Vinopoly

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Vem aí o Encontro de Vinhos Campinas

Se você estiver em Campinas e arredores, esta é uma degustação de vinhos que nai vai querer perder. Neste sábado chega o Encontro de Vinhos, evento itinerante que já se tornou famoso, organizado pela dupla dinâmica Daniel Perches e Beto Duarte.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Tudo que precisávamos era pipoca ao vinho...

Alguns amigos gostam de tomar vinho enquanto assistem um filme ou um jogo de futebol; outros já preferem a mais tradicional pipoca. Se você for indeciso eis a solução pra você acompanhar a fase final da Copa das Confederações ou seu suspence favorito: pipoca ao sabor de vinho.

domingo, 23 de junho de 2013

O segundo vinho do Sassicaia

Este é um vinho “sério”. Tenuta San Guido é o produtor do celebérrimo Sassicaia, o vinho italiano mais emblemático e badalado do mundo. Como vimos aqui , seu criador, o marques Mario Incisa della Rocchetta, revolucionou para sempre a enologia italiana “inventando” o primeiro Supertoscano da história, com a utilização de uvas e barricas francesas num País vinícola tradicional que sempre priorizou uvas autóctones.

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Um "ex" Bolso Esperto espanhol

Este vinho costumava custar menos de R$ 50,00, o que fazia dele um Bolso Esperto com certeza, mas com o aumento do dólar (sua importadora aplica o preço em dólares), o preço atual já se tornou menos competitivo em comparação com os demais concorrentes do mesmo nível.. De qualquer forma continua sendo um bom vinho.

terça-feira, 18 de junho de 2013

O primeiro vinho de denominação francês em lata!

Vinho em lata já não é novidade, tem vários exemplares espalhados mundo afora. Mas pela primeira vez até um vinho “premium”, de denominação controlada (AOC) francês acaba no recipiente metálico. A Winestar lançou uma linha de três vinhos (branco, rosé e tinto) em lata produzidos na região de Languedoc com denominação Corbières AOC. A idéia é de tornar pop o consumo do vinho, ou seja, popularizar a bebida na faixa de potenciais consumidores de cerveja e refrigerante que preferem a praticidade das latas ao trabalhoso ritual do serviço do vinho.

sábado, 15 de junho de 2013

MondoCerva: qual a diferença entre witbier e weissbier?

Cerveja de trigo nem sempre goza de grande consideração, talvez por causa de sua cor laranja e turva. Acontece que o trigo, diferente da cevada, não tem casca dura e por isto pode ficar se misturando com o liquido durante o preparo. Mas è um tipo de cerveja bastante gostoso, que pessoalmente curto muito.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Um ótimo clássico italiano

O premiado produtor Masi é um dos maiores nomes da Itália e líder na produção de Amarone. Vinícola histórica do Veneto (desde o século XVII), soube desde sempre conjugar muito bem tradição e visão para o futuro. É o caso do Campofiorin, rótulo que hoje se tornou um clássico, mas que quando foi lançado, em 1964, foi uma inovação absoluta, que criou uma nova categoria de vinhos inspirados à técnica do Amarone.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Degustação de Wines of Portugal: participe!

Mais um grande evento de vinhos chegando. O Portugal está hoje com tudo e vem ao Brasil mostrar força e qualidade de seus vinhos, com grandes nomes que possuem nova mentalidade e gosto abertos aos mercados internacionais.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

O terroir acabou: agora temos o aquaoir...! Vinhos afinados no mar

Três anos atrás terminei este post comentando ironicamente que talvez o melhor lugar para guardarmos nossas garrafas seria o fundo do mar. O que parecia ser uma piada está se tornando de fato uma tendência mundial e as experiências não faltam, ao ponto que se começa a falar do novo ambiente de afinamento com um novo termo: aquaoir, oposto a terroir.

domingo, 9 de junho de 2013

Grande teste: você é enonerd ou enochato? Descubra aqui

Será que você é um wine geek? Ou um wine snob? Para quem não tem familiaridade com estas palavras seria como dizer enonerd (inventei uma nova palavra?) ou enochato. As duas categorias, é evidente, são bem diferentes: o geek é capaz de enumerar de cór os Grands Crus de Bordeaux, château por château, que nem a escalação da Seleção brasileira na Copa de 1982. Já o enochato, dos chateaux bordoleses é assíduo freqüentador e de alguns ele possui a cópia da chave, caso ele chegue de madrugada.

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Oscar do Vinho Italiano: and the winner is...

No último dia 3 de junho aconteceu em Roma o Oscar del Vino 2013, evento promovido por Bibenda, órgão oficial da AIS (Associazione Italiana Sommelier), que é também uma famosa revista e editora de um dos maiores e mais completos guias de vinhos italianos.

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Destaques do 1° Confraria Carioca Wine Day

No último dia 15 de maio participei do 1° Confraria Carioca Wine Day. Para quem não conhece, a Confraria Carioca é uma famosa loja de vinhos do Rio de Janeiro, com boa seleção de rótulos do mundo inteiro e atendimento simpático e atencioso que mostra sempre bom preparo.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Guerra de borbulhas: ataque contra a denominação Cava!

As colinas de Penedès são, além de pulmão verde da Catalunia (40 km de Barcelona) a pátria do Cava, o champagne espanhol. Aqui, em 1872 foi produzido o primeiro espumante local. Xarel.lo, Macabeo e Parellada são as castas brancas permitidas pela Denominação de Origem: a primeira traz força e corpo, a segunda um toque de fragrância e notas frutadas, a última elegância. A regulamentação também permite o uso de castas internacionais e a Chardonnay só poderia ser a convidada de honra. Todas são protegidas - fisicamente e metaforicamente - pelo maciço de Montserrat, uma alta colina que não permite a entrada de ventos frios do norte. A temperatura média para os territórios de Penedès é de 15° graus, com máxima de mais de 30° no verão e umas limitadas geadas no inverno.

domingo, 2 de junho de 2013

Este vinho combina com...orgia e maconha...??? Veja o vídeo: imperdível!

Esta é uma das melhores campanhas publicitárias de vinho que já vi. Brandon Allen e Bo Silliman são os donos da vinícola SloDown, produzem um vinho chamado Sexy Chocolate (um nome, um programa) e se os outros produtores se inspirassem nestes dois debochados, talvez o mundo do vinho seria melhor. Com certeza mais easy. O vinho é um corte de zinfandel, syrah & petite syrah de Napa Valley, Califórnia; não sei se é bom, it doesn’t matter, mas estes dois malucos são, de fato, gênios. Dê uma olhada no site, incluindo o blog: há mais marketing aqui que em 20 aulas da USP. Estilo simples, divertido e auto-irônico, belíssimas gráficas que vão do western à ficção cientifica e wine-tour rodando os States que nem rockstars, nada a ver com as tristes degustações de ABS e afins.