Vinopoly

quarta-feira, 17 de abril de 2013

Malbec World Day 1: o "Vinhossauro"


Continuando a comemoração do Dia Mundial da Malbec lá vai a primeira degustação/avaliação dos 3 vinhos promovidos pela Wine of Argentina.
Começamos hoje com o Saurus Barrel Fermented Malbec 2008.
Sempre digo que a Patagônia Argentina produz vinhos mais refinados e elegantes, se comparados com os demais “malbecões” encorpados e potentes de Mendoza; e este patagônico confirma a regra.
A Família Schroeder se tornou em pouco tempo um dos produtores mais célebres da Patagônia: a vinícola, fundada em 2002, ganhou rapidamente credibilidade e elogios, e hoje é referência da região. O enologo é o Leonardo Puppato e a consultoria do Paul Hobbs. Não preciso dizer mais nada. 
Se você está se perguntando o porquê da foto do dinossauro acima, a resposta é bem interessante: durante as obras de escavação para implantação dos vinhedos e da vinícola foi achado um osso de dinossauro pertencente à espécie de Aeolosaurus: o bichinho tinha uma altura de 12 metros e o fóssil encontrado é hoje visível em uma especial “adega” subterrânea da vinícola que mantém luz e temperatura constantes para a preservação.
Daí o nome do vinho “Saurus” ficou realmente bem bolado.
Deixando a arqueologia do lado e indo para um assunto mais palatável, o Malbec Barrel Fermented 2008 me deixou muito bem impressionado e com o gostinho de quero mais.

Os vinhedos estão situado no Vale de San Patricio del Chamar, na província de Nenquén. Varietal 100%, a fermentação malolática é feita em barricas (como o nome justamente sugere). Ainda tem um estágio de 8 meses em barricas novas de carvalho americano e francês. A produção é limitada a 15.000 garrafas, todas numeradas no rótulo.
Embora seus 5 anos de vida, o vinho ainda mostrou juventude de sobra e tem estrutura para agüentar tranquilamente mais 5-6 anos. Nariz encantador de fruta silvestre madura, especialmente cassis, com notas de tabaco, pimenta e cravo. Na boca o líquido é complexo, bom corpo com textura suave, ótima acidez e taninos vivos e doces. O leve desequilíbrio inicial a favor do álcool (14%) andou se ajustando na taça com o vinho arejando. Final médio-longo.
Vinhaço. Perfeito para harmonizar carnes (melhor se de caça) e pratos com molhos elaborados.

Vinho:
Saurus Barrel Fermented Malbec
Safra:
2008
Produtor:
Bodega Família Schroeder
País:
Argentina
Região:
Patagônia – Nenquén
Uvas:
Malbec 100%
Alcoól (Vol.)
14%
Importadora:
Decanter
Custo médio:
R$ 115,00
Notas:
88 Wine Enthusiast
Detalhe do fossil do dinossauro exposto na vinicola 


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...