domingo, 30 de setembro de 2012

Um tinto e um branco orgânicos


Emiliana é a maior produtora de vinhos orgânicos do mundo. Fundada em 1986, foi pioneira no Chile em quesito de vinhos naturais e a primeira a receber os selos de certificação de produtor orgânico e biodinâmico. Hoje a vinícola possui vinhedos em várias regiões do Chile, todos conduzidos de forma natural, sem utilização de adubos, ou química. Seu vinho super-premium Coyam, no lançamento de sua primeira safra (em 2003), já foi logo elegido melhor tinto do Chile no Annual Wines of Chile Awards (quem tiver curiosidade pode prova-lo na nossa próxima degustação no Espaço – veja aqui)

Aqui gostaria de falar sobre dois exemplares (um tinto e um branco) da linha Novas, uma série intermediaria, embora rotulada como Gran Reserva: bebi o tinto Carmenere-Cabernet 2009 e o branco Chardonnay 2011,

O tinto procede do Vale de Colchagua, sendo um corte de 85% de Carmenere e 15% Cabernet Sauvignon, maturado por 12 meses em carvalho francês. Logo depois de aberto o vinho estava com aromas fechados e nem tanto agradáveis e na boca também mostrou certa dureza e álcool em excesso (14,5%). Mas depois de uma boa areação (cerca de uma hora) o amiguinho se transformou completamente. Começaram a aflorar belos aromas de cereja e ameixa, com notas tostadas e um toque apimentado; o paladar também ganhou em fruta e maciez, o álcool sumiu e adquiriu mais acidez.

O branco vem de um dos melhores (se não o melhor) terroirs chilenos para brancos: Vale de Casablanca. Varietal 100% chardonnay, 30% do vinho faz um estágio de 4 meses em madeira francês. No nariz tem bastante fruta cítrica, limão, abacaxi e maracujá e uma leve nota mineral; na boca muita acidez (talvez demais), mas um final redondo. 

Importados pela World Wine - custo médio R$ 45,00

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Chega aí o VI Festival Sud de France




Produtores de vinho promovem VI Festival Sud de France
A edição 2012 une os maiores importadores, hotéis, bares, restaurantes e profissionais do setor durante 14 dias

 A sexta e maior edição do Festival Sud de France, que acontecerá no Rio de Janeiro, de 4 a 18 de outubro, vai reunir todo o segmento ligado ao setor para divulgar e promover os vinhos do Sul da França, aumentar as vendas, atrair novos clientes e estimular os sommeliers a conhecerem mais ainda a Região de Languedoc-Roussillon. O evento é uma iniciativa da Sud de France e do CIVL - Comitê Interprofissional dos Vinhos do Languedoc, em parceria com a ABIH-RJ - Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis do Rio de Janeiro e o SindRio - Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes.   

Haverá promoções e brindes, como ice bag, para os clientes de delis, supermercados e restaurantes e ainda um inovador termômetro de bolso, formato cartão de crédito, para os clientes de delis e lojas de vinho. Desta vez, o Salão do Vinho Sud de France estará voltado apenas para profissionais do setor e, por isso, terá o apoio do SindRio e da ABIH-RJ. Espera-se negociar, pelo menos 20 mil garrafas dos vinhos da região durante o evento. Estas duas entidades que congregam os donos de bares, hotéis restaurantes e similares estão convidando seus associados a participarem do VI Festival.
A CIVL e Sud de France estão organizando esta VI edição do Festival Sud de France, Rio  de Janeiro, mais uma vez com a colaboração da ABS-Rio (Associaçao Brasileira dos Sommeliers – Rio de Janeiro). Desta vez, a edição está constituída de quatro módulos:

 Dia 10/10 - I Salão de Vinhos Sud de France

É o evento que vai permitir a mostra dos vinhos do sul da França ao pessoal de hotelaria, compradores de bebidas de lojas/delis , sommelliers, restaurateurs e demais profissionais do mercado do Rio de Janeiro. Uma oportunidade única para descobrir os vinhos que se pode importar da Região Languedoc-Roussillon e que já estão disponíveis no Brasil.
O salão acontecerá no hotel Sofitel em Copacabana e é somente para o público profissional. O horário será das 15h30 às 19h30. Será servido um bufê de queijos selecionados pelo chef Roland Villard, que permitirá uma excelente harmonização com os vinhos apresentados. Cada importador terá uma mesa para mostrar seus vinhos do Sul da França. Os produtores franceses, diretores dos sindicatos de produtores do vinho e da empresa de promoção do governo da Região do Languedoc-Roussillon estarão presentes. 

