Vinopoly

sábado, 27 de julho de 2013

De volta pras taças! Degustação de vinhos franceses: participe!

É com grande prazer que anuncio a estréia de um novo ciclo de degustações promovidas pelos blogs MondoVinho e Idas e Vinhas! 
Em parceria com Lidador Rio Sul e Ráscal Rio Sul, vamos apresentar um vasto programa repleto de informação, grandes vinhos e acompanhamentos mediterrâneos, tudo no nosso estilo descontraído de sempre.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Veja como foi o Grandi Marchi 2013

Semana passada participei de mais um grande evento e, tratando-se de vinhos da minha terra, foi duplamente bem-vindo. O Istituto del Vino di Qualità - Grandi Marchi é um time de produtores top da Itália que se uniram para mostrar ao mundo a qualidade das próprias produções. O instituto é presidido pelo marquês Piero Antinori e 19 dos maiores produtores do País, de norte a sul, fazem parte do grupo, sendo: Alois Lageder, Ambrogio e Giovanni Folonari Tenute, Antinori, Argiolas, Biondi Santi Tenuta Greppo, Ca’ del Bosco, Carpenè Malvolti, Donnafugata, Gaja, Jermann, Lungarotti, Masi, Mastroberardino, Michele Chiarlo, Pio Cesare, Rivera, Tasca d’Almerita, Tenuta San Guido, Umani Ronchi.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como destruir U$140 milhões de vinho com uma única tacada

Mesmo você sendo um grande produtor de vinho, 160 milhões de dólares australianos (cerca de 140 milhões de dólares americanos) são sempre um valor “respeitável” para você colocar na coluna das perdas. Mas é justamente isto que a australiana Treasury Wine Estate vai fazer. E este é justamente o valor total do dano derivante da destruição de milhões de garrafas presentes no mercado norte-americano, adicionado à perda de rendimentos futuros. A drástica decisão foi tomada depois que a TWE superestimou o volume de vendas, saturando nos últimos anos o mercado com produtos de baixo preço, que, seja porque indesejados, seja pela concorrência de chilenos e argentinos, continuam sobrando nas prateleiras americanas. 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

A lista das Top30 castas da Itália. Confira

Quais são as castas mais plantadas na Itália? O Corriere Vinicolo publicou nestes dias a lista das 30 variedades mais cultivadas na bota itálica. Nenhuma grande novidade, mas temos também algumas surpresas.
No 1° lugar, sua majestade, Sangiovese, presente de norte a sul. Segunda classificada a Montepulciano, mas analizando atentamente a lista, ela distingue a distingue a casta Trebbiano em: giallo, romagnolo, abruzzese e toscano; somando elas, a Trebbiano ganharia disparada uma segunda colocação. Verdadeira surpresa é ver no 3° lugar a branca Cataratto , casta cultivada quase exclusivamente na Sicília. A seguir a primeira uva não autóctone, a francesa Merlot, embora cultivada no Pais já há várias décadas. Já a onipresente Cabernet Sauvignon, onipresente com consistência no resto do mundo, na Itália se coloca “somente” na 12ª posição.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

E você já provou o vinho do gelo? Este é um lindo icewine

O icewine (vinho do gelo) é aclamado como um dos grandes vinhos do mundo e considerado pelos wine-lovers como um verdadeiro presente de inverno.
Originário das regiões frias da Europa (principalmente da Alemanha, onde é conhecido como eiswein), é no Canadá, especialmente nas regiões de Ontário e British Columbia, que achou seu terroir ideal. As uvas já maturas no começo do outono são deixadas intactas nas plantas até a chegada do rígido inverno canadense acompanhado por seu gelo intenso. Desta forma a fruta fica desidratando naturalmente, concentrando sabor, aroma, ácidos e sobretudo açucares. A temperatura que desce até 10° negativos congela as uvas até solidificá-las, o que torna a colheita, que geralmente é feita à noite, uma tarefa ainda mais difícil. O rendimento do mosto (altamente concentrado) é baixíssimo, cerca 10-15% do normal, pois a maior parte de água é descartada em forma de cristais de gelo. Todo este processo torna inevitavelmente o vinho caro, mas a recompensa costuma ser valiosa, dando como resultado um vinho de sobremesa de alto nível e diferente dos demais.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

As calorias numa taça de vinho: veja o gráfico!

Quanto pesa na balança o nosso amor pelo vinho? Este infográfico, produzido por Lifehacker vai nos revelar, neste simpático infográfico, discriminando taça por casta. 
Mas, vem cá, o Lifehacker...e eu que tomo Sangiovese e Aglianico não posso saber? Racistas...

terça-feira, 9 de julho de 2013

E o vinho-cola chegou...da França! Ninguém merece

Mal tinha elaborado a informação da pipoca ao vinho (veja aqui), que agora tenho que enfrentar a notícia do vinho ao gosto de cola. Aquela cola. O seu pior pesadelo se chama Rouge Sucette (pirulito vermelho, em francês) e é de fato um vinho aromatizado, feito com 75% de uva e 25% de água, açúcar e aromatizantes de cola.

sábado, 6 de julho de 2013

Brad Pitt e Angelina Jolie não vêm ao Brasil, mas o vinho deles sim

Os astros cinematográficos Brad Pitt e Angelina Jolie cancelaram a vinda ao Brasil - para promover o filme Guerra Mundial Z - por conta das recente manifestações que invadiram o País mais que os zumbis da película. Mas o vinho deles está a caminho.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Espanhol surpreendente

Este vinho foi gentilmente oferecido pelo amigo Duda Zagari da Confraria Carioca enquanto conversamos sobre negócios. Minto: de fato a conversa de negócios foi acompanhada por água (como é justo que seja) e somente quando o assunto foi encerrado, nos descontraímos com este ótimo tinto.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Infográfico: os números do vinho nos EUA. Muito legal!

Como bebe o Tio Sam? Vamos descobri-lo com este infográfico desenvolvido pela NowSourcing , que de maneira simples e imediata nos mostra números e dados do mercado do vinho dos Estados Unidos (entre nos, o maior do mundo).