segunda-feira, 13 de junho de 2016

Jantar harmonizado italiano na Prima Bruschetteria!

Os chefs Cristiano Lanna e Erik Nako relançam os menus harmonizados mensais da Prima Bruschetteria com menus inspirados em regiões da Itália. A Prima Tradizione, dia 14 de junho, terça, terá receitas da região do Piemonte. Para começar, tartare de vitela com cogumelos portobello harmonizado com Dolcetto d´Alba Madonna di Corno 2014; seguido por risoto ao vinho tinto e queijo pecorino com Chianti Clássico Borgo Scopeto 2012 e jarret de cordeiro braseado no próprio molho com purê de batatas e aspargos com Nebbiolo Sbirolo 2012. Para sobremesa, pudim de chocolate, café e biscoitinhos amaretti com Porto Ruby Royal O’Porto. O menu completo custa R$ 165 por pessoa e é preciso reservar antecipadamente pelo telefone 3592-0881.


Prima Bruschetteria - Rua Rainha Guilhermina 95, loja C, Leblon. Tel.: 3592-0881. Capacidade: 60 lugares. De domingo a quarta-feira, das 12h à 0h; quinta a sábado, das 12h à 1h. Cc: V e M; Cd: Visa Eletron e Rede Shop; CR: Visa Vale e TR (dias úteis, das 12h às 16h). www.primab.com.br





quarta-feira, 1 de junho de 2016

E aí, vai um vinho em cápsula?


Você que toma seu café expresso em cápsulas (como eu), saiba que está atrasado: chegou a hora de beber seu vinho em cápsula também!

Na verdade mais que de cápsulas se trata de frasquinhos, tipo tubinhos de ensaio, mas o concept é mais ou menos o mesmo. A idéia é de poder degustar vinho em taça em casa sem ter a obrigação/preocupação de abrir e/ou terminar uma garrafa inteira.

Os frasquinhos contêm doses de 100ml (muito míseros, na verdade): oportunamente inseridos na cafeteira maquina especialmente projetada que rapidamente consegue oxigenar e resfriar o líquido, servem rapidinho uma taça (mísera) de vinho já arejada e na temperatura ideal.


As opções de vinho são múltiplas e já aderiram à idéia muitos produtores de várias regiões francesas, incluindo as mais badaladas. Assim, por exemplo, é possível comprar uma mono-dose de um Grand Cru Classé de Bordeaux, um Premier Cru da Borgongna, um Hermitage, um Chateauneauf-du-Papé até chegar aos vinhos mais simplesinhos.

Daí, igual ao concept da casa de café que lançou a moda das cápsulas no mundo, a empresa francesa 10-Vins que inventou e patenteou este sistema, reproduz o estilo sofisticado nas embalagens bonitinhas, kits de design refinado e outras frescuras amenidades; ainda é possível assinar o clube exclusivo que envia aos seus assinantes um número predefinido de frasquinhos por mês.

Honestamente ainda não decidi se é uma grande invenção ou uma bobagem intergaláctica. 
Mas depois de ver os preços acho que estou mais tendendo para a segunda opção: a máquina D-Vine custa 890 Euros e os (míseros) frasquinhos vão de 2 a 16 Euros.