Vinopoly

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Um ótimo clássico italiano

O premiado produtor Masi é um dos maiores nomes da Itália e líder na produção de Amarone. Vinícola histórica do Veneto (desde o século XVII), soube desde sempre conjugar muito bem tradição e visão para o futuro. É o caso do Campofiorin, rótulo que hoje se tornou um clássico, mas que quando foi lançado, em 1964, foi uma inovação absoluta, que criou uma nova categoria de vinhos inspirados à técnica do Amarone.

Nestes dias abrimos um Campofiorin 2009, grato presente do amigo Vincenzo Protti, representante da vinícola.
Corte clássico di Corvina, Rondinella e Molinara. Inicialmente produzido com a técnica do Ripasso, aonde as uvas faziam uma segunda fermentação nas borras do Amarone, a partir de 1983 o procedimento foi aprimorado, adicionando de fato uvas parcialmente passificadas em fermentação com o vinho base. Estas uvas semi-passificadas geram mais complexidade, estrutura, cor e taninos doces. O vinho passa ainda quase 2 anos em carvalho (esloveno e francês) e mais 3 meses em garrafa antes da comercialização.

É um tinto muito elegante no nariz e na boca: cereja madura, alcaçuz, canela e outras especiarias; no palato é rico e aveludado, com taninos macios. Álcool “educado” e bom potencial de guarda (tranquilamente uns 15 anos).
Um vinho que junta simplicidade e força. Recomendo. E digo isto não para agradar o Vincenzo ou a Masi, que certamente não precisam da minha aprovação: a verdade é que o vinho é bom mesmo.

Vinho:
Campofiorin
Safra:
2009
Produtor:
Masi
País:
Itália
Região:
Veneto
Uvas:
Corvina (70%), Rondinella (25%) e Molinara (5%)
Alcoól (Vol.)
13%
Importadora:
Mistral
Custo médio:
R$ 110,00


2 comentários:

  1. Grande Mario,
    Eu gosto muito deste vinho. Costumava bebê-lo com mais frequência, mas faz tempo que não o aprecio. Preciso voltar...rs. Na mesma faixa, gosto muito também do Palazzo Della Torre, de Allegrini.
    Abraços,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Flavio,
      Muito bem colocado: o Palazzo também é um vinho deste mesmo "porte" que bebo com prazer.
      Sempre bom ter você por aqui. Obrigado!
      Abração!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...