Serviço: 
Salão de Vinhos Sud de France 
Dia: Quarta- Feira - 10 de outubro 2012
 Horário: 15:30 às 19:30 horas 
Local: Hotel Sofitel, Av. Atlântica 4240. RSVP obrigatório: reboucasmkt-comaude@yahoo.fr 
O ingresso é o cartão de visita profissional



Dia 4/10 ao 18/10 - Promoção com brinde grátis da Sud de France.
A promoção ocorrerá nas lojas, restaurantes, delis e supermercados participantes. Os organizadores esperam nesse momento vender, pelo menos, cerca de  8500 garrafas. Para as delis e supermercados, haverá promoção especial: na compra de duas (duas) garrafas de vinhos do Sul da França (AOC/AOP ou Vin de Pays /IGP), o cliente ganha um ice bag. Na compra de uma garrafa de vinho do Sul da França (AOC/AOP ou Vin de Pays /IGP), o cliente ganha um moderno e prático termômetro de bolso em PVC. É muito importante que o vinho da promoção esteja em destaque e com desconto.

Dia 4/10 ao 18/10 - Promoção com brinde grátis do CIVL - AOC/AOP do Languedoc

Ocorrerá nos restaurantes que estiverem promovendo os vinhos AOC do Languedoc ( não vale IGP ou Vin de Pays). Na compra de um vinho AOC do Languedoc, o cliente ganha um ice bag do CIVL. Para a equipe dos restaurantes, será ofertado saca-rolhas aos proprietários ou gerentes.. É muito importante que o vinho da promoção esteja em destaque e com desconto. O contato com hotéis, restaurantes e bares participantes será feito pelo importadores. 

Dias 4, 8 e 9/10 - III Concurso Sommelier Expert Sud de France.

O concurso tem como prêmio uma viagem ao Sul da França com tudo pago. O concurso é realizado em diferentes países e os sommelliers vencedores visitarão a França, entre o final de março e início de abril de 2013, onde receberão uma formação técnica com visitas a grandes vinícolas do Languedoc-Roussillon e descobrirão os encantos da região rica em história e vinhos. Os sommeliers deverão estar incritos junto à ABS-Rio. O Concurso Sommelier Expert Sud de France está aberto apenas para profissionais.
Aula de revisão: dia 4/10 na ABS Rio, às 15 horas 
Prova escrita: dia 8/10, às 15 horas
Prova prática: dia 9/10, às 15 horas (terno de sommelier obrigatório)
Resultado e premiação: dia 10/10 no Salão de Vinhos Sud de France, às 18:00 horas.

Inscrições e mais informações na ABS-Rio. Secretaria telefax: 2285-0497, Praia do Flamengo 66, Bloco 2 sala 311 

Lista Importadores
In Vino
Vinos y Vinos
Zahil
Ruby Wines
Tahaa Vinhos
Decanter
Casa do Vinho
Premiumwines
Mercovino
Worldwide (La Pastina)
Nova Fazendinha
Zona Sul
Mistral
Vinci
Franco Suiça
Vintage vinhos

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Que tal morar num eno-condomínio?


A casa de seus sonhos se encontra em construção, mas para morar nela vai ter que se mudar para o Japão. Ali o arquiteto Keiji Ashizawa projetou, por conta da Bordeax Wine Bank, um prédio que abrigará 18 eno-doentes graves que terão a disposição um apartamento de 40 metros quadrados e uma adega de 10.000 garrafas em anexo.
Chamado de Shibuya Shinsen Wine Apartment, este eno-condomínio, vai surgir no centro de Tóquio. Não tem o clássico porteiro, mas um sommelier atento às necessidades dos 18 sortudos: vai bastar chamá-lo e ele vai fazer o serviço diretamente em casa, trazendo garrafas, decanter e taças. Ainda o “porteiro” vai promover degustações coletivas no wine bar e bistrô do 1° andar e organizar sua festa de aniversário regada por bons rótulos.
Entrega: setembro 2013. O preço das unidades ainda não foi comunicado, mas você que, tenho certeza, fala japonês, vai encontrar mais informações interessantes aqui, no site oficial.

