quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Um belíssimo Ribera del Duero por menos de R$50

De volta, depois de uma breve pausa para viagem de férias/trabalho na Itália, vou logo indicar uma bela compra por menos de 50 prata. Da Itália? Nãoooo, seria até banal, né? O Bolso Esperto da vez é espanhol, especificamente da região de Ribera del Duero, terra do mítico Vega Sicília. Mas como este blog não é destinado aos amantes do gênero "vinho-ostentação", viemos com esta para mostrar que é possível sim encontrar boas pechinchas em terroirs badalados. Esta é uma: Acappela Roble 2011, da Bodega Monteabellon.

A vinícola tem história recente, fundada no ano de 2000, conduzida com paixão pelas famílias Monteabellon e Garcia, com propriedades também em Rioja e Rueda (ex Castilla y León).

Este Acapela procede de vinhedos de Tinta Fina (tempranillo) a beira do rio Duero. É um mono-varietal que estagia 5 meses em carvalho francês e americano.

Embora esta descrição possa remeter a um tinto simples, pelo contrário o vinho surpreende pela complexidade. A cor é bastante extraída (para púrpura) e já no nariz mostra suas qualidades: fruta negra, terra molhada, cacau, couro, com notas ferrosas. Na boca tem corpo médio, bem estruturado, macio, com taninos redondos e um final de cereja muito agradável. O álcool, embora elevado, é imperceptível e balanceado por ótima acidez. 
O resultado final é um belo tinto, fresco e equilibrado: a garrafa se deixa tomar inteirinha com grande prazer. Pelo preço vale muito a pena.

Vinho:
Acappela Roble
Safra:
2011
Produtor:
Bodegas Monteabellon
País:
Espanha
Região:
Ribera del Duero
Uvas:
100% Tinta Fina (tempranillo)
Alcoól (Vol.)
14,5%
Importadora:
Nova Fazendinha
Custo médio:
R$ 46,00

O Acappela na minha mesa

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...