quarta-feira, 9 de setembro de 2015

RIO WINE AND FOOD FESTIVAL: confira a programação!


*Rio Wine and Food Festival
Evento apresenta programação de sua terceira edição, com projeção de crescimento de 250%, transformando o Rio de Janeiro na capital do vinho e da gastronomia, e ainda recebe a chancela de evento oficial dos 450 anos da cidade.


O Rio de Janeiro volta a receber o RIO WINE AND FOOD FESTIVAL (RWFF), entre os dias 26 de setembro e 04 de outubro 2015.  O projeto, pioneiro no Brasil, tem como objetivo atrair o grande público em torno do vinho e da gastronomia, desmistificando e democratizando a bebida, que em muitas oportunidades estará ligada a arte e cultura.

Durante o festival, haverá eventos em toda a cidade, da zona norte à zona sul, desde o mais chique restaurante até o mais carioca dos botecos, indo às ruas e pontos de grande concentração de consumidores, tornado o evento democrático, tanto geograficamente como socialmente. São diversas ações voltadas ao trade e ao consumidor final.

“O carioca será impactado positivamente e o turista será motivado a vir à cidade, movido pelo desejo de provar um bom prato ou degustar um bom vinho, diante de um cenário deslumbrante,” afirma Sergio Queiroz, um dos idealizadores do RWFF e sócio da Baco Multimídia. 

Este ano, o festival cresce e terá, pela primeira vez, uma abertura informal no CADEG, com palestras, degustações e treinamento para funcionários e lojistas.

Muitas programações que fizeram sucesso na edição 2014 voltam a acontecer na edição 2015, como o jantar de abertura no Copacabana Palace, o seminário Vinho & Mercado na FGV; Wine Bus; Well Comunidade Drink; Concurso design de rótulos e garrafas. A FEIRA SHOW DE VINHOS promete crescer bastante sem perder o foco no público qualificado. Produtores de várias regiões do mundo estarão presentes. O Ibravin já confirmou o apoio e a “Ala Brasil” volta a receber as vinícolas nacionais. A semana contará com a presença do representante do Wine Tourism Portugal.

Os produtores e importadores encontrarão um cenário extremamente propício para apresentarem suas marcas e novidades, com o forte apelo das vendas para as festas de fim de ano.

Exatamente com esse mote, surge este ano o “WINE OUT”. O CasaShopping, que será a casa do festival na Barra, receberá o outlet de vinho com descontos especiais para o público abastecer a adega, nos dias 3 e 4.

Outra novidade é o WORLD WINE MATCHING (WWM) evento Business to Business que reunirá produtores que não possuem representantes no Brasil, com importadoras, supermercados e compradores em geral, com interesses mútuos previamente mapeados.

Além da programação base, fazem parte do evento diversas palestras, jantares harmonizados, presença de chefs internacionais convidados, degustações (incluindo provas de vinhos raros), promoções em lojas, bares, restaurantes e supermercados.

A rede de supermercados Zona Sul está no circuito e oferecerá descontos e promoções durante a semana.

O movimento “Rio Rolha Zero” não poderia faltar, e neste ano deverá contar com a adesão de mais de cem estabelecimentos, que em muitos casos estarão com eventos e promoções. Os clientes não pagam taxa de rolha ao levarem vinhos aos restaurantes parceiros durante a semana do festival.

Como já é tradição, repete-se em 2015 o concurso de melhor sommelier do Rio, que será aberto, em parceria com a ABS-Rio e a entrega do já consagrado “Troféu Vinha Velha”, que traz ao público as personalidades que se destacam no mundo do vinho.

O tradicional Leilão Beneficente que encerra o festival também já esta confirmado, este ano em local inédito, na mostra Casa Cor Rio, que este ano acontece na Villa Aymoré, na Glória.