terça-feira, 25 de setembro de 2012

Agora tenho um motivo oficial para gostar da Playboy


Meu caro leitor, já se foi o tempo em que você não podia admitir de gostar da revista Playboy na frente da sua mulher. Chega de vergonha: agora pode candidamente assinar a revista para motivos mais “nobres”, como seu Clube de Vinhos, por exemplo.
De fato a Playboy Enterprise fechou uma parceria com a loja de vinho virtual Barclay's Wine, e lançou o Playboy Wine Club, que oferece aos clientes (por enquanto somente nos EUA) uma seleção de vinhos de boutique do mundo inteiro.
O sócio do clube tem a opção de comprar garrafas individuais, com valor de U$13 a $150, ou de assinar um programa de entrega trimestral com 12 garrafas escolhidas sabiamente pelos “experts”. Ademais tem kits de ofertas com nomes sugestivos, como “Os homens preferem as loiras”, “Encontro às escuras” e “Variedade é a pimenta da vida”.
Enfim, a seleção de rótulos é até legal, tem também vinhos “naturais”, sem soutien, ehmm, quero dizer, sem sulfitos. 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Degustando orgânicos e biodinâmicos no Espaço!


Mais uma degustação imperdível no nosso ciclo “Degustando no Espaço”. Próxima parada: dia 08 de Outubro. Desta vez abordaremos o interessantérrimo tema dos vinhos orgânicos e biodinâmicos e ninguém melhor que a nossa amiga e colega Ana Cristina Follador poderia nos guiar na (re)descoberta dos vinhos produzidos de maneira natural e sustentável: a Ana é engenheira química, com mestrado em Tecnologia de Alimentos e Pesquisadora-Tecnologista da Coordenação de Acreditação do Inmetro (Divisão que acredita voluntariamente as certificadoras de produtos, assim como acontece com os produtos orgânicos). É também enofila de carterinha, freqüentando regularmente um grupo de degustação da ABS-Rio, e escreve no blog Idas e Vinhas
Enfim, neste dia iremos aprender muito sobre o assunto, além de degustar estes 5 excelentes rótulos com certificação orgânica:

Avondale Pinotage (África do Sul)
Coyam Emiliana (Chile)

Como sempre, os participantes serão recebidos com uma taça de espumante de boas-vindas e os “bebes” serão acompanhados por uns “comes” também.
Confira mais detalhes abaixo e faça já a sua reserva, as vagas são limitadas!


domingo, 23 de setembro de 2012

Os vinhos do Presidente


Recentemente participei de uma degustação, promovida pela Casa Flora, da vinícola italiana Poderi Luigi Einaudi.
Quem gosta de história sabe que o Luigi Einaudi é considerado um dos pais fundadores da Itália moderna, tendo sido o primeiro Presidente da Republica da 1ª Constituição de 1948, ainda hoje em vigor.
Mas muitos não conhecem a paixão que Luigi Einaudi tinha por vinho e que com somente 23 anos de idade ele adquiriu uma pequena propriedade em Dogliani, na região de Piemonte, que logo converteu em vinícola. Seguindo a carreira política, obviamente não pude se dedicar totalmente ao vinho, tendo deixado a família cuidar dos negócios, mas mesmo quando Presidente ele fazia questão de aparecer nos vinhedos pelo menos uma vez por ano para acompanhar a colheita.
Hoje em dia a vinícola é bastante renomeada e seus vinhos são apreciados e bem pontuados pelas maiores publicações italianas e internacionais.

No caso, degustamos 4 rótulos.

Começamos por um Langhe D.O.C. 2009. Os vinhos da denominação são considerados como irmãozinhos dos Barolos, sendo vinificados com a mesma casta (nebbiolo) e nas mesmas colinas. As únicas diferenças com o irmão mais célebre é o micro-terroir (muito mais restrito segundo os regulamentos da denominação) e o tempo de maturação em carvalho. De fato este Langhe mostrou todo o potencial e as características da casta, ao mesmo tempo delicada e complexa.

A seguir, um Barbera que leva a denominação Piemonte D.O.C. por não ser produzido nas áreas tradicionais de Alba e Asti, mas não por isto de qualidade inferior. Aliás, o vinho é muito gostoso mesmo, com ótima fruta e uma refrescante acidez, perfeito para gastronomia. 100% Barbera, de safra 2009 com estágio de 12 meses em carvalho (tonéis e barricas).

O terceiro foi o vinho mais representativo da vinícola, feito de uva Dolcetto, pois é justamente no território de Dogliani que esta casta alcança a melhor expressão. Este Dogliani Superiore D.O.C.G Vigna Tecc 2009 vem em de uvas dolcetto dos melhores vinhedos, um vinho de média guarda e boa complexidade.

