Vinopoly

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Provando a melhor compra do mundo (segundo a WE)!

O vinho n.1 da lista Top 100 Best Buy do mundo da revista Wine Enthusiast em 2013. Ou seja, como se diria no Brasil: o vinho de melhor custo/beneficio do mundo; ou como se diria nestas paginas mondovinicas: o melhor Bolso Esperto de todos.

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Um dos mais importantes produtores do sul da França e seu vinho mais emblemático.

Gosto bastante e tomo os vinhos de Paul Mas com relativa freqüência, mas realizei que nunca tinha falado sobre eles aqui, falha grave que vou resolver agora mesmo.
O revolucionário Jean-Claude Mas é hoje provavelmente o produtor de maior sucesso de Languedoc-Roussillon. Herdou alguns hectares de vinhedos do pai Paul e em apenas uma década conseguiu erguer um império de 9 domaines no sul da França, criando vinhos modernos e saborosos, inspirado pela figura paterna.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Bolso Esperto sensacional! Confira

Fazia um tempinho que queria provar este tinto, pois vem sendo bem comentado no nosso eno-mundo. Confesso que tinha certo preconceito, pois nestes últimos anos o mercado brasileiro foi inundado por vinhos espanhóis baratos e avaliados acima de 90 pontos, na verdade sendo em boa parte bem medianos e as altas notas injustificáveis (ou justificáveis pelo escândalo que envolveu Robert Parker e vinhos espanhóis – se não acompanhou a história veja aqui como começou e aqui como acabou). Portanto, apesar do RP91 belamente exibido na garrafa, minha expectativa para este rótulo era muito baixa; mas como não gosto de ter preconceitos (com nada, menos ainda com vinho), resolvi tirar a prova pessoalmente. E não é que o vinho me surpreendeu? Aliás, é provavelmente uma das melhores compras na casa dos R$ 50 e por isto ganha de direito o nosso selo de Bolso Esperto!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Love it or hate it: esta é a lista Top 100 da Wine Spectator de 2014

Quem frequenta ou já frequentou estas humildes páginas, conhece a idiossincrasia (agora gostei desta palavra e vou usar sempre, ehehe) do autor versus notas, listas, etcetera. Por outro lado, o mesmo autor sabe e reconhece a importância das mesmas do ponto de vista comercial. Afinal todo mundo gosta de uma lista, né? E esta é, querendo ou não, a lista de vinhos mais esperada do ano (ou pelo menos mais interessante que a lista que vai usar mais tarde, passando no supermercado depois do trabalho). Portanto, cumprindo dever de crônica, vamos conferir a lista dos 100 melhores vinhos do mundo da Wine Spectator, publicada ontem pela célebre revista americana.