domingo, 9 de agosto de 2015

Degustação sensacional! Leilão de Vinhos dos Hospices de Beaune. Confira


Semana passada participei de um evento pra lá de especial: a apresentação oficial no Brasil do Leilão de Vinhos dos Hospices de Beaune.

Em sua 155ª edição, o mais antigo e famoso leilão vinícola beneficente do mundo decidiu vir pela primeira vez ao Brasil para divulgar seu conceito e apresentar seus grandes vinhos da Borgonha.

Os Hospices de Beaune foram fundados no coração da Borgonha há mais de 550 anos como uma entidade e estrutura sem finalidades de lucro, para curar os doentes e ajudar os necessitados. Ao longo dos anos, graças a doações de generosos benfeitores a entidade se tornou um prestigiado domaine vinícola, com 85% de seus vinhedos classificados como Premier ou Grand Cru. Ainda hoje a receita arrecadada com a venda dos vinhos continua sendo destinada para cura dos necessitados e manutenção de edifícios históricos e tesouros artísticos.

O leilão acontecerá no próximo dia 15 de novembro em Beaune, onde serão vendidos en primeur vinhos da colheita deste ano. A venda será por barris: 48 diferentes Cuvées entre grandes brancos e tintos da safra 2015, que serão vinificados nas caves dos Hospices e maturados por 2 anos; consequentemente os vinhos serão engarrafados e entregue em 2017, rotulados com os nome dos compradores (ganhadores do leilão).

A célebre casa de leilão Christies organiza anualmente provas de vinhos em cidades no mundo inteiro para promover o evento e para ajudar os potenciais compradores a escolher os vinhos. Pela primeira vez na história o evento foi apresentado aqui no Brasil nas cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, com o apoio da Aquia (empresa de cosméticos) e da Anima Vinum (que reúne em próprio catálogo vários produtores artesanais da Borgonha). A organização ficou por conta da Ricci Cerimonial & Eventos e com a curadoria da sommelier - minha conterrânea - Anna Rita Zanier.

Aqui no Rio o evento aconteceu no belo salão de festas do Jockey Club, contando também com a ilustre presença da enóloga Ludivine Griveau, diretora da vinícola.

Ludvine Griveau apresentando a casa e o projeto
Enquanto esperávamos o começo do evento, foi servido um delicioso coquetel volante acompanhado por um Premier Cru branco, precisamente o Les Cloux do Domaine Manigley, que não fazia parte do painel de degustação (trazido pela Aquia), o que deixava já imaginar o que vinha pela frente...

Os rótulos efetivos da prova foram os seguintes (na ordem de serviço), todos produzidos pelos Hospices de Beaune:

1)      Beaune Blanc Premier Cru 2013
2)      Meursault-Charmes Premier Cru 2012
3)      Corton Charlemagne Grand Cru 2012
4)      Beaune Rouge Premier Cru 2010
5)      Pommard 2012
6)      Volnay Santenots 2012
7)      Corton Grand Cru 2010
8)      Mazis Chambertin Grand Cru 2009

As estrelas da noite

Chardonnays e Pinots Noir de uma sensacional delicadeza (quase etérea), unida a grande complexidade aromática e gustativa, e honestamente entrar em detalhes e enumerar nuances tão sutis se tornaria um difícil exercício para evitar uma redundante seqüência de superlativos.

O que posso dizer é que estes vinhos pertencem àquela categoria que passa simplesmente de vinho muito bom /excelente, indo para o nível de vinhos que emocionam.

Para finalizar ainda foi oferecido mais um vinho, um belíssimo Givry Premier Cru 2013 do Domaine Masse, distribuído pela Anima Vinum Brasil.

Os dois extra: abertura e fechamento
Se tiver a possibilidade, não perca o leilão marcado para dia 15/11/2015: é uma ocasião para visitar a linda região, adquirir grandes vinhos (personalizados) e contribuir para obras de caridade.

Caso não possa ir pessoalmente, pode licitar também pelo telefone, internet ou deixando uma proposta escrita.

Para mais informações envie um e-mail para: beaune@christies.com 

Agradeço novamente toda a organização pelo evento inesquecível, especialmente a amiga Márcia Monteiro pelo convite (confira aqui o delicioso blog dela) 

Algumas das guloseimas servidas ao longo do evento





0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...