Vinopoly

segunda-feira, 28 de março de 2016

Um belo Torrontés

O Torrontés argentino, muito amado nos Estados Unidos e Canada, é um pouco subestimados por aqui. Na verdade este é um tipo de vinho que deveríamos tomar mais aqui no Brasil no lugar dos encorpados e amadeirados chardonnays, pois sua delicadeza e frescor são aliados ideais para o nosso clima quente (inclusive pode ser servido um pouco mais gelado que os demais brancos).

domingo, 20 de março de 2016

Você compraria vinho de um ''babaca''?

Se o vendedor da loja de vinho onde você acabou de entrar for arrogante, ignorante, egocêntrico, incompetente, agressivo, esnobe, e outros lindos adjetivos do gênero, provavelmente você não colocará mais os pés nesta loja: é compreensível e até justo. Mas o que acontece se este for o caráter do produtor de vinho que você tanto ama?

segunda-feira, 14 de março de 2016

Malbec do Vale do Loire? Inédito para nós...

Conseqüentemente ao sucesso da malbec argentina no Brasil, vários malbecs vindo de sua pátria original (França), começaram a chegar ás nossas prateleiras. Todos da tradicional região de Cahors (e sul-oeste em geral).  Mas um malbec do Vale do Loire me pareceu pelo menos singular. De fato não deveria ser uma surpresa, pois de todas as regiões produtoras da França, o Loire exibe a maior variedade de vinhos: esta diversidade é devida a um clima ‘’dinâmico’’, que varia de Mediterrâneo para o Continental.

segunda-feira, 7 de março de 2016

Enofobia: as 4 situações que aterrorizam os iniciantes (e os entendidos)!

Utilizando como gancho este post sobre as tendências de consumo vamos aqui analisar expressamente o ponto 5, ou seja: os medos relacionados ao vinho.
Isto porque vinho pode intimidar sim, assustar e em casos extremos aterrorizar. Exagero? Nem tanto: agora você banca o expertão, mas tente rebobinar a fita até o momento em que se aproximou ao vinho. Viu? Aquele cara com as bochechas vermelhas de vergonha e as mãos suadas é exatamente você depois de pagar mais um mico em público. Quanto tempo demorou (e quanto vinho derramou) para aprender a girar a taça corretamente e quantas bobagens você falou achando que fossem sagradas verdades? Muitas né? Eu sei, todos nós passamos por isso, mas depois de pesadelos, tratamento psiquiátrico e fígado estragado, finalmente conseguiu o status social de ‘’entendido’’ de vinho, que satisfação hein! Mas mesmo assim situações embaraçosas continuam ás espreitas. 

terça-feira, 1 de março de 2016

Vem aí a feira Encontro de Vinhos RJ!

O Encontro de Vinhos continua sendo um dos eventos mais interessantes da eno-esfera brasileira, reunindo  música, gastronomia e diversão em torno do vinho.
A feira percorre 6 cidades: São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Curitiba e logo nesta semana chegará mais uma vez ao Rio de Janeiro.