Vinopoly

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um presente de Natal bom e barato


Vinho é um dos presentes clássicos para o Natal. Mas com que vinho presentear? Quanto gastar? Como falei nesta matéria é bom ter uma idéia dos gostos e preferências do destinatário do presente, sobretudo se ele for um enófilo de carteirinha. Mas, caso você não tenha estas informações ou ele não esteja tão por dentro do mundo do vinho e queira gastar menos de 50 reais esta é uma sugestão que vai fazer bonito.
Um vinho “piacione”, se diria informalmente em italiano, ou seja, que agrada propositalmente e descaradamente todo mundo.

A Ventisqueiro é um vinícola bastante conceituada no Chile – e autora de um dos meus merlot favoritos – e a WineBow é uma das maiores (se não a maior) importadoras dos Estados Unidos: a parceria entre as duas empresas deu vida aos rótulos Root: 1, uma linha de vinhos exclusiva para exportação. Como os vinhos são praticamente encomendados e confeccionados para os mercados estrangeiros (principalmente americano), não podemos esperar grande naturalidade, tipicidade de solo e expressão peculiar das castas, mas são vinhos bem feitos, vindo de qualquer forma de terroir badalados como os vales de Colchagua e de Casablanca. A linha produz Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Carmenere e Sauvignon Blanc.

Pessoalmente provei o Cabernet Sauvignon 2009 (85% cabernet e 15% syrah) e devo admitir que, embora não surpreendente, tem tudo no lugar e na medida certa. E com preço bem interessante. O aroma é tipicamente novomundista, com fruta em compota e batom; na boca foi até mais elegante do esperado, com corpo médio e a madeira (10 meses em carvalho americano e francês) não sobressalente adiciona uns toques defumados. Taninos, obviamente, bem levigados, e tem até uma acidez interessante.

A garrafa, bonita, leva um desenho em serigrafia que especifica (em inglês, of course, que as videiras não tem porta-enxerto – jogada de marketing esperta, como se isso fosse distintivo desta vinícola, mas os americanos não sabem que praticamente quase nenhuma vinícola do Chile utiliza a enxertia...)

Enfim por todas estes fatores acho um presente bacana. Não chega a ser um mero Bolso Esperto, pois nesta faixa de preço de 40-50 reais encontramos bastante coisa do mesmo nível (e até superior), mas para estas suas características “piacione” é certamente um vinho que ninguém vai poder achar defeitos, seja novato ou expert.  
Um vinho transversal (sempre que isto signifique alguma coisa).

2 comentários:

  1. Prezado,

    para qual email poderia lhe encaminhar uma sugestão de pauta?

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo, obrigado pelo contato. Pode enviar para mondovinho@gmail.com
      Abraço

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...