Vinopoly

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Faça seu vinho em casa em 3 dias! Com a maquina dos milagres!

O slogan não é definitivamente entre os mais atraentes, sobretudo para quem tem uma imagem tradicional do vinho, mais romântica e bucólica: “Juntamos a tecnologia da Silicon Valley com a competência enológica de Napa”. Tudo bem, a tecnologia do Vale do Silício é o que esta permitindo que eu escreva este post e que você o leia. Já falando em competência enológica, a Califórnia não é certamente o primeiro nome que vem a cabeça, digamos que é “matter of tastes”. De qualquer forma “The Miracle Machine”, clara referencia bíblica ao milagre da transformação da água em vinho, promete que você consiga produzir seu próprio vinho em casa, em 3 dias.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Um bom vinho para dias de calor: Vermentino di Sardegna

Você já deve ter ouvido falar da uva Vermentino. Suas origens não são bem definidas, mas de fato é considerada como uma casta típica da Itália, embora seja cultivada também em França, Espanha e Portugal. No território italiano é bastante conhecida na Toscana, na Ligúria (onde é chamada de Pigato) e Piemonte, mas sua crescente fama é diretamente ligada à ilha da Sardenha, onde tem seu habitat natural: ali clima e solo proporcionam brancos bem secos, mas macios, aromáticos e elegantes, geralmente leves, mas podendo também alcançar grande complexidade e estrutura.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Almoço queijos e vinhos franceses CNIEL. Espetáculo!

Convidado pelo CNIEL - Centro Interprofissional da Economia Leiteira da França, semana passada tive o privilégio de participar do almoço de imprensa “Queijos da França” evento de lançamento da campanha “Queijos saborosos – Momentos prazerosos”, voltada a popularizar ainda mais o consumo destas iguarias francesas, já de fato presentes nas mesas dos brasileiros.