quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

O Top 10 das tendências no consumo de vinho

A vinícola americana Gallo (a maior do mundo, diga-se de passagem) elaborou uma lista das 10 tendências de consumo de vinhos nos EUA. Claro que estes trends podem ser (e em muitos casos são) bem diferentes em outros países, mas como a cultura do Tio Sam acaba influenciando de qualquer forma o planeta inteiro (ou quase) e o mercado de vinho americano é um dos principais do mundo, achei interessante compartilhar resumidamente aqui a abordagem do consumidor yankee em relação ao vinho.
Acho o mercado brasileiro ainda longe sob alguns aspectos, mas umas tendências acredito sejam parecidas. Confira:


1) Os primeiros 3 fatores que influenciam na escolha de algo novo são (na ordem):

-Indicação de amigos, familiares ou colegas de trabalho
-Indicação do sommelier, barista ou garçom em bares/restaurantes
-Indicação de vendedor da loja de vinho mais próxima

2) Os Millennials (também conhecidos como Geração Y: pessoas entre 18 e 34 anos) são 4 vezes mais influenciados que os Baby Boomers (faixa de idade 51-69) na escolha de um vinho na base de seu rótulo; procurando nele personalidade e singularidade. Já o público mais maduro procura no rótulo mais informações, como região de origem e notas de degustação.

3) O consumidor de vinho sabe o que ele gosta. Ele consome uma média de 3,2 marcas regularmente (sobretudo as marcas com preços mais acessíveis)

4) Falando em ‘’tribos’’ (ou categoria) de consumidor os entrevistados se identificam como segue, na ordem:

      - Aventureiro
      - Iniciante/aprendiz
      - Tradicionalista
      - Fiel a marca(s)
      - Esnobe (enochato)


5) Os principais medos em relação ao vinho, na ordem:

- Medo de pronunciar o nome de um vinho de forma errada
- Medo de ser o escolhido na mesa para fazer a prova de um vinho pedido num restaurante
- Medo de conversar sobre vinho com outras pessoas.
- Medo de ser julgado pela escolha de um vinho



6) 1 de cada 5 consumidores já provou vinho em lata e 32% dos entrevistados reconhece vinho em lata como ideal para piquenique e outras ocasiões ao ar livre onde pode ser incomodo usar garrafas, abridores, taças.

7) Os consumidores mais jovens (millennials) consumam 2 vezes mais vinho rosé que os mais maduros (baby boomers). Isto especialmente entre primavera e verão.

8) Os mais jovens consomem mais vinho espumante que os mais maduros, que tendem a optar por um chardonnay ou merlot.

9) 37% dos entrevistados afirma que vinho confeccionado em bag-em-box é muito conveniente, contanto que caiba na geladeira e especialmente em ocasiões com muitas pessoas, concordando de maneira geral que a qualidade dos vinhos em caixa de papelão melhorou.

10) 85% dos consumidores freqüentes de vinho afirma que vinho é igualmente bom tanto para ocasiões formais quanto para as informais, reconhecendo de maneira geral que o vinho está se tornando a cada vez mais menos formal. A uva mais popular em ocasiões informais é a Chardonnay, já a casta mais comum para eventos formais é a Cabernet Sauvignon.


sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

A importadora de vinhos exóticos. Vale conferir

Já falei por aqui algumas vezes sobre a importadora Winelands: não é redundância nem tampouco interesse comercial por minha parte, mas volto agora (e provavelmente voltarei futuramente) a falar de seus vinhos, pois continuam surpreendendo.

E também achei interessante anunciar uma novidade. Enquanto antigamente a importadora trabalhava apenas com clube de vinho por assinatura, agora tem sua loja on-line onde o consumidor pode adquirir e provar os diferentes vinhos conforme quiser.

A coisa que nunca me canso de elogiar do Fernando e sua equipe é o trabalho de garimpo, pois os vinhos nunca são previsíveis ou comuns: eles são normalmente de países e/ou uvas exóticos, e quando conhecidos, procedem de regiões menos batidas. Assim é possível encontrar castas como Mavrud, Feteasca, Roditis, Velasco ou Gamza; ou variedades mais comuns, mas em terroir não típico, como malbec do Perú, touriga nacional do Uruguay, chardonnay romeno ou merlot búlgaro, só para citar alguns exemplos. E a qualidade nunca decepciona.

Se quiser pescar pelo site sugiro sobretudo os excelentes vinhos da Bulgária da Stambolovo e Templar Knight (mais refinados e elegantes os primeiros, mais potentes e encorpado os segundos), os refrescantes brancos eslovenos da Quercus, os interessantes Peruanos da Intipalka ou o diferente sulafricano Café Cabernet (que como o próprio nome anuncia tem um intenso aroma de café que o torna único).


Gostos pessoais a parte, os vinhos da loja não tem erro. Mas pela minha experiência o clube continua sendo o jeito mais interessante para novas descobertas. Assine sem medo e se deixe guiar sem preconceito para destinos insólitos. A seleção é criteriosa e cuidadosa e, ademais, não todos os vinhos do clube ficam disponíveis na loja (como foi o caso recente do Califortune, um blend bordalês produzido na California, simplesmente delicioso).


quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Milagre?! Pinot Noir supera a Cabernet Sauvignon nas preferências dos consumidores...

