Vinopoly

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Como esfriar rapidamente sua garrafa de vinho

A dica seja talvez mais útil para o verão, mas como aqui no Brasil praticamente é sempre verão (menos que em alguns privilegiados lugares), então a indicação serve all year long. Todo mundo em algum momento já precisou baixar drasticamente a temperatura de uma garrafa de vinho (ou cerveja, refrigerante, água...): acabou de comprar uma garrafa e o liquido se encontra em temperatura ambiente (que no Brasil significa: quente). Está com vontade de beber logo, ou com amigos em casa cheios de sede e não quer esperar no mínimo uma meia hora para que a geladeira faça seu dever. 

Como fazer então para gelar sua garrafinha em poucos minutos? A solução ao seu problema se chama reação endotérmica: quando a energia total (entalpia) dos seus produtos é maior que a de seus reagentes, ou seja, ela absorve energia (na forma de calor). Dito assim, de forma científica, parece que estou querendo do nada que você se torne um alquimista  ou um pequeno químico, mas nada disto, fique tranqüilo: bastam um balde com gelo (em ausência pode usar também uma panela), água e sal. Pela reação química citada acima, o sal (pode ser grosso ou fino) acelera o derretimento do gelo, fazendo que a água se torne em poucos instantes muito gelada e que absorva rapidamente o calor da garrafa.
Em menos de 5 minutos, por exemplo, você consegue levar uma garrafa de espumante a sua temperatura ideal de serviço. Se for tinto então, ainda menos.

Se quiser um truque ainda melhor, eis uma evolução desta técnica. Tenha sempre no congelador uma ou duas garrafas PET cheias de água e sal abundante. Esta solução salina não congela na temperatura do freezer (-18°), portanto com ela você vai poder preencher totalmente o balde e fazer que a inteira superfície da garrafa esteja em contato com um líquido a -18°. Desta forma seu vinho estará na temperatura de serviço bem antes do que você imaginar.  

Já se não tiver nem balde, nem gelo, nem água, mas tem um congelador, então segue uma dica mais “rústica”: envolva a garrafa em duas ou três camadas de papel toalha, molhe e coloque no freezer. O resfriamento da garrafa é um pouco mais demorado que no caso anterior, mas de qualquer forma acelera processo.

Fica a dica. 



0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...