Quem não gosta de comer em restaurante? De ser servido, de saborear uma comida deliciosa, harmonizada com um belo vinho num ambiente
acolhedor? Tudo de bom, né? Mas muitas vezes as expectativas são frustradas por
experiências nada agradáveis. Então o badalado chef britânico Gordon Ramsay, dono de cerca de 40 restaurantes espalhados pelo mundo (10 dos quais estrelados) e protagonista de famosos programas de TV como Masterchef
USA, Hell’s Kitchen e Kitchen Nightmares, revelou ao jornal The Guardian
algumas dicas para reduzir as chances de algo dar errado durante a merecida
refeição num restaurante.
Portanto vamos ver a lista de regrinhas que o estrelado chef televisivo
sugere para não errar:
Ligue, não reserve
on-line
Claro, reservar pela internet além de seu charme tecnológico
tem sua comodidade, mas se dar o trabalho de ligar vai resultar em mais chances
de conseguir vaga (ou uma mesa melhor). No site do restaurante está avisando
que não tem mesa disponível? Bem, ligando diretamente pode ter algo ainda livre
sim (aconteceu inclusive também comigo!), caso não tenha poderá entrar numa
lista de espera e se for particularmente simpático e gentil pode até ganhar a
melhor mesa.
Além do mais, eu acrescento, desta forma você já começa a
conhecer o nível de atendimento da casa: a pessoa que te atende ao telefone é
seu primeiro contato para avaliar a experiência como um todo.
Observe os banheiros
Uma velha regra, mas
sempre válida. Se quiser saber como é um restaurante então repare no estado dos
banheiros. Um restaurante que não mantém os níveis básicos de higiene diz tudo
em respeito ao resto.
Coma antes de sair de casa
Pode parecer uma
contradição, mas não é; isto porque ninguém é capaz de julgar corretamente a
qualidade de um prato se estiver com muita fome. Então a sugestão é comer um
leve lanche uma hora antes de sair. Desta forma vai também evitar de comer
muitos aperitivos (seja um cover, um buffet, pães, etc) e ficar já estufado
antes que cheguem os pratos principais.
Vá para o almoço e não para o jantar
Esta regra vale
particularmente para os restaurantes que oferecem cardápios diferenciados entre
dia e noite ou que tenham um menu executivo de bom nível e com preços mais
competitivos. Vale também para poder provar pratos de chefs estrelados sem ter
que necessariamente harmonizar com um vinho caro. Bom, isto nem sempre.
Confie no especialista
Especialmente em
matéria de vinho, confie em quem sabe mais que você. Se por um lado é verdade
que vários estabelecimentos (especialmente no Brasil) pecam no quesito vinho,
cujo serviço é delegado a garçons ou curumim despreparados, por outro há muitas
casas que investem em sommeliers competentes (como muitos meus amigos e
colegas) que vão saber harmonizar a sua comida da melhor maneira e ainda com o
melhor custo para o seu bolso.
Reclame,
reclame, reclame
Ninguém quer deixar o restaurante com um gosto amargo na boca. Então se
tiver algo errado fale logo! Se a mesa estiver em falso e oscila em síncrono com
a lava-louca, se ela estiver na porta do banheiro, se o vinho for ruim, se o
cozimento do prato não estiver de seu agrado, não tenha medo de externar para
os atendentes. Os donos de restaurantes preferem tentar consertar o que deu
errado (talvez com uma sobremesa cortesia, uma taça de vinho extra ou um
desconto) do que ter um cliente sorridente que paga a conta sem dizer uma
palavra e depois corre para casa esculhambar o restaurante com uma avaliação
negativa no Trip Advisor.
De qualquer forma o chef Ramsey faz questão de ressaltar que
a maioria dos restaurantes trabalha com margens apertadas e que os donos e
chefs tem que ser muito “criativos” quanto à execução e precificação dos pratos
(especialmente em época de crise econômica como aqui!), mas afinal das contas
todos eles querem os clientes felizes.
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