Vinopoly

domingo, 26 de maio de 2013

Grande vinho, safra ruim: veja o resultado

O vinho que inspirou o último post (veja aqui) é um top mesmo. Italiano (alguém tinha alguma dúvida?), supertoscano de raça, do produtor que de fato foi pioneiro na produção destes vinhos que se tornaram marcos da viticultura da Itália e icônicos no mundo inteiro.
Estou falando de Antinori, e neste caso especifico, de seu Solaia. Lançado no ano de 1978 e produzido na já famosa tenuta Tignanello (no coração do Chianti Classico), o Solaia é hoje o vinho top de toda a grande produção deste grande produtor.

Recentemente rachamos uma garrafa entre amigos, de safra 2002.
Para quem não sabe, a de 2002 foi uma da piores na Toscana, caracterizada por excessivas e fortes chuvas, sobretudo em Chianti. Isto tornou difícil o trabalho e prejudicou as uvas tanto na questão da maturação, quanto no estado sanitário dos cachos. Uma cuidadosa seleção das uvas de Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc resolveu o segundo problema, mas a Sangiovese não alcançou uma maturidade satisfatória, ao ponto que foi excluída do tradicional corte de 3 castas.
Ou seja, uma safra diferente, como o próprio rótulo afirma logo abaixo do nome (Annata Diversa).

Mas o vinho é bom? Não, meus amigos, não é bom: é muito bom! O deixamos decantar por uma meia hora ou mais e já fomos conquistados pelos lindos aromas de fruta negra, flores e especiarias. O bouquet continuou vivo e impressionando ao longo de mais de uma hora, evoluindo para notas tostadas, chocolate e café. No palato muita elegância, uma textura levigada e complexidade de sobra. O conjunto em perfeito equilíbrio: ótima acidez, madeira perfeitamente integrada, álcool imperceptível, e taninos muito finos. Talvez (aliás, certamente), não seja o melhor Solaia, mas se este é o Solaia de safra ruim, imagine o de safra bom!

De fato, como antecipado na matéria precedente, os grandes produtores redobram os esforços para manter a qualidade de seus vinhos tops e os mais sérios, em casos de safra não satisfatória, chegam a conclusões extremas, como até a de não produzir o vinho. O próprio Solaia, por exemplo, não foi elaborado em 5 safras até agora. No caso de 2002 foi descaracterizado do típico contributo da Sangiovese, ma de qualquer forma o resultado final foi louvável e garantiu alta qualidade. Com 11 anos de vida, ainda agüentaria tranquilamente mais 11.
Um grande vinho é um grande vinho. Always.

Vinho:
Solaia
Safra:
2002
Produtor:
Marchesi Antinori
País:
Itália
Região:
Toscana (Chianti)
Uvas:
Cabernet Sauvignon (90%), Cabernet Franc (10%)
Alcoól (Vol.)
13%
Importadora:
Winebrands
Custo médio:
R$ 1.200,00


5 comentários:

  1. Caro Mario,
    É aquele negócio: Craque recebe a bola quadrada, dá aquela arredondada e faz um golaço!
    Grande abraço,
    Flavio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Flavio,
      Não podia fazer uma comparação melhor: a sua metáfora é simplesmente perfeita.
      Obrigado!
      Forte abraço

      Excluir
  2. Que bom que eu estava junto quando você tomou. Sensacional ! Tomar um Solaia sem Sangiovese é para poucos. Um abraço,Antônio Meirelles

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Antônio! Pois é, sabendo arriscar, o mundo do vinho sabe sempre nos surpreender.
      Forte abraço!

      Excluir
  3. Eu tenho uma garrafa desse vinho, será que alguém se interessa em comprar?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...