Vinopoly

terça-feira, 29 de maio de 2012

Quase um Bolso Esperto...

Este vinho, se não chega a ser um Bolso Esperto, talvez seja algo que fique bastante perto (rima poética). Pago de Montal é um projeto recente (2008) do grupo Família Roqueta (já vimos aqui um legítimo Bolso Esperto da casa), que pelo contrário, tem tradições seculares em produção de vinho. O propósito da Montal é apresentar vinhos de Fuente Álamo (Castilha-La Mancha) elaborados com uvas autóctones, mas em estilo moderno.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Como limpar os dentes das manchas de vinho

Para alguns ficar com os dentes escuros depois de um belo tinto ao restaurante é um pequeno preço a pagar, para outros é a razão pela qual desistir de beber. A americana Kimberly Walker, amante de vinhos, sobretudo de concentrados syrahs, depois de ter tentado tudo para branquear os dentes (até sabonete em um momento de desespero!) achou uma solução e realizou os WineWipes: lenços especiais para utilizar nos dentes após as refeições. Impregnados com substâncias  tipo bicarbonato de sódio, água oxigenada e glicerina, prometem “restaurar” o branco no sorriso.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Definitivo: screw-cap é mais elegante que cortiça (confira o vídeo)

Você acha o screw-cap pouco elegante no momento da abertura da garrafa? Então assista a este vídeo. Com um simples movimento encantador, o enólogo Sieghard Vaja destrói séculos de preconceitos sobre a rolha de rosca. A partir de hoje esta mal-falada tampa de metal adquire status de rolha nobre, igualando a cortiça. Bônus: não é preciso de sommelier!

domingo, 20 de maio de 2012

Veja como foi o a feira anti-salvaguarda

O evento anti-salvaguarda foi um sucesso. Centenas de pessoas, entre profissionais do setor, enófilos e curiosos participaram do evento com entusiasmo, mesmo em um dia de chuva e frio.
Além da degustação em si, foi uma clara mensagem política, uma nítida resposta contra o projeto das salvaguardas e seus assinantes.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

O primeiro screw-cap para espumante!

Você sabe, as regras de etiqueta à mesa proíbem o estouro na abertura de garrafa de espumante e qualquer bom sommelier sabe fazer isto tranquilamente. A operação é delicada e requer prática e paciência. Já se não tiver nenhuma dos dois chegou a solução pra você: rolha de screw-cap para garrafas de espumante. A novidade chega da Australia (de aonde senão?): a Guala Closures, especializada em lacres, tampas e vedações acaba de lançar uma rolha de rosca de alumínio chamada Viiva, que promete manter as borbulhas dentro da garrafa.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Um clássico Bolso Esperto com preço imperdível!

Depois de muitos vinhos meio caros, vamos voltar para uma dimensão mais humana, mas sempre com olho na qualidade. Este rótulo é um clássico que todo mundo conhece e é sempre uma boa compra na faixa dos 40-45 Reais. Em promoção por R$29,90 a compra se torna praticamente obrigatória.

terça-feira, 15 de maio de 2012

Um grande vinho da minha terra!

Vocês sabem que sou suspeito em falar em Taurasi, pois além de ser um (grande) vinho italiano, é da minha região. Mas falamos indubitavelmente de vinhos excepcionais, de grande potencial de guarda, complexos e elegantes, capazes de expressar da melhor forma a tipicidade da uva e do território da região de Campania.

domingo, 13 de maio de 2012

Vinho e crianças: sim ou não?

O comentário ganhador do Concurso “Qultural” me induziu a algumas reflexões e perguntas. Vocês deixam ou deixariam um menor de idade tomar vinho?
Pessoalmente, como todo bom italiano, comecei a tomar vinho bem cedo, de criança mesmo: durante as refeições o meu avô costumava me servir um golinho diluído com água para me acostumar e o meu pai continuou me educando a beber responsavelmente da mesma forma, até me deixar tomar vinho puro quando adolescente (mas sempre em pequenas quantidades). Na Itália, como em outros Países do Velho Mundo, é uma questão cultural, lá a maioria dos pais faz isso. No meu caso gostei particularmente e depois quis aprofundar e estudar o assunto, mas mesmo os menos preparados, de uma forma geral, acabam tendo um paladar mais educado desde cedo.

sábado, 12 de maio de 2012

A feira anti-salvaguardas

Voltamos rapidamente às salvaguardas. Entre inúmeros protagonistas desta “guerra” que atingiu nosso querido Brasil (e ainda se espalhou lá fora) gostaria de destacar dois paladinos do consumidor de vinho. É obvio que personagem como o Ciro Lilla (e outros importadores) ou Adriano Miolo (e outros produtores) tenham interesses particulares em jogo e o juízo crítico deles acabe inevitavelmente condicionado.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Hitler estava certo...

Depois dizem que eu sou anti-Parker...Repare neste vídeo.
Vídeo previamente publicado pelo sempre antenado amigo Luiz Cola no blog Vinhos e Mais Vinhos 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

E o evento da Interfood? Bom, mas pode ser melhorado

Já sei e admito: sou suspeito quando afirmo que em eventos com vinhos do mundo inteiro o destaque vai para os italianos. Mas se o brasileiríssimo amigo e ilustre jornalista/crítico Alexandre Lalas me fala que os melhores vinhos do Wine Tour da Interfoods foram 3 italianos, quem sou eu para discordar? Ehehe.

segunda-feira, 7 de maio de 2012

Papai Noel existe (se chama Juan)

Alguns de vocês talvez se lembrem da minha cartinha dos desejos para Papai Noel (quem não lembrar clique aqui). Bom, não é que ganhei mesmo o primeiro da lista? Pois é, o meu amigo ítalo-argentino Juan Carlos me trouxe 2 (duas!) garrafas de presente diretamente de Roma e ainda acompanhadas por uns queijos parmigiano e pecorino: uma generosidade que dispensa comentários e que torna o Juan um verdadeiro Papai Noel fora de estação.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Esta degustação eu passo. E você?

Já que estamos em clima de eventos de vinho (hoje me espera mais uma), que tal participar da mais fantasmagórica degustação do Sistema Solar?
Uma vertical de 57 (CINQUENTAESETE!) safras do mítico Chateau Pétrus, sendo a mais nova de 2007 e a mais antiga de 1945. Dois dias de degustações em Nova York, apresentadas pelo nosso amigão James Suckling. O valor do ingresso sai pela bagatella de U$17,500 por pessoa. Para você que engole espumante com pedaços de ouro, isto não é nada.

terça-feira, 1 de maio de 2012

Veja como foi o evento dos tops italianos

Semana passada tive o privilégio de participar do Road Show do Gambero Rosso, evento itinerante promovido pela homônima publicação, que leva ao redor do mundo uns dos nomes do vinho mais importantes da Itália e que na sua 5ª edição chegou pela primeira vez ao Brasil (São  Paulo e Rio).