Vinopoly

domingo, 7 de abril de 2013

Bolso Esperto...dos leitões!


Pessoalmente não conhecia ainda este vinho, me foi apresentado pelo amigo Antônio e foi uma grata surpresa.
Maria Gomes, embora possa ser o nome da sua vizinha, é de fato o nome da casta branca mais plantada em Portugal, típica sobretudo na região de Bairrada.
E este Maria Gomes 2009 da Casa de Sarmento foi o vinho mais marcante de uma mini-maratona vínicas de um agradável almoço no CADEG com um grupinho de amigos fieis da bebida de Baco
A história da vinícola é interessante: a Casa de Sarmento nasce em 1980 como restaurante especializado em leitão assado; em breve a casa se tornou uma rede, com aquisição de vários restaurantes justamente na região de Bairrada. Sucessivamente os proprietários adquiriram umas propriedades onde começaram a produzir vinho, que era inicialmente distribuído exclusivamente na própria cadeia de restaurantes; os vinhos começaram a ganhar sucesso e credibilidade e hoje a casa é considerada uma das melhores da região e exporta seus rótulos mundialmente.
O Maria Gomes 2009 se revelou um branco delicioso. Varietal 100%, produzido em Beiras, no coração da Bairrada, tem um breve estágio em madeira. No nariz, damasco, mel, laranja, maça. Boca bastante estruturada e complexa, com grande volume, acidez perfeita e um final "pedinte" - ou seja que pede mais uma taça.
Por menos de R$ 40,00 é de se comprar em caixas.
Harmoniza muito bem com bacalhau, e, é claro, leitão!
Importado pela Adrimar.

Um comentário:

  1. O privilégio é dividir a descoberta com os amigos. O branco que evolui na taça etem um final longo que convida a mais taças como bem disse o amigo....

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...