Vinopoly

terça-feira, 15 de maio de 2012

Um grande vinho da minha terra!


Vocês sabem que sou suspeito em falar em Taurasi, pois além de ser um (grande) vinho italiano, é da minha região. Mas falamos indubitavelmente de vinhos excepcionais, de grande potencial de guarda, complexos e elegantes, capazes de expressar da melhor forma a tipicidade da uva e do território da região de Campania.

Taurasi é uma Denominaçao de Origem Controllada e Garantida procedente da área que circunda a homonímia cidadezinha no interior da região. Para poder ostentar esta docg no rótulos a legislação prevê a utilização de uva Aglianico 100% e uma maturação de mínimo 3 anos, sendo pelo menos 1 ano em madeira.
A vinícola Feudi di San Gregório é uma das vinícolas que conheço melhor, pois dela eram os vinhos que normalmente tomava quando eu ainda morava na Itália.
Mas, além de gosto pessoal, é uma casa de grande tradição e prestigio, e em 2011 ganhou o título de "Vinícola do Ano" pelo guia Duemilavini da Associação Italiana Sommelier, pelo excelente trabalho de qualidade/preço.
Recentemente provei quase a linha inteira das últimas safras com o amigo Maurizio (da própria vinícola) no evento da Gambero Rosso e pouco antes no da World Wine. 
Já na semana passada tirei da minha adega um Taurasi 2004 que estava espetacular. A casta Aglianico é também chamada de Nebbiolo do Sul, por sua alta tanicidade e acidez; e este não fugiu da regra. No nariz perfumes de bosque, de terra molhada, de fruta silvestre, e ainda canela, couro, café, noz moscada. Na boca não tem um grande corpo, mas possui uma elegância impar e enorme complexidade; a densa trama de taninos vivos é equilibrada por grande acidez, os 18 meses de madeira são imperceptíveis e o álcool pára aos 13,5%, entregando um produto final de grande equilíbrio e estrutura.
Ideal para pratos elaborados e de longo cozimento, como assados e caça.

Voto gringo8 ½  

Vinho:
Taurasi DOCG
Safra:
2004
Produtor:
Feudi San Gregorio
País:
Itália
Região:
Campania
Uvas:
100% Aglianico
Alcoól (Vol.)
13,5%
Importadora:
World Wine
Custo médio:
R$ 180,00
Notas:
RP93; WS93; GR3


3 comentários:

  1. Grande vinho Sr Mario. Ainda mais que representa, com a dignidade que merece o sofrido sul da Itália.Bebê-lo olhando o litoral amalfitano é uma das melhores experiência que se pode ter. Tua nobre Campania está de parabéns

    Um abraço alemdovinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Peter! Muito obrigado pelo seu comentário. Agora fiquei com mais saudade ainda da minha terra...!!! ehehe
      Forte abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...