Vinopoly

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Um grande Champagne para as suas festas

As festas de fim de ano se aproximam, então segue uma dica para os apreciadores de Champagne classudos que queiram comemorar (ou presentear) com grande estilo.
Louis Roederer é uma das mais tradicionais (desde 1776) e importantes maison de Champagne, com certeza a mais cultuada: seu celebérrimo Cristal é simplesmente o vinho espumante mais desejado do mundo, sempre presente em festas e nas mesas dos ricos&famosos. A badalação é justificada neste caso pela altíssima qualidade de seus vinhos, e primeiramente de seus vinhedos. A casa procura perfeição e muitas vezes consegue, sendo referencia absoluta para Champagne Reserva.

sábado, 23 de novembro de 2013

Wine News (and tasting)

Notícias vínicas de agência:
"O sommelier Dionísio Chaves agora é o Embaixador do Beaujolais no Brasil, e terá seu rosto nas garrafas de Rue de Beaujolais, uma marca composta somente com o Cru de Beaujolais Morgon, considerado por Dionísio melhor Cru. Para comemorar a novidade, Dionísio fará evento em seu restaurante, a Bottega del Vino, com Beaujolais Nouveau, sugerindo harmonizações aos clientes. Sobre os Rue de Beaujolais, Dionísio diz que “são vinhos excelentes para beber na juventude, mas tem potencial de guarda de aproximadamente 8 anos”. Bottega del Vino – Rua Dias Ferreira, 78, Leblon. Telefone: 2512-6526. De segunda a quinta, das 17h à 01h. Sexta e sábado, das 12h à 01h30. Domingo, das 12h às 24h. Capacidade: 80 pessoas.  C.c: todos. C.d.: todos." 

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Degustação de espumantes da Anna Spinato

Nesta semana participei de uma degustação de Proseccos da vinícola Anna Spinato, em companhia da própria produtora (gente finíssima), organizada pela importadora Global Wines em colaboração com a Câmara de Comercio Ítalo-Brasileira do Rio. O evento aconteceu no bonito salão do restaurante Margutta, no centro da cidade e os vinhos foram acompanhados por deliciosos petiscos da casa.

domingo, 17 de novembro de 2013

Chegou a rolha anti-pirataria!

Sabemos bem que o mercado do vinho oferece alguns riscos quanto à fraudes e falsificações. Agora uma empresa italiana promete acabar de vez com os vinhos “piratas”.
Pois é, a produtora de rolhas Brentapack, criou o IDCORK, um sistema de leitura de códigos impressos individualmente nas rolhas e accessível através de um aplicativo gratuito no próprio celular, tablet ou pc.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Pagando o vinho com um beijo

Marketing apostando no amor. Wineria, um novo wine-bar de Milão, lançou uma iniciativa bem interessante: todas as 4ª feiras, a primeira taça de vinho é oferecida em troca de um beijo. Não que o cliente deva beijar o atendente: o casal se beija e o atendente olha e contabiliza. 

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Um ótimo Bordeaux de 20 pratas? Oui, nous pouvons!

Reza a lenda que um tinto de Bordeaux para ser bom tem que ser caro. Verdade em parte, sobretudo usando como referência os grandes, e não fáceis de beber, vinhos de lá, em comparação com os vinhos “imediatos” e mais em conta da América do Sul. Mas se você gosta do estilo bordalês, hoje é possível sim encontrar umas barganhas interessantes (inclusive já vimos algumas nestas páginas).

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Degustando o ícone Seña na Sherry-Lehmann

Se você for à Nova York, uma visita à Sherry-Lehmann se torna meio que obrigatória. A loja não é a maior, nem a mais bonita da cidade, mas aquela esquina entre a rua 59 e a Park Avenue se tornou uma referência quando o assunto é vinhos de alta gama, abastecendo as adegas dos executivos de Midtown Manhattan desde 1934. A coisa interessante é que quase todo dia tem uma degustação de graça, e, rodeando pelas prateleiras, não é raro se deparar em um atendente te oferecendo uma taça de um grande vinho. Foi o meu caso: na última vez que estive ali, há 3 semanas, estava rolando uma free tasting de Arboleda e Seña. As duas vinícolas pertencem ao Eduardo Chadwick (Errazuriz, Caliterra, Viñedo Chadwick), verdadeiro Rei Midas vínico. 

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

11 frustrações do enófilo

Tudo bem, aqui ninguém é enochato, ou pelo menos ninguém admite (aliás,  você já fez o teste aqui?). Ninguém gosta de assumir que vive as margens da sociedade, que por causa do vinho brigou com os parentes e que os amigos o convidam somente para funerais ou para testemunhar no tribunal.