domingo, 3 de abril de 2016

Fazendo história: vinho se torna matéria escolar! Adivinha onde...?

Enquanto no Brasil ainda se discute se o vinho poderá um dia ser considerado como alimento ou complemento alimentar, em outro País se discute se tornar o vinho matéria para ser estudada em todas as escolas. A notícia me deixa ao mesmo tempo feliz e triste: feliz, pois o país em questão é a Itália (pudera!), triste porque se tivesse nascido uns 30 anos mais tarde poderia ter estudado vinho na escola... que raiva!

Até o momento se trata apenas de um projeto de lei, uma proposta que deverá passar pela avaliação de Câmara e Senado, mas de qualquer forma é algo revolucionário, e só o projeto mostra como a cultura do vinho é desde sempre um elemento importante da identidade do meu país.

As motivações oficiais são as seguintes:
Não existe pedaço de história do nosso País que não cruze fatos ligados á uva e ao vinho. Temos que começar a descrever a Itália através das características de identidade que acompanharam todos os passos mais importantes da história. Chegou a hora da Itália introduzir "História e Civilização do vinho" na grade escolar como uma disciplina obrigatória, e com plena titulação, no patrimônio dos conhecimentos básicos dos nossos jovens”.

Portanto fique tranqüilo, não será servido nenhum vinho á crianças, nem tampouco um menor de idade terá aulas de degustação na escola. Trata-se de contribuir a formar a cultura geral das novas gerações através a narração do papel fundamental que vinho e uvas tiveram nas páginas da história do País. Elementos que hoje, sem dúvida, são embaixadores da cultura italiana no mundo.

Ademais, falar de vinhos desde cedo contribui a afastar os jovens do alcoolismo, criando uma sólida base para um consumo consciente.

Os Senadores que conceberam o projeto


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...