Fechando com chave de ouro, um Barolo D.O.C.G. Terlo de safra 2006. Elegantérrimo e complexo, um show de aromas (especiarias, trufas, couro) e sabor delicado, mas estruturado. Envelhecido por 30 meses em carvalho, estava já pronto, mas deve ficar melhor ainda nos muitos anos de vida que tem pela frente.

Os primeiros três têm um custo médio de R$80-90, já o preço do Barolo é de cerca R$180. 

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Se esta é a garrafa que salvará o mundo eu prefiro não salvá-lo


Quase ninguém percebeu, mas a partir do dia 22 de agosto passado estamos acumulando dívidas, desta vez não com os mercados financeiros, mas com o planeta em que vivemos. De fato, no dia citado, a Terra “comemorou” o Overshoot Day, o dia em que o consumo de recursos naturais no mundo ultrapassou a quantidade produzida no ano de 2012. Em outras palavras, estamos consumindo mais do que o planeta pode produzir, e nesse ritmo, iremos precisar de dois planetas para atender as nossas necessidades de crescimento.
Um dos piores inimigos do nosso futuro é o CO2, dióxido de carbono, que se acumula na atmosfera, com as sabidas consequentes alterações climáticas. Transportar de um lugar para outro uma embalagem cujo volume seja cheio somente pela metade certamente não ajuda e, as garrafas tradicionais, devido à sua tradicional forma, apresentam este problema de não preencher todo o espaço disponível dentro de uma caixa.

Por isto o designer francês Petit Romain projetou um novo tipo de recipiente para líquidos que vai resolver este problema: a garrafa cúbica. Esta proposta aqui é para cerveja, mas se a idéia pegar, pode ser utilizada também para vinhos e licores. É leve, otimiza os espaços, fica perfeita para ser empilhada, e de fato reduz as emissões no transporto. Mas, temos que admitir que é bem feinha, não acham? 

Por um lado acabou de vez com todo o glamour. “Garçom, por favor, traz um cubo de Château Margaux?” No way...imagine a cena: você convidou aquela linda mulher para um jantar e vai abrir um cubo de vidro que parece mais indicado para óleo de motor que para bebidas...

Por outro lado você estaria ajudando o planeta e ainda já pensou no espaço economizado em casa? Na sua adega iam caber muitas mais garrafas.

Enfim, por enquanto é apenas um protótipo e somente o tempo nos dirá. Até então qual é a sua opinião à respeito?

domingo, 16 de setembro de 2012

Qual é o vinho mais conhecido da Itália? Vai se surpreender!

Apresentei este vinho numa minha recente palestra/degustação e o pessoal ficou surpreso em saber que este é o rótulo italiano mais conhecido no mundo. Pois é: Itália, terra de grandes tintos, famosa mundialmente para seus Brunellos, Barolos, Amarones e Supertoscanos. Com este panorama seria fácil chutar a resposta: Sangiovese? Nebbiolo? Corvina? Nenhuma delas. Paradoxalmente a uva em questão não vem das badaladas regiões de Toscana, Piemonte ou Veneto, e ainda por cima  trata-se de uma casta branca: a Pinot Grigio. Nos últimos anos virou uma febre lá fora, sobretudo nos mercados norte-americanos e asiáticos. E, especificamente, este Pinot Grigio da Santa Margherita é o best seller absoluto. 
Procedente de vinhedos da região (quase desconhecida aos demais, mas adoradas pelos enófilos de carteirinha) de Trentino Alto Adige, no nordeste do País, este rótulo ficou famoso por ter sido o primeiro a ser trabalhado da forma que conhecemos a casta até hoje, trazendo uma interessante inovação.
A pinot grigio (ou pinot gris) é uma uva originária da Hungria, mas é no norte da França que estabeleceu sua residência estável, especificamente na Alsácia. A casta é na verdade rosada, pertencendo mais à família dos tintos que dos brancos, e produzia historicamente vinhos de cor ferrugem - grigio significa cinza. Foi na década de 1960 que os enólogos da Santa Margherita tiveram a intuição de vinificar a uva em branco (ou seja, separando logo as cascas do mosto), criando assim um branco diferente e inovador que, de qualquer maneira, revolucionou a enologia italiana e internacional.

