Vinopoly

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Malbec World Day 2: o vinho mais alto do mundo


O segundo vinho enviado pela Wine of Argentina para celebrar o Dia Mundial da Malbec é o Colomé Estate Malbec 2009. Inclusive é um que eu gosto particularmente: já provado algumas vezes e escrito a respeito (veja aqui).  Por 2 vezes na Top100 da Wine Spectator, o Colomé Estate Malbec é o vinho argentino que alcançou a mais alta posição nesta cobiçada lista (#32 em 2009).
A vinícola da região de Salta, possui os vinhedos mais altos do mundo, chegando até 3.111 metros de altitude. Basicamente varietal malbec (85%), cortado com pequenas percentagens de Cabernet Sauvignon e Tannat, maturado 18 meses em carvalho.
Degustando novamente o mesmo vinho depois de 2 anos, as sensações principais continuam as mesmas que citei no post de 2011, mas aquela dureza e potência ficaram atenuadas pelo tempo, liberando aromas mais evoluídos de couro, tabaco e café, com notas de cassis. Na boca também o achei mais equilibrado e redondo, com belo final agridoce e longo. Álcool alto, mas imperceptível. O enólogo francês Thibaut Delmotte  e os proprietários americanos (Hess Family) souberam dar ao vinho um gosto californication, mantendo bem definidas as características do terroir de Salta. 
Recomendado.

Vinho:
Colomé Estate Malbec
Safra:
2009
Produtor:
Bodega Colomé
País:
Argentina
Região:
Salta
Uvas:
Malbec (85%), Cabernet Sauvignon (7,5%), Tannat (7,5%)
Alcoól (Vol.)
14,5%
Importadora:
Decanter
Custo médio:
R$ 105,00
Notas:
WS92; RP92

2 comentários:

  1. Olá Gringo

    Acompanho frequentemente suas postagens e fiquei com uma dúvida: será que o Colomé é da Patagônia mesmo? Achei que era de Salta?
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro,
      Você tem toda razão: o Colomé é de Salta. O artigo linkado é mais preciso. Já neste eu dei até "dupla cidadania" para o vinho, que coisa! é isso que da a escrever artigos de madrugada...rsrsr. Peço desculpa pela confusão, a matéria já foi corrigida. E obrigado pelo aviso.
      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...