Vinopoly

sexta-feira, 21 de setembro de 2018

O maior exportador de vinho branco do mundo


Enquanto o Brasil continua esnobando vinho branco, lá fora os números de consumo da categoria continuam crescendo. Ao mesmo tempo em que o brasileiro consome tinto encorpado e alcoólico mesmo fazendo 40º lá fora, a do branco é já a tipologia de vinho mais consumida em Itália, Grã Bretanha, e em breve EUA.

Ma se isso não surpreende, já surpreende talvez descobrir que o maior exportador de brancos do planeta é a Itália! Isso é o que aponta uma pesquisa da Nomisma - Wine Monitor: com 1,3 bilhões de euro/ano o vinho branco tranquilo da ”bota” é o mais vendido no mundo, se colocando no topo da lista a frente da França que é superada em volume e valor. No terceiro lugar a Nova Zelândia e, a seguir, Espanha, Alemanha e Austrália.

Os principais compradores são os Estados Unidos (36,6%), Alemanha (16,5%) e Reino Unido (14,2%), que concentram 2/3 da produção branca made in Italy.

O motivo de tamanho sucesso do branco italiano parece ser a variedade e tipicidade das uvas autóctones, que dão vida a vinhos muito diferentes dos demais internacionais, e oferecem características muito variadas. Castas como, por exemplo, Verdicchio, Fiano, Vermentino, Garganega (entre outras) surpreendem a cada vez mais pela complexidade, estrutura, frescor, longevidade e, sobretudo versatilidade para harmonizações.

Só falta o consumidor brasileiro descobrir.


0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...