De fato este Valdadige é muito agradável, entregando belos aromas de fruta branca tipo banana, maçã e pêra (quase nada de cítrico), tem ótima acidez  e uma sensação de mouthfiling (volume na boca) e complexidade e resíduos de taninos, vindo da fibra da casta que é basicamente tinta.

Fica perfeito com frutos do mar, peixe grelhado e sopas ricas e o baixo teor alcoólico faz que uma taça chame a outra.

Voto gringo: 8

Vinho:
Pinot Grigio Valdadige
Safra:
2010
Produtor:
Santa Margherita
País:
Itália
Região:
Trentino Alto-Adige
Uvas:
100% Pinot Grigio
Alcoól (Vol.)
12%
Importadora:
Costazzurra
Custo médio:
R$ 60,00



  

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Abertura da primeira loja da World Wine no Rio!


Ontem fui convidado para a inauguração da primeira loja da World Wine no Rio de Janeiro. A importadora dispensa comentários, sendo uma das maiores do País, com um catalogo muito variado de cerca de 2.000 rótulos. Em São Paulo possui já 4 lojas, mas aqui no Rio realmente fazia falta. E o lugar escolhido, o charmoso shopping Fashion Mall, em São Conrado,  também estava precisando de uma loja de vinho depois de ter ficado órfã da Enoteca Fasano, que recentemente fechou as portas e foi adquirida pela própria World Wine. Então ficou tudo no lugar certo, só mudou o piso: a nova loja se encontra no térreo, logo no hall de entrada. Pelo posicionamento (no meio do corredor) e por não estar em um espaço propriamente dedicado, poderíamos chama-la de quiosque, mas seria muito redutivo, pois de fato é uma estilosa e espaçosa loja com wine-bar, realizada com muito bom gosto.
Em ocasião da abertura fomos presenteados com belos comes e bebes. Particularmente para a parte de vinhos foram servidos espumante italiano Mionetto Vivo, método charmat muito fresco e aromático e vinhos da vinícola neozelandês Schubert, com a presença do próprio produtor. Um Sauvignon Blanc com toda a tipicidade que a casta expressa na Nova Zelândia - aromas marcados de maracujá e fruta cítrica em geral e boa presença de boca; e um interessante Pinot Noir da região de Wairarapa, frutado e elegante.
Enfim, a loja tem tudo para ser um sucesso, que a concorrência se cuide.








quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um vídeo que é uma pequena jóia.


Repare neste vídeo, pra mim uma pequena jóia. La dernière goutte (a última gota) é um curta francês que devolve ao vinho a verdade sobre o vinho, com simplicidade, romantismo, poesia e um pouco de humor. Ainda tendo a função didática de mostrar todo o processo de vinificação e ressaltar a função social do líquido. Imperdível.
P.S. notar que nos tempos ociosos o cara fica lendo jornal...nada de smartphone ou tablets...saudade dos velhos tempos.

terça-feira, 11 de setembro de 2012

O Príncipe está nu. Até no rótulo


Uma das imagens mais comentadas recentemente é a “escandalosa” foto que imortaliza a nudez do príncipe Harry de Inglaterra durante uma noitada “alegre” em Las Vegas.
Quantas vezes e em quantos estilos vamos ter que, forçadamente, rever a cena?
Eis mais um exemplo: a Sheldon Wines se inspirou neste episódio para criar uns rótulos comemorativos do rosé deles, o Royal Blush (traduzível como Vergonha Real).
O pintor americano Dan Lacey que criou a obra, vê o príncipe preparando uma difícil tacada de bilhar, usando roupa estritamente “naturista”. 

