural (incluindo um Champagne completamente orgânico).
Linha de produtos: Authentic Brut, Authentic Demi-Sec, Authentic Rosé, Authentic Vintage, Cuvée Léonie Green, Cuvée Léonie, Cuvée Léonie Rosé, Charles VII Brut, Charles VII Rosé, Charles VII Blanc de Blancs, Charles VII Blanc de Noirs, La Grande Cuvée
9. Lanson: 4.320.000 garrafas +6.8%
Tomei uma garrafa justo poucos dias atrás. A acidez, marca da casa, é gritante, pois o estilo é baseado na recusa obstinada da fermentação maloláctica e, pelo visto, tem legiões de fãs. Um dos patrocinadores históricos do prestigiado torneio de tênis de Wimbledon, começou também umas experiências de champagnes maturados em carvalho.
Linha de produtos: Lanson Black Label Brut NV, Lanson Rose Label Brut Rosé NV, Lanson Gold Label Brut Vintage, Lanson Ivory Label Demi-Sec, Lanson Extra Age Brut NV, Lanson Extra Age Rosé Brut NV, Noble Cuvée Blanc de Blancs, Noble Cuvée Brut, Nobel Cuvée Rosé Brut

8 . Pommery: 4.380.000 garrafas, -10% 
Grandissima maison, uma das mais famosas, apesar de uma diminuição das vendas em volume, permanece no ranking graças ao aumento em valor. Lança neste ano seu cru de safra 2003, o Les Clos Pompadour, situado dentro do perímetro da cidade de Reims, sendo apenas seu segundo lançamento (o primeiro foi de safra 2002, lançado em 2011).
Linha de produtos : Brut NV, Brut Rosé, Brut Apanage, Apanage Rosé, POP, Grand Cru Vintage, Dry Elixir, Springtime Rosé, Summertime Blanc de Blancs, Falltime Extra Dry, Wintertime Blanc de Noirs, Cuvée Louise, Cuvée Louise Rosé, Le Clos de Pompadour

7. Piper Heidsieck: 4.560.000 garrafas +2.9%
Pra mim o melhor custo-benefício entre as grandes maisons. E também aquela que realizou a maior renovação, embora não veremos os resultados antes de alguns anos: novos produtos e qualidade superior. Muito de moda na badaladérrima Cote d’Azul, afinal patrocina o Festival de Cinema de Cannes.
Linha de produtos : Cuvée Brut, Rosé Sauvage, Vintage, Rare, Cuvée Sublime

6. Taittinger: 5.664.000 garrafas +1,3%
Champagne oficial da última Copa do Mundo de futebol no Brasil (embora a Alemanha preferiu comemorar com cerveja), foi a primeira vez que a casa investiu numa tamanha operação: a parceria com a FIFA pretende levar a marca a maior penetração na América do Sul. As linhas de entrada e intermediárias não me entusiasmam, mas parece que seu top Comtes de Champagne (atualmente no mercado a safra 2002) seja espetacular.
Linha de produtos: Brut NV, Rosé NV, Folies de la Marquetterie, Prélude, Nocturne Sec, Vintage, Comtes de Champagne Blanc de Blancs, Comtes de Champagne Rosé, Taittinger Collection Amadou Sow



5. Laurent Perrier7.008.000 garrafas +0,1%

O marketing da casa aposta na elegância e em imagens bucólicas, tendo a Inglaterra como alvo principal: campanhas focadas no chá da tarde em Dorchester, patrocina também o Flower Show de Chelsea há16 anos e é a atual fornecedora oficial do Paço do Duque e da Duquesa de Devonshire.
Linha de produtos: Brut NV, Rosé NV, Ultra-Brut, Demi-Sec, Brut Millésimé, Grand Siècle, Les Réserves Grand Siècle, Alexandra Rosé


4. Mumm: 7.488.000 garrafas -6%
O champagne dos pilotos, famoso para proporcionar o lado masculino das borbulhas. Patrocinadora da Formula 1, a garrafa que é estourada nos pódios está sendo re-desenhada com um tema que remeta diretamente ás corridas de carros. A maison, pertencente a Pernod Ricard, continua melhorando todo o trabalho nos vinhedos e na adega.
Linha de produtos: Brut Cordon Rouge, Brut Rosé, Demi-Sec, Brut Millésimé, Blanc de Blancs, Blanc de Noirs, Brut Séléction, Cuvée R. Lalou.


3. Nicolas Feuillatte: 9.876.000 garrafas, +8,2%

Os mais simples de toda a lista. São Champagnes criados e direcionados para a grande distribuição (supermercados) e faixa baixa de preço. Pessoalmente prefiro um bom Cava ou um Franciacorta a este. Mesmo assim, registrou uma notável alta nas vendas (sinal da crise européia ou de gostos que mudam? Ou ambos?).
Linha de produtos : Brut NV, Brut Réserve, Brut Grande Réserve, Demi Sec, Rosé NV, Brut Vintage, Brut Extrem’, Cuvée Spéciale Vintage, Brut Chardonnay Vintage, One Four Brut, One Four Rosé, Cuvée 225 Brut Vintage, Cuvée 225 Rosé Vintage, Grand Cru Chadonnay Vintage, Grand Cru Pinot Noir Vintage, Palmes d’Or Brut Vintage, Palmes d’Or Rosé Vintage

2. Veuve Clicquot: 17.400.000 garrafas -1,6%
A marca mais de moda. Mestre em grandes campanhas de marketing e acessórios anexos. A qualidade é boa, mas pra mim não vale o que custa (quem compra está pagando os custos da propaganda), mas aparentemente os brasileiros não querem saber de outra marca. Recentemente está investindo em cuvées de guarda e em experiências submarinas: depois da descoberta de umas garrafas centenárias no fundo do mar (veja aqui), neste ano a casa mergulhou uma série de garrafas que serão recuperadas somente após 50 anos, para uma experiência de envelhecimento.
Linha de produtos: Brut Yellow Label, Rosé, Demi-Sec, Vintage, Rosé Vintage, La Grande Dame

1. Moet et Chandon: 28.980.000 garrafas +3,2%
A rainha indiscutível quase chega á incrível marca de 30 milhões de garrafas. O marketing por um lado também aposta em produtos de tendência como o champagne para beber com gelo (aquie pipoca trufada marcada Moet, mas por outro lado leva em grande consideração a importância da grande gastronomia, como mostra a recente colaboração com o tri-estrelado chefe Yannick Alléno. Também não não brincam com os garotos propaganda, tendo parceiros como Roger Federer e Scarlett Johansson. 
Linha de produtos: Moët & Chandon, Imperial NV, Rosé NV, Grand Vintage Blanc, Grand Vintage Rosé

Um brinde virtual com todos vocês!



2 comentários:

  1. Muito legal o artigo, a fonte e o champagne!!! Obrigado!! Apenas, deve ter algum engano nos valores de "Piper" e "Pommery", Mario... Dê uma checada nisso! Um abraço, Lamberto

    ResponderExcluir
  2. Eu que agradeço você pela visita e pelo seu comentário, Lamberto! Realmente sobre os 2 que citou me confundi calculando em cima dos valores de 2012, desculpa, já fiz a devida correção. Obrigado pela sua preciosa contribuição! Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...