Vinopoly

domingo, 31 de janeiro de 2016

Você está mais para rapidinha, para relação ou para emoção?

Gosto é o que de mais subjetivo existe no mundo. Mas se o gosto pessoal é sagrado e incriticável, tem outras categorias que ainda possuem umas características de qualidade um pouco mais objetivas.
Por exemplo, você pode não gostar do estilo ou da estampa de uma camisa de alfaiataria italiana, mas mesmo assim vai poder dizer que seu tecido é de boa qualidade; você pode não gostar de carro alemão, mas vai admitir que seu motor dificilmente vai te deixar a pé; você pode preferir filmes de vanguarda, mas vamos combinar que uma mega-produção hollywoodiana é tecnicamente perfeita.  Nestes casos seu gosto segue seu caminho, mas temos uns dados incontestáveis.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Cursos WSET nível 1 e 2 no Copacabana Palace!

A WSET (Wine & Spirit Education Trust), fundada na Inglaterra em 1969, se tornou hoje referência internacional para formação de profissionais da área de vinhos e destilados, sendo aberta também para curiosos e wine lovers em geral.
A escola Enocultura, sediada em São Paulo, traz para Rio de Janeiro os primeiros 2 níveis oficiais: os módulos são exatamente idênticos aos dos cursos feitos lá fora, sendo que a WSET exige este padrão em qualquer lugar do mundo. E a certificação também é a mesma, inclusive valida internacionalmente.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

A rolha definitiva anti-bouchonné é de cortiça!

Voltamos a falar de rolhas e bouchonné. Poxa, mas de novo? Sim, a questão agora se tornou pessoal. Dizem que o problema do Bouchonné afeta cerca de 5% das garrafas produzidas no mundo, mas pelo visto elas estão todas comigo...! Pois é, de fato nos últimos tempos não tenho tido sorte e me deparei neste defeito numa percentual acima do esperado (lembrando que o fenômeno, também conhecido como TCA, acontece quando a rolha de cortiça é atacada por um fungo que acaba estragando o conjunto aromático-gustativo).

segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Os vinhos Full-Terroir

Pedro Parra é um dos nomes mais relevantes e revolucionários da viticultura sulamericana, estando a frente de projetos como Altos las Hormigas e Zuccardi na Argentina,  Aristo e agora Clos de Fous no Chile. 
Clos de Fous pode se traduzir do francês como “Vinha dos Loucos”, e de fato o projeto tem uns toques, se não de loucura, certamente de ousadia.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Best of 2015!

Com um pouco de atraso, vamos conferir a nossa habitual lista dos melhores vinhos provados ao longo dos 12 meses passados. A lista é, como sempre, formada por apena um rótulo. Como não canso de falar, se quisesse escolher os 10 (ou mais) melhores vinhos do ano seria certamente injusto, primeiro porque entre os mais de 1800 vinhos diferentes provados em 2015 (de acordo com o meu Vivino) provavelmente acabaria esquecendo de alguns, e também não seria fácil ter um critério de avaliação para definir e distinguir entre, digamos, o 5º e o 6º lugar, por exemplo. Portanto o meu TOP10 (ou 100) se reduz a apenas um vinho, que também não necessariamente seja o melhor, mas trata-se apenas do primeiro que vem a cabeça; o rótulo que de qualquer forma criou uma experiência e uma lembrança digna de destaque.