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

A VERDADE DEFINITIVA SOBRE NOTAS DE VINHO


Podemos discutir quanto quiser sobre a utilidade ou não de notas e pontuações de vinhos feitas pela crítica especializada. Mas uma coisa é certa: as notas dos guias e revistas mais importantes prejudicam negativamenteo mercado do vinho. Para chegar a esta terrível obviedade foi preciso 20 anos de estudos sobre preços e estatísticas de venda, e os dados são claros: uma nota alta faz aumentar o preço da garrafa e, notoriamente, os consumidores não gostam de flutuações de mercado. Esta foi a conclusão da American Association of Wine Economics e o sua relatório, baseado no rating da revista Wine Spectator, não deixa dúvidas. As aumentos médios ficam entorno de 12% e frequentemente envolvem toda a linha de produção da vinícola premiada.
Podemos citar vários exemplos, os primeiros que me passam na cabeça são o Clos Apalta, ou o Flaccianello della Pieve, cujo preços quase dobraram depois de aparecer na lista dos top10 da revista ou até, para citar um vinho comentado recentemente, o Manso de Velasco que subiu um aumento notável depois de ter sido considerado o melhor tinto chileno pelo guia Descorchados.
Qualquer estudante de economia sabe que a confusão causada por flutuações de preços, gera uma desconfiança espontânea para qualquer produto, e vinho não é exceção. Ainda mais: a Wine Spectator, acusada de falta de transparência no acesso por assinatura on-line, sofre as mesmas críticas das principais agências de classificação como a Moody ou Standard & Poors, uma vez que influencia o mercado vinho a nível mundial.
Fácil, nesta altura o paralelo entre os vinhedos da Califórnia e a  Merkel, chanceler alemã: vai ganhar um alto rating e seus títulos (ou as suas garrafas) são os mais procurados entre os operadores de Bolsa (ou nas lojas de vinho). Até o comprador ficar desconfiado demais e os títulos/rótulos colapsar.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Um dos melhores tintos chilenos já provados


Hoje em dia o Chile está repleto de investimentos estrangeiros: renomeados produtores franceses, americanos, italianos já se instalaram aos pés da Crodilheira, mas foi a vinícola espanhola Miguel Torres a primeira a apostar no terroir chileno, em 1979, quando comprou uns vinhedos no vale de Curicò.

O Manso de Velasco é uma de suas máximas expressões e um dos mais comentados e pontuados vinhos chilenos (o guia Descorchados o elegeu melhor tinto chileno em 2010): um cabernet sauvignon em pureza, de vinhas centenárias, que sempre tive curiosidade em provar. A curiosidade aumentou mais ainda com os relatos do amigo Daniel Perches (Vinhos de Corte) que o achou de cor clara e sem os aromas típicos dos cabernet chilenos, ao contrário dos comentários do outro amigo Silvestre Tavares (Vivendo a Vida) que o achou quase preto e com os clássicos aromas de fruta em compota e chocolate.

Então, como um exemplar de safra 2007 tinha recentemente aterrisado na minha adega diretamente de Santiago logo ha alguns dias, acelerei o processo de abertura da mesma, chamei uns amigos e levei o Manso para um dos meus restaurantes favoritos do Rio, o Galeria 1.618*.

De maneira geral a minha garrafa estava mais próxima à descrição do Silvestre que a do Daniel: cor rubi granada, quase impenetrável. Mas os aromas de fruta madura, café e chocolate estavam um pouco tímidos, mesmo depois de decantação. Na boca estava esperando aquela clássica pancada chilena, mas me surpreendeu pelo equilíbrio. É claro que as característica novomundistas estavam todas ali: corpo, volume, madeira (18 meses), textura sedosa, tanino redondo e final levemente adocicado. Mas todas numa boa medida e equilibradas por uma boa acidez.
Enfim, gostei bastante mesmo; embora não seja tão badalado como outros colegas ícones, pra mim fica no top5 dos chilenos que já degustei. Ainda harmonizou perfeitamente com a minha picanha de cordeiro acompanhada por batata dauphinoise.

Voto gringo: 9

*Propaganda espontânea e gratuita: o Galeria 1.618, no Leme, é o talvez o único exemplo de bistrot na sua categoria que não cobra rolha. A cozinha de inspiração francesa e mediterranea é ótima, o local é muito charmoso, e nos fins de semana tem musica ao vivo sem couvert artístico. O que querer mais?

Vinho:
Manso de Velasco
Safra:
2007
Produtor:
Miguel Torres
País:
Chile
Região:
Vale do Curicò
Uvas:
Cabernet Sauvignon (100%)
Alcoól (Vol.)
14%
Importadora:
Devinum
Custo médio:
R$ 230,00
Notas:
Wine Advocate (Robert Parker) 88; Wine Spectator 91; Descorchados 95; Wine Enthusiast 92



domingo, 2 de setembro de 2012

Colega degustador...diferente


Muito vinho para provar? Já dei algumas dicas de como evitar ressacas , e de como cuspir vinho nas degustações, mas às vezes nem isso basta. Chega uma hora que a língua não agüenta mais e fica meio entorpecida, bem que seria preciso um língua de tamanduá. O colega degustador no vídeo pode não ser um blogueiro, mas pelo visto deve ter avaliado este rosé com pelo menos 88 pontos. E ainda ensina a colocar o nariz dentro da taça.