Sexo, é sabido, é considerado como um dos principais
atrativos para o público, em qualquer setor: cinema, música, esporte,
televisão, e até rádio. Um dos principais instrumentos de marketing em qualquer
área do comércio, desde o nascimento do mesmo. Praticamente não há empresa que
nunca tenha sido tentada em utilizar o recurso da sensualidade para aumentar
visibilidade e, consequentemente, as vendas.
E no vinho? Of course o mundo de Baco também é repleto de
exemplos. Pessoalmente não me interessaria num vinho por causa de um rótulo sensual,
mas gostando ou não, é evidentemente algo que, de qualquer forma, faz a diferença.
O sommelier americano Ron Washam, por exemplo, com 35 anos
de experiência em wine business e ganhador de vários concursos, conseguiu dar
visibilidade ao seu blog de vinho Hosemaster (por sinal muito didático e rico em conteúdos),
somente depois que resolveu postar fotos de mulheres nuas juntas com as
matérias enológicas, mesmo de modo não conexo (fica a dica para nós blogueiros...).
Já a vinícola espanhola Bodegas Monjes juntou os dois mundos de maneira mais harmônica, com as noites de degustações
Wine&Sex: dentro da vinícola projeções de filmes para adultos, comida
afrodisíaca, brinquedos sexy, uma enorme cama no meio da sala e... vinho a
vontade, claro.
Passando aos rótulos, o exemplo mais ilustre é do Château Mouton-Rothschild
1993 que levava na garrafa um retrato do célebre Balthus, representando uma
menina nua. O vinho foi até censurado e retirado do mercado americano.
Mesmo destino para o badalado produtor italiano Bibi Graetz, com seu rótulo Soffocone di Vincigliata, também foi banido do mercado americano, embora a imagem seja muito mais "light". E menos mal que os americanos não sabiam que o termo "soffocone" em dialeto toscano indica o sexo oral...
Daí os exemplos se
multiplicam, com idéias mais ou menos criativas usando o recurso de modo mais
ou menos explicito.
O vinho francês Cougar
(termo americano que indica as mulheres “coroas” caçando homens jovens) joga com o trocadilho:
“eu gosto de gamay jovens”. E vem até com uma camisinha de brinde com aroma de
banana...engraçado o contra-rótulos especificando: “Vinho feito 100% de uva.
Para o sabor de banana abra aqui”
Já este rótulo a seguir parece tranqüilo...
...mas é um outro trocadilho:
em francês “foutre d’escampette” remete a algo que envolve sêmen...
O Domaine Pithon-Paillé também joga com as palavras:
o vinho Grololo é uma fusão entre Grolleau, uva do Vale do Loire, e “lolos”, que em
francês são os peitos.
Já o sul-africano Craig Hawkins com seu vinho El Bandito,
não perde tempo com trocadilhos e vai direto ao assunto.
Enfim, o post poderia ser infinito. Paro por aqui com as
palavras, mas veja a seguir mais imagens de rótulos variados, de bom ou mau
gosto. Você decide.
Matéria inspirada por Punch:
0 comentários:
Postar um comentário