Vinopoly

sábado, 29 de dezembro de 2012

A lista dos melhores vinhos de 2012 do Mondovinho

Final de ano é normalmente hora de tirar conclusões, resultados, avaliações definitivas, e sobretudo listas. Vocês sabem que eu não pertenço a estas turmas de amantes de classificações, menos ainda de vinhos. Ficar escavando os melhores vinhos degustados em 2012 nas minhas anotações ou até nestas paginas, além de ser um exercício difícil e demorado, não faz sentido pra mim. Além do mais que não saberia colocar um vinho, por exemplo, no 7° lugar ao invés do 6° (by the way, alguém me explica em que se definiria a diferença com o 8° colocado?). Sem contar que, com as centenas de vinhos degustados ao longo do ano, o risco de deixar de fora rótulos que mereceriam estar dentro seria bem alto.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Feliz Natal!

Um Feliz Natal para todos os queridos leitores e amigos do MondoVinho e um brinde aos amigos e colegas com os quais tenho tido a alegria e o privilégio de compartilhar boas taças durante o 2012.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Gangnam "Wine" Style: vídeo imperdível!

Para comemorar os 40 anos da empresa, a Jordan Winery, conceituada vinícola californiana, gravou e publicou um vídeo-paródia  do hit Gangnam Style, verdadeira febre do momento.
Todos os funcionários e colaboradores da vinícola participaram da brincadeira, inclusive o próprio patrão, genuíno protagonista.
Brilhante, sem sombra de dúvida. Para mostrar ao mundo que vinho não é sinônimo de austeridade e sim de descontração.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Um presente de Natal bom e barato

Vinho é um dos presentes clássicos para o Natal. Mas com que vinho presentear? Quanto gastar? Como falei nesta matéria é bom ter uma idéia dos gostos e preferências do destinatário do presente, sobretudo se ele for um enófilo de carteirinha. Mas, caso você não tenha estas informações ou ele não esteja tão por dentro do mundo do vinho e queira gastar menos de 50 reais esta é uma sugestão que vai fazer bonito.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Eis o novo sócio do Robert Parker

Temos um nome e um rosto. De acordo com o blogueiro francês Vincent Pousson, o novo sócio da The Wine Advocate do Robert Parker seria este senhor com o fácil nome de Soo Hoo Khoon Peng, ex-diretor da Hermitage, importadora de Cingapura.

domingo, 16 de dezembro de 2012

E o melhor vinho italiano do ano EM ABSOLUTO é...

Qual é o melhor vinho italiano do ano? Naturalmente cada guia e cada avaliador têm próprias preferências. Mas qual é o rótulo considerado uma unanimidade? Todo ano a revista Gentlemen, anexo do jornal financeiro Milano Finanza, compila a lista dos melhores vinhos do ano cruzando os resultados dos 5 maiores guias italianos: Gambero Rosso, Bibenda, Veronelli, l’Espresso e Luca Maroni.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Tá calor, vamos de branco Bolso Esperto?

Aqui no Brasil o consumo de vinho branco não reflete o nosso clima: tem frotas de consumidores que mesmo com temperatura ambiente de 45° graus fazem questão de tomar aquele tinto encorpado com 15% de volume alcoólico.
Se você não pertence a esta categoria lá vai uma sugestão desinteressada.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Robert Parker deixa? Claro que não

Estava me esforçando em escrever o menos possível sobre o amado/odiado “advogado do vinho”, mas a notícia é daquelas que vão dar pra falar, então vou voltar ao assunto Robert Parker. Mas serei breve, também porque o fato foi já publicado e divulgado amplamente.  

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Se este vinho é melhor que o Pétrus, então eu não quero o Pétrus

O vídeo de um vinhozinho de 14 euros derrotando às cegas grandes nomes de Bordeaux que custam 100 vezes mais se tornou uma sensação (eu mesmo o publiquei aqui). Pois é, o semi-desconhecido Chateau Reignac humilhando monstros sagrados como Lafite, Margaux, Latour, Haut-Brion, Cheval Blanc e Pétrus.

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Villa Matilde: por que não fui antes?

Em minha recente e brevíssima passagem pela minha terra aproveitei para visitar uma vinícola da minha região que ainda não conhecia. Conhecia os vinhos, é claro, mas ainda não tinha tido a oportunidade de visitar pessoalmente a empresa. E olha que fica a somente a 40 km da minha casa, que vergonha pra mim!

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Bolso Esperto: italiano bom e barato

Como já vimos nesta mesma coluna, vinho italiano bom e barato existe.
Eis um outro ótimo exemplar: Sartori Bardolino Classico D.O.C. 2010
Desde 1898 a Casa Vinicola Sartori produz os vinhos clássicos da região do Veneto, nunca cedendo às tentações do gosto internacional, do modismo ou do paladar dos críticos.

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Um dos melhores brancos já provados

Château de Beaucastel é um dos grandes nomes do Rhone (e da França inteira). Vinícola tradicional (suas origens remontam a 1500), famosa pela sua produção de fantásticos Châteauneuf-du-Pape. Cultura orgânica com algumas técnicas biodinâmicas também, a vinícola usa todas as 13 castas permitidas na denominação para os tintos, já para os brancos utiliza essencialmente 2 castas: a Roussanne e a Grenache blanc.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

7 regras para o perfeito sommelier

Já abordei o assunto em outros posts, mas o fato é que não me conformo. Rodando por vários restaurantes encontramos sommeliers de todo tipo, pessoalmente conheço alguns muito profissionais, outros muito humanos, uns super-técnicos, outros talentosos, mas a impressão que tenho maturado é que de maneira geral os sommeliers brasileiros (mas também uns colegas mundo afora) uma vez absorvidos os “textos sagrados” da ABS param por aí. Meu caro, o almejado diploma não deve ser um ponto de chegada, e sim um ponto de partida. Então o que fazer para crescer e ir além do “vermelho rubi com reflexos violáceos”? Seguem 7 dicas definitivas para deixar de ser um sommelier genérico e se tornar um "sommelieraço".

sábado, 1 de dezembro de 2012

Teste do salva-vinho: o resultado final

Bom, estava na hora de saber se o tão decantado winesave funciona ou não. Então ontem, dia 30 de Novembro, abri de volta a garrafa que tinha aberto e guardado no dia 8 de Novembro. Como podem ver neste post, depois de ter degustado metade da garrafa, fiz uma aplicação de um segundo do gás conteúdo no frasquinho e guardei a outra metade na porta da geladeira. Estava bem curioso mesmo, embora já conhecesse a eficácia do tal do argônio nas maquinas Enomatic, ainda não o tinha testado desta forma “doméstica”. E não é que o negócio funciona mesmo? Impressionante, depois de 23 dias o vinho estava ainda aí, intato. Com direito a aromas e paladar.