A rainha das uvas perdeu seu trono. Pois é, a Cabernet Sauvignon parece não ser mais a casta preferida dos consumidores, que estão a cada vez mais optando pela Pinot Noir. Não sabemos se é uma mudança definitiva, mas a tendência é certamente significativa. Pelo menos é o que diz o site Winesearcher.com, o maior motor de busca de vinho do mundo, num recente artigo que analisou as pesquisas dos usuários no último ano. Dentro das pesquisas pelas castas a Pinot ganhou com 11 milhões contra os 8 milhões da Cabernet,  e esta é já a segunda vez que isso acontece.
O resultado chama atenção e desperta algumas perguntas, tipo: o Robertinho Parker não influencia mais o mercado como antes? O consumidor médio evoluiu para uma variedade de uva que os lugares comuns definem como a mais adequada para um público mais educado, culto e consciente? Tinha razão o Miles (Paul Giamatti) do film Sideways quando declarava a superioridade dos vinhos da Borgonha sobre Bordeaux (bem, mais ou menos...enfim)?

Na base das mesmas pesquisas temos também outros dados interessantes. A Zinfandel (queridinha dos americanos) foi ultrapassada pela Syrah, já as uvas brancas continuam basicamente estável, com o domínio absoluto da Chardonnay, seguida pela Sauvignon Blanc num distante segundo lugar. A Riesling, embora elogiada pelos críticos e escritores de vinho (incluindo o humilde blogueiro aqui) não consegue subir, continuando como vinho de nicho para poucos apreciadores.
Mas voltando ao nosso duelo Cabernet X Pinot: você se identificou nessa tendência? No meu caso eu não troco um bom Pinot por nada (ou quase), de qualquer forma a minha partida pessoal seria Pinot x Nebbiolo. Já ao meu entender parece que no mercado brasileiro médio a luta seja entre Cabernet x  Malbec, com a Pinot quase ignorada, mas posso estar errado. O que você acha? 


quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

A importadora World Wine abre nova loja no Rio de Janeiro!

WORLD WINE INAUGURA LOJA NO BOSSA NOVA MALL

Com a abertura de mais uma unidade, no dia 03 de dezembro, a World Wine espera ampliar sua presença no Rio de Janeiro e da sua marca Brasil a fora.

*O local que a World Wine escolheu para abrir sua segunda loja física no Rio de Janeiro é bem estratégico: o novo Bossa Nova Mall, recém-inaugurado que, além das lojas, está interligado ao aeroporto Santos Dumont, tem um hotel 4 estrelas, um centro de convenções, um business center e em breve contará com a facilidade de transporte proporcionada pelo Veículo leve sobre trilhos (VLT) que levará os clientes até o aeroporto.

A localização fez a importadora de vinhos pensar em algumas adaptações para atender, principalmente, o turista e o executivo. Há embalagens para presentear, pensando naquelas pessoas que aterrissam ou saem da cidade e podem ter a facilidade de adquirir ali mesmo um ótimo vinho. Para aqueles que esperam o voo, a World Wine aposta na degustação, por isso haverá mesas no espaço e venda de vinhos em taças, assim o cliente pode experimentar uma variedade de rótulos.

A loja, de 120 m2, será uma vitrine do portfolio da World Wine, que atualmente representa com exclusividade cerca de 2 mil rótulos, de 150 produtores, de 14 países. “O Rio de Janeiro é um mercado importante e ascendente, e mesmo com a atual situação econômica pelo qual passa nosso país, estamos investindo neste novo ponto”, comenta Celso La Pastina, sócio-proprietário da importadora.

A abertura desta loja na cidade faz parte da estratégia da empresa - que é uma das maiores importadoras e distribuidoras de vinhos do Brasil – de, juntamente com as lojas especializadas, criar mais um canal de acesso para os apreciadores e levar a experiência do vinho para mais e mais pessoas. Com este novo ponto, a World Wine terá duas operações físicas no Rio; o outro foi aberto há 3 anos no shopping Fashion Mall.

A World Wine é uma unidade de negócios do Grupo La Pastina e foi criada em 1999 pelo empresário Celso La Pastina, para trabalhar um portfólio de vinhos Premium. A seleção contempla rótulos dos principais países produtores de vinho, em diversos estilos, destacando-se a imensa oferta de vinhos franceses e italianos e de um considerável numero de rótulos orgânicos e biodinâmicos.

Alguns produtores de destaque de seu catálogo são Andeluna, Finca Sophenia, Bodega Atamisque e Altos Las Hormigas (Argentina);  Viña Bisquert, Viña Tabalí, Viña VIK, Viña Laroche e Odfjell (Chile); Bodega Garzón (Uruguai); Luna de Beberide, Pere Ventura, Vivanco e Marques de Murrieta (Espanha);  CARM, Quinta da Falorca, Herdade do Rocim e Quinta Vale Dona Maria (Portugal); Beringer (Estados Unidos); Vini Farnese, Poggiotondo, Feudi di San Gregorio, Donnafugata, Tua Rita, Castello Banfi e La Massa (Itália); Domaines Perrin, Château Bois Pertuis,   Château de Beaucastel, Château Le Puy, Jacques Selosse, Billecart-Salmon e Philippe Pacalet (França).

A World Wine atua também em várias cidades do Brasil através de lojas especializadas. Empenhada na educação do vinho, conta com uma equipe de sommeliers que presta consultoria, dá cursos e auxilia os clientes na escolha dos vinhos e harmonização de menus.

A World Wine atende clientes de todo o Brasil através do Televendas (11 4003-9463 ou 0800 880 9463) e pelo site www.worldwine.com.br.


  
SERVIÇO
Loja da World Wine no Bossa Nova Mall
Av. Almirante Silvio de Noronha, 365 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Loja 1008B/ Piso Terreo

Horário funcionamento:
Segunda a domingo: das 8h às 22h00

Formas de pagamento: Parcelamento em até 5x sem juros no cartão de crédito com parcelas mínimas de R$ 300,00.

Cartões: VISA, Mastercard, Dinners e American Express

*Informações e texto fornecidos pela assessoria de imprensa da empresa.