Sobre a BACO Multimídia

O Grupo BACO Multimídia, idealizador e organizador da Rio Wine and Food Festival, é uma empresa de comunicação que tem na geração de conteúdo e nos eventos sua plataforma de atuação. É responsável pela edição da revista BACO, do Anuário Vinhos do Brasil, em parceria com o Ibravin, entre outros produtos editoriais. Seu portfólio inclui ainda um curso de vinhos via celular, mídia digital e uma série de eventos no Brasil e exterior, com destaque para a Grande Prova Vinhos do Brasil, que chega à sua quinta edição este ano, sendo também realizada no Rio de Janeiro

PROGRAMAÇÃO

Dia 26 e 27 – Sábado e Domingo

·         Abertura informal no CADEG com palestras, degustações e treinamento para funcionários e lojistas.

Dia 28 – Segunda-feira

·       Início do movimento Rio Rolha Zero.
Os restaurantes participantes não cobrarão a taxa de rolha durante a semana.
·       Abertura oficial do RWFF no Golden Room, Hotel Copacabana Palace.
·         Final do Concurso “Melhor Sommelier do RWFF 2015” na ABS. Inscrições abertas na ABS Rio, na Secretaria ou pelo telefone 2285-0497.
·       Aula magna de encerramento do curso Master of Port.

Dia 29 – Terça-feira

·         Seminário Vinho & Mercado na FGV.
·         Degustação de Portos Raros.

Dia 30 – Quarta-feira

·         Lançamento do livro “A qualidade no consumo do Vinho”, de Miriam Aguiar na Livraria da Travessa, em Ipanema com música ao vivo.
·         Prova dos campeões do Anuário Vinho do Brasil.
·         Jantar Cantante com músicas de Pixinguinha na Bergut Castelo.
·         Jantar carnes nobres e vinhos no restaurante Pobre Juan, no Fashion Mall.
·         Jantar harmonizado Quinta da Fata no Quadrucci.
·         Jantar O Melhor do Mr. Lam e uma seleção de Vinhos de Caliterra.

Dia 01 - Quinta-feira

·         Palestra How to Import to Brazil com Marcelo Copello.
·         FEIRA SHOW DE VINHOS - Diversas degustações, master class e workshops neste dia.
·         Brasil de Guarda- Degustação com vintages brasileiros.
·         Master Class
- “Grandes Vinhos do TEJO-Portugal”
- “VIGNO Vignadores de Carignan-Chile”
- “Um tour pela França por Belle Cave”
·         World Wine Matching (evento Business x Business para produtores e importadores).
·         Jantar degustação conduzido por Marcelo Copello.

Dia 02 – Sexta-feira

·         Inicio do Wine Bus - Um ônibus adesivado com a marca do festival circulará em pontos turísticos e locais de eventos desta agenda, oferecendo "carona" regada a vinhos aos turistas e participantes do evento.
·         WellComunidade Drink- Degustação e ação educativa nas comunidades pacificadas.
·         Final do Concurso de Design de Rótulos e do Concurso de Design de Garrafas

Dia 03 – Sábado

·         Prova escrita sobre vinhos brasileiros para os lojistas no Ibravin. O vencedor ganhará uma viagem para o Sul. 
·         WINE OUT – outlet de vinhos, venda direta ao consumidor, no CasaShopping.
·         Vinho & Charme, ações no Quadrilátero do Charme, em Ipanema.
·         Degustando 100 anos de Sinatra com Marcelo Copello.
·         Provas às cegas de espumantes seleção do “Brasil x Resto do Mundo”.


Dia 04 – Domingo

·         BACO no CADEG
·         WINE OUT – outlet de vinhos, venda direta ao consumidor, no CasaShopping.
·         Leilão de Vinho Beneficente, na Casa Cor.

Agenda sujeita a alterações de datas e programas.
·         A programação completa e a lista dos restaurantes participantes estarão a disposição a partir de 8 de setembro.



  *Informações e texto fornecidos pela assessoria de imprensa do evento

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...