Vinopoly

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Bolso Esperto com preço imbatível!

E depois de duas avaliações de vinhos bem caros (veja aqui e aqui), vamos voltar para uma dimensão mais humana, com um Bolso Esperto digno deste nome.
Vamos para Espanha, precisamente na região de Navarra. Bodegas Campos de Enanzo é uma cooperativa fundada em 1958, talvez hoje a maior empresa vinícola da região. A palavra "enanzo" vem do verbo “enanzar”, palavra usada exclusivamente neste local, que no vocabulário navarro significa: cuidado, esforço e dedicação no trabalho.

quarta-feira, 29 de maio de 2013

Degustação José Maria da Fonseca

Como antecipado nesta matéria, durante o evento Essência do Vinho, fui convidado também a participar da degustação especial da vinícola José Maria da Fonseca. Provamos 16 vinhos apresentados pelo próprio produtor, Antonio Soares Franco.
Todos bons vinhos, a partir da sempre honesta linha Periquita (descobri que é o rótulo de vinho mais antigo de Portugal, datando o ano de 1850), best-seller a base de Castelão (mais outras), tinto e branco, Periquita Reseva e Periquita Superyor, esta última ainda não importada no Brasil.

domingo, 26 de maio de 2013

Grande vinho, safra ruim: veja o resultado

O vinho que inspirou o último post (veja aqui) é um top mesmo. Italiano (alguém tinha alguma dúvida?), supertoscano de raça, do produtor que de fato foi pioneiro na produção destes vinhos que se tornaram marcos da viticultura da Itália e icônicos no mundo inteiro.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Safra boa ou ruim? Verdades e mitos

Grande vinho, safra ruim. Vale/não vale? Compro/não compro? Bebo/não bebo? Guardo/não guardo? Estas devem ser umas das dúvidas cruéis de todo bom enófilo de carteirinha. È inútil dizer que vinho top de uma safra top seria o ideal (que observação inteligente, né?), mas como não vivemos num mundo perfeito, isto nem sempre é possível.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Eu o chamaria de Château Lynch-Crasto...

Pois é, o nome no rótulo é Xisto - Roquette e Cazes. A primeira palavra para indicar o tipo de solo rochoso, e a seguir os sobrenomes das duas famílias que dão vida ao projeto. Mas nem todo mundo sabe que a família Roquette é dona da famosa vinícola português Quinta do Crasto; e nem todo mundo sabe que os Cazes são proprietários de um dos mais emblemáticos Chateaux de Bordeaux, o Lynch-Bages. As duas famílias se juntaram em 2002 para criar no Douro uma linha de vinhos que leva os próprios nomes. Eu que sou “marketeiro” teria aproveitado, para o rótulo, a pompa das duas grandes marcas,  mas evidentemente eles não estão preocupados com marketing.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Vini Vinci 2013: os destaques

O evento Vini Vinci foi praticamente perfeito. O patrão Ciro Lilla, auxiliado pela competente assessoria da Sofia Carvalhosa Comunicação já nos acostumaram a eventos de alto nível, e mais uma vez  a organização não fugiu da regra. Atendimento ágil, taças em profusão, comidinhas e água a vontade, e, o que mais importa, o número de participantes em justa proporção com o dos produtores e com as dimensões do espaço (no caso carioca, dois ambientes no 2° andar do belo hotel Windsor Atlântica).

quinta-feira, 16 de maio de 2013

MondoCerva: um clássico da Bélgica

Gostaria de estrear a coluna MondoCerva com uma das loiras que mais tenho tomado quando morava na Europa, e que continuo tomando aqui sempre com prazer. Um clássico da Bélgica, a Leffe Blonde. Produzida pelos monges desde o século XIII, na abadia de Notre Dame de Leffe, hoje de fato a marca é uma multinacional, e as garrafas produzidas em larga escala; mas não por isto perdeu suas interessantes características de cerveja artesanal. Uma boa introdução ao estilo Abbey (significa justamente abadia), prelúdio para as grandes Trappist.

Uma coluna polêmica! Why not?

Em seu terceiro ano de vida o blog MondoVinho tinha que acrescentar umas novidades. Uma dela vem aí, com rastos de polêmicas: MondoCerva, uma coluna dedicada exclusivamente a cervejas do mundo inteiro.
Provavelmente vai causar perplexidade, e muitos vão torcer o nariz. Mas se você gosta de bebidas fermentadas não tem como não gostar de uma cerva. Vamos combinar que enófilo que não bebe cerveja ou é um enochato ou nunca provou uma boa cerveja. Eu prefiro uma boa cerveja a um vinho ruim, e com “boa cerveja” não entendo, obviamente, os chopps e as latinhas que estamos acostumados a ver por aí (que também têm o próprio momento), e sim cerveja de outras qualidades, de preferência artesanal.

domingo, 12 de maio de 2013

Destaques da Essência do Vinho

A cidade maravilhosa teve o privilegio de hospedar a feira Essência do Vinho, maior evento de vinho de Portugal, pela primeira vez no Brasil.
Convidado a participar, não pude deixar de conferir. O local escolhido (Centro de Convenções Sulamerica) se mostrou estratégico por localização e estrutura: um moderno e amplo espaço principal para todos os vinhos em prova livre, e várias salas para as degustações temáticas fechadas.

sexta-feira, 10 de maio de 2013

Mais um grande evento chegando!

O Vini Vinci já se tornou um evento tradicional, que assim como o de sua irmã mais velha Mistral, acontece a cada 2 anos. Chegando a sua 4ª edição, a feira acontece nas cidades de Rio de Janeiro e São Paulo.

domingo, 5 de maio de 2013

Bolso Esperto às cegas! And the winner is...

Na última reunião da gloriosa Confraria Gran Reserva rolou uma degustação muito interessante: Bolso Esperto às cegas. Os vinhos poderiam ser de qualquer procedência e feitos com qualquer uva; única restrição, o preço, que não poderia ser superior a R$ 50,00.