Vinopoly

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Coma antes de ir para o restaurante! E outras dicas do Gordon Ramsey

Quem não gosta de comer em restaurante? De ser servido, de saborear uma comida deliciosa, harmonizada com um belo vinho num ambiente acolhedor? Tudo de bom, né? Mas muitas vezes as expectativas são frustradas por experiências nada agradáveis. Então o badalado chef britânico Gordon Ramsay, dono de cerca de 40 restaurantes espalhados pelo mundo (10 dos quais estrelados) e protagonista de famosos programas de TV como Masterchef USA, Hell’s Kitchen e Kitchen Nightmares, revelou ao jornal The Guardian algumas dicas para reduzir as chances de algo dar errado durante a merecida refeição num restaurante.

terça-feira, 27 de junho de 2017

A rainha da Campania

Hoje falamos de uma uva não muito conhecida por aqui, mas que mora no meu coração: a Falanghina.
A falanghina é apontada por muitos como a casta porta-bandeira da minha região da Campania. Sobre isto podemos concordar ou não, afinal tem tintos e brancos sensacionais de outras castas (clique aqui para mais detalhes ), mas certamente os brancos feitos a partir de Falanghina são os mais consumidos por lá, também devido ao forte acento da culinária local focada em frutos do mar. É a uva protagonista nos catálogos das vinícolas da região.

quarta-feira, 21 de junho de 2017

Mais uma novidade: chega aí a garrafa achatada!

Já vimos aqui alguns dos formatos de garrafa mais falimentares revolucionários destinados a mudar para sempre o mundo das bebidas, como as seguintes (clique em cada item para ler mais a respeito):
- a garrafa de 500 ml 

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Quando e como decantar um vinho? Aqui um guia essencial (rápido e prático)

Nestas páginas já falamos de várias e inovadoras formas de decantação do vinho, como a garrafa decantadora, o decanter sonoro, a garrafas auto-oxigenante, o decanter antissulfito, a  maquina para vinho em cápsula que decanta, e até decantamos um vinho no liquidificador, mas me dei conta que em momento algum abordamos a questão da maneira mais tradicional.

terça-feira, 13 de junho de 2017

Da Bulgária para o mundo!

Aos poucos os vinhos búlgaros estão se tornando mais populares internacionalmente (inclusive no Brasil). Até que enfim, eu diria! Pois falamos da região do mundo onde provavelmente tudo começou, pois se acredita que mesmo ali, cerca de 4500 anos antes de Cristo a nossa amada bebida nasceu.